Información
Origem
A Fundação Educacional Serra dos Órgãos surgiu em 20 de janeiro de 1966 por iniciativa de setores e instituições da sociedade teresopolitana, dentre os quais se destacam Loja Maçônica, Lions Clube, Rotary Clube, Associação Comercial, Industrial e Agrícola, Academia Teresopolitana de Letras, Prefeitura, Sociedade de Ciências Médicas, Clube de Diretores Lojistas, Casa de Portugal, Beneficência Portuguesa, Câmara Municipal, Teresópolis Jornal, Rádio Teresópolis, Sindicato dos Empregados da Construção Civil e Sindicato dos Empregados no Comércio.
Com a preocupação inicial de fortalecer o sistema educacional de Teresópolis do ensino Básico ao Superior, a Instituição foi organizada naquele ano como Fundação de Direito Privado sem fins lucrativos pelo Decreto Municipal n.º 2/66, passando a ser reconhecida como de Utilidade Pública Municipal três anos depois, pelo Decreto nº 98/69.
A atuação da
FESO começa com a criação da Faculdade de Medicina de Teresópolis, autorizada em 1970 e reconhecida em 1975, no contexto da expansão das escolas médicas no Brasil, em principalmente na região Sudeste. Começa aí também, além da atividade acadêmica, o compromisso da Instituição com a comunidade através do Hospital Municipal da Prefeitura de Teresópolis que, em função de um convênio firmado com o governo municipal em 1972, foi transformado em Hospital das Clínicas de Teresópolis. O crescimento das diversas clínicas, em função das necessidades de formação profissional dos alunos, provocou a expansão do Hospital que, desde então e até hoje, cada vez mais, é o principal centro de atenção à saúde de Teresópolis e referência para os municípios vizinhos.
Expansão
Cinco anos após a criação do curso de Medicina, a
FESO começou a delinear sua identidade regional. Sensível às necessidades da comunidade de Teresópolis e dos municípios circunvizinhos na área do Ensino Superior, a atenção da Instituição se deslocou para as Ciências Sociais. Esse novo enfoque, mais regional, foi iniciado com a criação das faculdades de Administração e de Ciências Contábeis, autorizadas em 1975 e reconhecidas em 1979.
O aprofundamento da interação da
FESO com a comunidade prosseguiu ainda na área da saúde. Em 1983 foi criada a primeira Unidade Básica de Saúde, com o objetivo de desenvolver ações de promoção, prevenção e recuperação em cuidados primários da saúde, bem como servir de campo prático para alunos do Curso de Medicina e, posteriormente, dos Cursos de Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia.
Ainda em 1983, fiel à filosofia institucional de atendimento às demandas comunitárias e à sua vocação original, a
FESO criou o Centro Educacional Serra dos Órgãos, que se tornou referência na área do Ensino Básico no município.
Motivada pela expansão do Hospital, que demandava formação de mão-de-obra específica para a área da Saúde, a
FESO criou a Faculdade de Enfermagem em 1985.
A partir de 1994 a
FESO investiu na elaboração de seu projeto de Faculdades Unificadas, criando uma estrutura planificada e adequada ao seu desenvolvimento. Foi um período difícil, caracterizado por um processo de mudanças em seu sistema de gestão e no estabelecimento de metas de longo prazo que norteariam o seu crescimento.
Para crescer em direção a um modelo universitário de organização, surgiu também um Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, atualmente uma pró-reitoria, com funções bem definidas: (1) promover notadamente cursos de especialização e aperfeiçoamento para as comunidades interna e externa; (2) iniciar uma política de pesquisa; (3) viabilizar a atividade de extensão.
Ingressando na área de tecnologia, a
FESO criou em 1994 o curso de Tecnologia em Processamento de Dados, atualmente Ciência da Computação.
Ampliando a atuação na área das Ciências Humanas e Sociais, e reafirmando seu propósito de inserção no Ensino Básico, a
FESO cria, em 1998, o curso de Pedagogia, que forma profissionais para a atuação em várias áreas dos ensinos Fundamental e Médio, como o magistério, coordenação, orientação pedagógica e direção.
E em 1996 a
FESO começa uma nova iniciativa, pioneira na região e de grande relevância sócio-cultural: a Universidade da Terceira Idade – UNIVERTI.
Uma trajetória dinâmica
Em 1997 a Fundação Theodor Heuberger – Pro Arte, um dos mais relevantes patrimônios culturais de Teresópolis, foi encampada e transformada em unidade de extensão. O atual Centro Cultural
FESO/Pro Arte dá continuidade à tradição daquela casa de promover eventos e estimular o desenvolvimento das artes e da cultura em Teresópolis. Nas instalações desse campus também funciona o curso de Pedagogia do UNIFESO.
Ainda em 1997 adquiriu-se a Fazenda Quinta do Paraíso, com cerca de 1 milhão de metros quadrados, garantindo espaço para a construção de um novo campus, onde atualmente encontram-se instalados os cursos de Medicina Veterinária e Fisioterapia.
Em 1999, criaram-se os Centros de Ciências Biomédicas (CCBM) — atualmente Centro de Ciências da Saúde (CCS) — e de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), visando à reunião dos cursos de graduação em áreas afins. No mesmo período, agregaram-se aos seus respectivos centros os novos cursos de Odontologia e de Direito, bem como o de Medicina Veterinária no ano seguinte.
O ano de 2006 foi marcado por um momento de grande relevo: na comemoração dos 40 anos da
FESO as Faculdades Unificadas Serra dos Órgãos foram credenciadas como Centro Universitário Serra dos Órgãos –
UNIFESO, através da Portaria 1.698, de 13 de outubro de 2006, publicada no DOU Seção I, de 16 de outubro de 2006. Tal fato alinhou o
UNIFESO com as demais instituições universitárias que, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, pela qualificação de seu corpo docente e pelas condições de trabalho oferecidas à comunidade acadêmica. Também nesse ano o curso de Ciência da Computação foi deslocado do CCHS para o novo Centro de Ciências e Tecnologia.
A construção de prédios, laboratórios, bibliotecas e a aquisição de equipamentos garante, ao lado de um quadro de professores e pessoal técnico-administrativo em permanente qualificação, não apenas uma infra-estrutura de qualidade mas também um processo de ensino-aprendizagem altamente dinâmico e participativo, o que consolida a posição do UNIFESO como uma das mais importantes instituições educacionais do Estado do Rio de Janeiro.
Graduação em Ciências Biológicas
Graduação em Ciências da Computação
Graduação em Enfermagem
Graduação em Administração
Graduação em Direito