Dirigido a
Profissionais das áreas de administração, engenharia de produção, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, enfermagem e ciências sociais, cuidadores, gestores e proprietários de pequenas e médias empresas e demais interessados nesse assunto..... Profissionais em formação ou em fase de aperfeiçoamento, de todos os níveis de ensino e de todas as disciplinas, alunos universitários, interessados em aperfeiçoar a metodologia e qualidade de seus trabalhos.
Conteúdo
Curso: Aplicabilidade das Principais Vertentes e Ferramentas da Ergonomia
Áreas: Administração.
Nível: Qualificação Acelerada.
Ementa: Métodos e técnicas utilizados na Análise Ergonômica do Trabalho. Dinâmica da entrevista e observação na AET - entrevistas em autoconfrontação. Princípios da análise biomecânica e cinesiológica e o uso de instrumentos de investigação (vídeo, fotos, etc.). Os limites dos check lists, os princípios das ferramentas mais utilizadas e a importância de saber empregá-las na prática. Entre elas damos destaque ao: EWA (Ergonomic Workplace Analysis), OWAS - Ovako Working Posture Analysis System, RULA (Rappid Upper Limb Assesment), Equação de NIOSH, Moore & Garg e o Método Suzanne Rodgers. Escalas de desconforto (Linkert e questionário bipolar) e aplicabilidade dos questionários de percepção durante todas as etapas da AET. Os procedimentos para avaliação fisiológica de uma atividade de trabalho realizada em altas temperaturas e/ou com altas cargas de trabalho físico. Descrição dos cento e vinte oito pontos de verificação propostos pelo Ergonomic Checkpoints capazes de difundir os preceitos ergonômicos e melhorar as condições de trabalho, saúde, segurança e a eficácia da produção. As contribuições do QFD (Quality Function Deployment) e do 5W1H para etapa da síntese e a construção do caderno de encargos.
Duração (estimada): 1 mes.
Carga horária: 40 horas.
Pré-requisito: Curso aberto. Sugere-se o ensino médio (nao obrigatório) e e-mail fixo (obrigatório).
Autor: Daniel Perticarrari e Fernanda Cockell.
Currículo do Autor: Dra. Fernanda Flávia Cockell Doutora em Engenharia de Produção (Saúde e Trabalho) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, 2008; Mestre em Engenharia de Produção (Ergonomia) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, 2004; Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, 2001. Desenvolveu pesquisas na área de ergonomia junto à UFMG, FUNEP e UFSCar. Atualmente, participa de projeto de pesquisas na UFSCar e UNICAMP, nas áreas de Sociologia do Trabalho e Saúde do Trabalhador. Têm experiência em treinamentos, comitês de ergonomia e projetos de intervenção ergonômica nas empresas: UNILEVER, Telemig Celular, Multibrás (Brastemp), SOICOM, CRB, Johnson & Johnson, PMMG, Companhia Mineira de Metais, entre outras. Dr. Daniel Perticarrari Pós-Doutorado pela UNICAMP - Faculdade de Educação; Doutor em Sociologia Industrial e do Trabalho pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, 2007; Mestre em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP, 2003; Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, 1999; Desenvolveu e desenvolve projetos de pesquisa científica junto à UFSCar, UNICAMP, e Cardiff University - Inglaterra..
Avaliaçao: Para cada módulo haverá uma avaliaçao on-line.
Tutor Fernanda Flávia Cockell Silva
Os certificados de Qualificação, assim como de Pós-Graduação (MBA e lato sensu) serão emitidos e validados pela ESAB – Escola Superior Aberta do Brasil, credenciada pelo MEC de acordo com o Parecer CNE/MEC Nº 305/2004 e da Portaria nº 3693/2004, amparada na resolução Nº 01 de 03 de abril de 2001.