Información

Na década de 80 surgiu no seio da comunidade escolar do Instituto de Educação Antonino Freire IEAF, o anseio e transformação desse Instituto, se não em Instituição de Ensino Superior mas, pelo menos em Escola mantida por sistema federalizado por se tratar de ensino para formação de professores, embora a nível médio na modalidade normal. Contudo essas expectativas caiam sempre por terra, pois eram necessárias decisões políticas educacionais de âmbito governamental que necessariamente vinham ocorrendo e continuam a ocorrer modificando os sistemas de ensino para atender a marcha da evolução da sociedade principalmente nas últimas décadas.

Com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996, onde cita no seu artigo 62 que “ a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior em Curso de Licenciatura, de graduação plena, em universidade e institutos Superiores de Educação . .”, acende novamente o espírito de mudança principalmente por parte do corpo docente. Nessa mesma Lei no seu Art. 87 e complementado pelo seu parágrafo 40, ficou instituída a década da Educação a iniciar-se nesse mesmo ano, a partir da publicação de Lei, e que até o fim da referida década somente seriam admitidos professores habilitados em nível superior ou formado por treinamento em serviço”.

Com base nesses ditames constituídos em Lei e buscando o seu cumprimento desde o ano de 1999, o segmento docente deste Instituto emprenhou-se dessa necessidade e através de constantes mobilizações sensibilizou o poder público, diretamente o executivo, que viabilizasse projetos de Lei, respaldado em um Plano de Desenvolvimento Institucional — PDI, elaborado por um grupo de professores representantes da comunidade escolar, para na conjugação de esforços propugnar a emancipação do Instituto em Instituição Superior.

Essas manifestações, após passar pelo crivo de dois governos estaduais. recebeu a atenção esperada do atual governo de José Wellington Barroso de Araújo Dias, tendo na frente da pasta da Educação o Deputado Prof. Antonio José Castelo Branco Medeiros, quando foi sancionada a Lei ° 5.402 de 14 de julho de 2004, criando o Instituto Superior de Educação Antonino Freire — ISEAF, sendo regulamentada pelo Decreto n° 11.561, de 01 de dezembro de 2004.

No fim dessa caminhada de mais de nove décadas, o Instituto de Educação foi elevado ao nível de pessoa jurídica de direito público interno, como autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Educação e Cultura, dotado de autonomias administrativa, financeira e pedagógica, com a finalidade de promover a formação de profissionais da educação de nível médio e superior, no Piauí. Exercendo a sua autonomia pedagógica, este Instituto ministra hoje o Curso de Licenciatura Plena em Normal Superior e outros cursos de formação profissional e continuada, sendo credenciado através da Resolução do Egrégio Conselho Estadual de Educação — CEE-PI n° 038 de 15 de dezembro de 2004, homologada pelo Sr. Secretário Estadual da Educação e Cultura.

Opiniões

3.9
80%
Professores
80%
Atendimento ao aluno
80%
Programa de ensino
80%
Material
70%
Instalações
Ingrid Mara Santos Rabelo
A Graduação em Pedagogia é muito importante para mim, pois trabalho com crianças. O curso é muito bom.

Graduação em Pedagogia

Luzimar Cunha Filho
O curso serviu como embasamento teórico para o exercicio da profissão

Graduação em Pedagogia

Histórico de cursos de ISEAF - Instituto Superior de Educação Antonio Freire:

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |