Conteúdo
DIFERENCIAL
Desde a pré-história a Arte se faz presente na vida humana como modo de ver e produzir no mundo a beleza das metáforas. A função do artista visual é possibilitar, por intermédio da linguagem visual, experiências existenciais, sensoriais-perceptivas, emocionais e intelectuais que se materializem em formas concretas e virtuais de maneira que a sociedade possa apreciar, interpretar, interagir e refletir sobre as criações artísticas.
O profissional formado em Artes Visuais é dotado de conhecimentos formais, técnicos e práticos, com habilidade e competência para atuar eficientemente na em vários seguimentos profissionais na sociedade:
CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Bacharel: Artista Visual;
Assessoria técnica de Assuntos Culturais;
Assessor na área da Tecnologia da Informação e Comunicação Visual;
Técnico cultural em museus e galerias;
Técnico em agências de publicidade/propaganda;
Programação Visual;
Pesquisador em Arte e Arte na Educação.
Licenciado: Professor de Arte nos níveis da educação (Educação Básica, Ensino Médio e Superior);
Assessoria didático-pedagógica de assuntos culturais em espaços sócio-educativos.
No decorrer do curso além dos conhecimentos sobre desenho, pintura, modelagem, escultura e gravura são possibilitadas também a vivencia das novas tecnologias e suas implicações nas artes visuais além de atividades que complementam a formação do artista, ao conhecimentos são desdobrados para a aplicabilidade na educação.
O curso possibilita experiências produtivas em criação artística, correlacionado com campos específicos como galerias, museus, espaços culturais, além de:
•Planejamento, desenvolvimento, implementação de projeto expográfico para exposição de artes;
•Colóquio com palestras, seminários, congressos, encontros com debates;
•Participação em mostras, exposições e salões de arte;
•Atuação como crítico, pesquisador, produzindo resenhas, textos críticos para revistas especializadas, blogs, revista eletrônicas, diários, periódicos, catálogos e outros;
•Pesquisas acadêmicas: como artista visual e artista-educador
MATRIZ CURRICULAR
A organização da Matriz Curricular foi realizada segundo quatro núcleos: Comum, Básico, de Desenvolvimento e de Aprofundamento, sendo que os três últimas são especificações sistematizadas pela Comissão de Especialistas de Ensino de Artes Visuais do SESu/MEC para as Diretrizes de Arte, em 1998/2001. No Projeto Pedagógico do Curso em questão, acrescenta-se também o Núcleo Comum, com disciplinas afins entre as Licenciaturas ofertadas pela instituição, organizadas e direcionadas, com ênfase na formação humana e tecnológica.
PROJETO EXPERIMENTAL
Os Módulos denominados de Projeto Experimental são componentes curriculares que possibilitam a participação do alunado em ações na área de arte, ministrado por professores do curso, artistas e outros profissionais convidados que apresentem experiência na área solicitada e que possam interagir com suas práticas na ampliação do conhecimento do aluno, com experimentações que são desdobradas e ampliadas nas disciplinas dos níveis Básico, de Desenvolvimento e Aprofundamento. São componentes complementares dialogando interdisciplinarmente, apresentando-se na Matriz Curricular nos 2º; 4º,6º e 7º semestres.
EXTENSÃO
A Extensão é uma ação acadêmica que propicia a interação entre aprendizado e pesquisa, ou seja, possibilita a viabilização das ações desenvolvidas no âmbito do curso com retorno para a comunidade/sociedade. Suas ações contemplam a realização de oficinas, cursos, encontros, prestação de serviço, assessoria (educacional e técnica) e outras atividades integradoras da relação entre o ensino superior e a sociedade. Estas atividades devem ser realizadas pelos alunos, acompanhadas pelo professor, que confere como ações conseqüentes das disciplinas e de pesquisas implementadas pelo curso.
Projetos de Oficinas Arte e Educação;
Projeto Mídias Educativas;
Projeto Cinesmac;
Projeto Memória Viva;
Projeto Curadoria e Montagem para a Galeria De La Rocque Soares;
Projeto Mostra Curta-NOS;
Projeto Colóquio de Artes Visuais;
Projeto Mostra Coletiva de Artes Visuais;
Projeto INTERSEMIOSE;
Projeto VHQ.