Información
Remontar à história da FIMES significa necessariamente tratar da história de dois profissionais, os fundadores da instituição que, junto à comunidade e ao poder público da época (1984), deram os primeiros passos para a implantação do ensino superior no município de Mineiros. Falamos do Prof. Walter Chaves Marin, idealizador do projeto, e do Dr. Francisco Filgueiras Júnior, primeiro Presidente do Conselho Superior da FIMES.
O projeto, apresentado ao Sr. Erasmo Rodrigues de Souza, na época prefeito municipal, foi idealizado, elaborado e executado em tempo relativamente curto. No espaço de dois anos, percorreu todas as instâncias necessárias à sua aprovação.
A Lei Municipal nº 278, que instituiu a Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior – FIMES foi assinada no dia 11 de março de 1985 e, no dia 14 de março do mesmo ano, instalou-se, oficialmente, o Conselho Superior da Fundação, composto de 15 (quinze) membros.
Após autorização em 2004, e credenciamento como Faculdades Integradas de Mineiros, por meio do Decreto Governamental Nº 6.144 de 17/05/2005, publicado no D.O./GO em 20/05/2005, a FIMES implantou a Licenciatura Plena Parcelada em Matemática e três cursos superiores tecnológicos: Administração Pública, Gestão em Agronegócio e Gestão em Marketing e Venda. Em 2006, a Licenciatura Plena Parcelada em Arte Educação. Em 2008, duas Licenciaturas Plenas Parceladas: Letras e Pedagogia, ambas na cidade de Anápolis-GO. Em 2009, deu início ao Curso de Direito.
A partir de 2007 implantou o ensino a distância, por meio de convênio com a Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC localizada em Salvador - BA para oferecer os cursos daquela Instituição: Tecnólogo em Segurança do Trabalho e as Licenciaturas de Biologia, História, Matemática e Letras.
Ainda como Faculdades Integradas consta a oferta das Pós-Graduações lato sensu Gestão em Tecnologia da Informação - GTI e Psicopedagogia Institucional e Clínica (2007); Gestão Sucro Alcooleira (FEF); Gestão de Pessoas e Gestão Tributária, Auditoria e Controladoria (2009). Os dois primeiros cursos são próprios da FIMES e os outros dois são produtos da parceria com a Fundação Educacional de Fernandópolis (SP).
Foi neste cenário e como resposta aos anseios de todos aqueles que em 1985 deram vida à Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior – mantenedora e mantida, que as Faculdades Integradas de Mineiros conseguem credenciamento como Centro Universitário. O processo se deu através da Lei Municipal nº 1495/2010, de quatorze de dezembro de 2010, que autorizou a Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior de Mineiros – FIMES a transformar as Faculdades Integradas de Mineiros em Centro Universitário de Mineiros. Posteriormente, o Conselho Estadual de Educação se reuniu e, em sessão extraordinária, ocorrida em 7 de abril de 2011, por unanimidade os conselheiros votaram pela transformação das Faculdades Integradas de Mineiros em Centro Universitário.
Graduação em Pedagogia
Graduação em Pedagogia
Graduação em Ciência da Computação
Graduação em Zootecnia
Graduação em Pedagogia