Objectivos
• preparar o estudante para a cidadania, para o desenvolvimento profissional, o auto-aprimoramento contínuo e sua inserção no mercado de trabalho; • formar profissionais capacitados e com visão crítica para refletir sobre a lógica macroeconômica dos países periféricos em confronto com os países centrais; • estimular o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, incentivando a realização da investigação científica através de projetos de pesquisa, visando à compreensão do homem e do seu meio ambiente; • preparar o aluno para entender os diferentes modelos econômicos e suas repercussões na construção do bem estar social, através da eficiente utilização dos recursos disponíveis; • estudar as diversas soluções alternativas que possibilitem a compreensão do processo de desenvolvimento econômico, com vistas à correta compreensão das mudanças qualitativas e quantitativas na sociedade em que o profissional está inserido e atuando; • estimular o contato do aluno com a realidade e o conhecimento dos problemas do mundo atual, em particular os nacionais e regionais, de modo a estabelecer uma relação de reciprocidade com a comunidade, visando à discussão de alternativas de encaminhamento para esses problemas; • desenvolver no aluno um potencial criativo e de raciocínio lógico dentro de uma visão humanista mediante a análise crítica dos diversos sistemas econômicos; • propiciar o desenvolvimento de líderes com visão crítica e de base científica, capazes de transformar seu ambiente social em função do bem estar da comunidade através de ações dinamizadoras inspiradas na ciência econômica; • formar profissionais de visão holística, capazes de trabalhar eficazmente em equipes interdisciplinares; • promover experiências práticas e ações comunitárias, sob forma de atividades de extensão, para produzir e difundir conhecimentos sobre a nossa realidade econômica; • capacitar o aluno, visando à busca de sua autonomia profissional e de sua empregabilidade.
Conteúdo
Perfil do profissional
A formação em Ciências Econômicas habilita o profissional a lidar cotidianamente com problemas de transformações na estrutura produtiva das regiões, tendências de investimentos e construção de alternativas para o planejamento dos setores público e privado. Nesse sentido, formar o cidadão flexível e adaptável ao processo de mudança cada vez mais veloz da sociedade, é imperativo ao perfil profissional do Economista. A Faculdade de Ciências Econômicas da UCSAL, tendo em vista os requerimentos preconizados pela legislação vigente, propõe um projeto pedagógico que tenha como aspecto central o desenvolvimento do aluno reflexivo, com visão estratégica da formação dos mercados-economia internacional e sua relação com a economia regional e local, além da capacidade de planejar investimentos e identificar alternativas para os grandes desafios das organizações e empreendimentos comunitários que possam atender à sociedade. Pressupõe, portanto, uma visão abrangente da realidade, associada a uma postura ética e crítica frente aos novos paradigmas da ciência e da sociedade.
Campo de atuação: o profissional atua no planejamento econômico, administrativo e financeiro, por meio de consultoria ou de assessoria direta, visando sempre o aumento da produtividade e a maximização dos bens e serviços em âmbito privado ou público. O economista também realiza pesquisas e análises sobre a conjuntura econômica, o mercado, os preços, o salário, o custo de vida e as políticas econômicas, avaliando os impactos das mesmas nas diversas regiões e setores produtivos, além de efetuar perícias econômicas e financeiras e arbitramentos técnico-econômicos.
O curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade Católica do Salvador é excelente.
Junot Borges de Sousa Júnior
Bacharelado em Ciências Econômicas - Marzo 2012
O Bacharelado de Ciências Econômicas é alinhado com a diversidade sócio-cultural, focado no mercado atual. É uma boa opção para quem deseja entrar para essa área. Sou formado há 2 anos e estou muito satisfeito.
José Luis Nogueira Sanches Pereira
Bacharelado em Ciências Econômicas - Agosto 2011
Valeu a pena!!!
Tive uma grande experiência, fazendo o curso de Economia na UCSAL, além de me preparar para uma carreira profissional me tornou melhor também como pessoa, agregando valores e conhecimentos inestimáveis. Eu recomendo!!!
Graça Melo
Bacharelado em Ciências Econômicas - Agosto 2011
Os professores e o conteúdo do curso de Ciências Econômicas da UCSAL - Universidade Católica do Salvador eram muito bons, mas nos aspectos práticos deixou a desejar.
Bárbara Linhares
Bacharelado em Ciências Econômicas - Junio 2011