Conteúdo
É um curso hands-on que irá abordar as funcionalidades que podem ser executadas em um dispositivo móvel como o ANDROID.
O Android é um sistema desenvolvido pelo Google que funciona em dispositivos móveis, sejam eles smartphones ou tablets.
É a plataforma móvel que mais vem sendo utilizada neste cenário, segundo pesquisas.
Durante o curso iremos fazer desde o processo de preparação do ambiente até trabalhar com recursos avançados como por exemplo GPS e o SQL-LITE, entenderemos o poder da tecnologia, veremos o desenvolvimento de CRUD, abordaremos layouts e componentes de interface, além de ver o processo de deploy.
O curso é direcionado para aqueles que desejam produzir interfaces ricas para a internet de forma produtiva e eficiente. No final do curso desenvolveremos uma aplicação e entenderemos o processo de Deploy no ANDROID.
Dias - Horário:
11/04/2012 - 19h30min as 22h30min
13/04/2012 - 19h30min as 22h30min
18/04/2012 - 19h30min as 22h30min
20/04/2012 - 19h30min as 22h30min
25/04/2012 - 19h30min as 22h30min
Carga Horária: 15 horas
Valor
3x R$ 130,00 sem juros via PagSeguro até o 02/04/2012.
3x R$ 160,00 sem juros via PagSeguro até o primeiro dia do curso.
Solicite o seu desconto de ex-aluno.
Descrição do Conteúdo
O mundo do Android
. Informações fundamentais sobre Dispositivos móveis
. Afinal, o que é Open Handset Alliance?
. Falando sobre Android
. Arquitetura do Android sobre Applications
. Arquitetura do Android sobre Application Framework
. Arquitetura do Android sobre Libraries
. Arquitetura do Android sobre Android Runtime
. Arquitetura do Android sobre Linux Kernel
Compreendendo o Cenário
. Instalação do JDK
. Configuração do Java
. Variáveis de Ambiente
. Instalação do SDK Android
. Trabalhando com o SDK Manager
. Instalando o Eclipse
. Preparando o ambiente de trabalho do Eclipse
. Instalando e configurando o plug-in ADT
. Introdução ao arquivo AndroidManifest.xml
Conceitos Fundamentais
. Falando sobre widgets
. Gerenciando Eventos
. Trabalhando com Threads
. Compreendendo o fluxo de Intents
. Criando e gerenciando service
. Sobre o BroadcastReceiver
. Persistência dos dados
. Interface com o Usuário
Introdução sobre Layouts para o Android
. Utilizando com o TableLayout
. Compreendendo as unidades de medida utilizadas no Android
. Gerenciando o Activity
. Trabalhando com o Emulador
. Utilizando: RelativeLayout, AbsoluteLayout, FrameLayout e ScrollView
. A relação entre activities e views
. Views e layouts nativos do Android
. Criando menus e caixa de diálogos
Principais Componentes
. TextView
. EditText
. Button
. RadioButton
. RadioGroup
. CheckBox
. ImageButton
. ImageView
. ListView
. Spinner
. Alertas
. Toast
Manipulação de Eventos
. Introdução sobre Eventos
. Gerenciando Eventos no Android
Acesso ao Banco de Dados
. Instalando e Configurando o SQL-LITE
. Criando a base de dados do projeto do curso
. Entendo sobre o Content Provider
. Registrando e utilizando o Content Provider
. Comandos básicos do SQL (INSERT, UPDATE, DELETE e SELECT)
. Compreendendo Método onCreate
. Manipulando os dados de com consulta com o método query
. Gerenciando os dados do banco com os método insert, update, delete
. Validando o tipo com o método getType
. Fazendo um exemplo de CRUD
Utilizando GPS e Mapas
. Como funciona os providers
. Como obter a localização atual
. Aviso sobre proximidade
. Trabalhando com Geocoding e reverse geocoding
. Configurando e utilizando mapas em aplicações
. Criando camadas em mapas Deploy de suas aplicações
. Falando sobre Android Market
. Gerenciando sua assinatura digital para aplicação
. Preparando e publicando sua aplicação
Material
Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas ao aluno posteriormente. O aluno também poderá fazer download do código fonte.
Pré-Requisito
. Lógica de Programação.
Sala de Aula Virtual
Em alguns momentos você verá o professor na webcam e em outros verá a tela do professor. Poderá enviar suas perguntas via chat, participar de enquetes, fazer downloads de arquivos.
Para isto é necessário que você tenha uma conexão banda larga: Mínimo 512k; Browsers: FF, Google Chrome, Safari, IE 7 ou superior; Flash Player 10,1 ou superior instalado; Portas 1935 e 80 liberada no firewall; Protocolos RTMP, TCP e UDP e um bom fone de ouvido para uma perfeita comunicação.
Professor Éder F. Oliveira
Possui larga experiência em projetos web e desktop. Atualmente coordenador do Saber OnLine. É especialista em Tópicos Avançados de TI e graduado em Tecnologia Processamento de Dados. Adepto de aplicações RIA e movimentos ágeis sendo SCRUM MASTER e PRODUCT OWNER pela SCRUM ALLIANCE. Instrutor em diversas instituições de tecnologias como PHP, .NET, JAVA, Jquery, Node.js, Action Script e Flex.