Conteúdo
Auditoria Eletrônica – EFD ICMS/IPI x EFD Contribuições x ECD x ECF
Evite autuações conhecendo a lógica do cruzamento e compartilhamento de informações eletrônicas passíveis de avaliação pelo Fisco
OBJETIVO
O objetivo deste curso é apresentar os principais cruzamentos que poderão ser efetuados pelas administrações tributárias federais e estaduais com base nas informações recebidas dos arquivos eletrônicos.
O treinamento conterá uma ampla abordagem sobre os principais blocos dos arquivos eletrônicos que utilizam as mesmas informações constantes em todas as obrigações eletrônicas, porém retiradas de diferentes formas de inserção.
Público alvo: Contadores, Auditores, Consultores, Analistas Fiscais, Contábil e de Custos; Assistentes e auxiliares Fiscais, profissionais de T.I., Desenvolvedores de Sistemas e profissionais que atuam em escritórios de Contabilidade e que de forma ampla necessitam compreender a estrutura dos arquivos das obrigações acessórias eletrônica para definir qual a melhor origem dos dados, evitando-se assim autuações desnecessárias.
I – Histórico e Abrangência atual e futura do projeto SPED
· Legislação aplicável
· Objetivo da exigência desta importante declaração
· Implicações tributárias
· Pessoas jurídicas obrigadas
· Livros abrangidos
· Declarações
· Validação
· Autonomia dos Estabelecimentos
· Obrigações Fiscais já dispensadas
· Retificação do arquivo: Forma, cuidados e prazos
· Penalidades previstas em âmbito Estadual e Federal
· Prazo de entrega
· Utilização e importância do Guia Prático
· A importância da manutenção constante dos dados cadastrais de produtos, clientes, fornecedores e do próprio declarante.
II – Apresentação dos principais blocos e registros que se repetem na EFD-ICMS/IPI, EFD- Contribuições e ECD
· Análise do conteúdo dos principais registros e os cruzamentos previstos
· Forma de controle do Ativo Permanente e a adequação dos bens para tomada de créditos do ICMS x CIAP (Bloco G EFD- ICMS/IPI)
· Bloco H -EFD-ICMS/IPI X Valor do Saldo de Estoques na ECD
· Bloco K x Bloco H e o Saldo de Estoques da ECD
· A importância do registro 0210 x classificação das contas contábeis de estoque na ECD
· Outros possíveis cruzamentos da SEFAZ e Receita Federal
Carga Horária: 8 horas
Instrutor: 25 Anos de atuação como responsável pela área tributária em empresas nacionais e internacionais de pequeno, médio e grande porte. Técnica em Contabilidade pelo IPE - Instituto Paralelo de Ensino, Graduada em Direito pelo Uni-FMU - Centro Universitário, pós-graduada em Direito Tributário pela EPD - Escola Paulista de Direito, MBA em Gestão Tributária pela FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras; extensão em IFRS/Normas Internacionais em Auditoria pela FIPECAFI; membro da Comissão de Direito Tributária da OAB-SP Subseção Santo Amaro, experiência internacional em implantação global de ERPs (Oracle e SAP) – 2008, 2011, 2012, 2014/2015 e 2016.
Informações Úteis:
Horário: 8h30 às 9h00 - Credenciamento
9h00 às 18h00 - Curso
Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.
Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.