Dirigido a
Profissionais da área de administração, engenharia de produção, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, enfermagem e ciências sociais, cuidadores, gestores e proprietários de pequenas e médias empresas e demais interessados nesse assunto..... Profissionais em formação ou em fase de aperfeiçoamento, de todos os níveis de ensino e de todas as disciplinas, alunos universitários, interessados em aperfeiçoar a metodologia e qualidade de seus trabalhos.
Conteúdo
Curso: Aspectos Sociais, Saúde e Produtividade
Áreas: Administração, Recursos Humanos.
Nível: Qualificação Acelerada.
Ementa: Diferentes concepções da saúde. A visão da medicina do trabalho, saúde ocupacional e da saúde do trabalhador. A nocividade do trabalho e o conceito de penosidade. As principais doenças ocupacionais, entre elas: LER/DORT, Dermatoses, Perda Auditiva Induzida pelo Ruído, Síndrome do Burnout, Pneumoconioses, Lombalgias e Disfonia. As teorias e abordagens de análise sobre trabalho e adoecimento mental. O assédio moral e os desdobramentos para os trabalhadores e para as empresas. A visão da ergonomia sobre atos inseguros e acidentes do trabalho. Impactos sociais para a saúde dos trabalhadores e para a produtividade das empresas resultantes do processo de reestruturação produtiva, acumulação flexível e precarização do trabalho.
Duração (estimada): 1 mes.
Carga horária: 40 horas.
Pré-requisito: Curso aberto. Sugere-se o ensino médio (nao obrigatório) e e-mail fixo (obrigatório).
Autor: Daniel Perticarrari e Fernanda Flávia Cockell.
Currículo do Autor: Dra. Fernanda Flávia Cockell Doutora em Engenharia de Produção (Saúde e Trabalho) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, 2008; Mestre em Engenharia de Produção (Ergonomia) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, 2004; Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, 2001. Desenvolveu pesquisas na área de ergonomia junto à UFMG, FUNEP e UFSCar. Atualmente, participa de projeto de pesquisas na UFSCar e UNICAMP, nas áreas de Sociologia do Trabalho e Saúde do Trabalhador. Têm experiência em treinamentos, comitês de ergonomia e projetos de intervenção ergonômica nas empresas: UNILEVER, Telemig Celular, Multibrás (Brastemp), SOICOM, CRB, Johnson e Johnson, PMMG, Companhia Mineira de Metais, entre outras. Dr. Daniel Perticarrari Pós-Doutorado pela UNICAMP - Faculdade de Educação; Doutor em Sociologia Industrial e do Trabalho pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, 2007; Mestre em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP, 2003; Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, 1999; Desenvolveu e desenvolve projetos de pesquisa científica junto à UFSCar, UNICAMP, e Cardiff University - Inglaterra..
Avaliaçao: Para cada módulo haverá uma avaliaçao on-line.
Tutor Fernanda Flávia Cockell Silva
Os certificados de Qualificação, assim como de Pós-Graduação (MBA e lato sensu) serão emitidos e validados pela ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, credenciada pelo MEC de acordo com o Parecer CNE/MEC Nº 305/2004 e da Portaria nº 3693/2004, amparada na resolução Nº 01 de 03 de abril de 2001.