Información
Quem Somos
Insituto de Pesquisas em Neuroeducação
O Insituto de Pesquisas em Neuroeducação traz uma abordagem inovadora de trabalho, congregando conhecimentos da Programação Neurolingüística, da Neurociência e da Física da Consciência, e oferece ferramentas de desenvolvimento pessoal que primam pela eficácia de resultados.
Nosso objetivo é possibilitar ao Ser Humano encontrar o equilíbrio necessário para realizar seus projetos de vida, desenvolver o seu potencial pessoal, trabalhar suas competências, e capacitar-se a construir sua própria felicidade, auto-realização e sucesso na vida.
Pessoas procuram nossos programas de desenvolvimento pessoal para melhorar a capacidade de aprendizagem, aumentar a produtividade pessoal, a motivação e a qualidade de vida, superar a ansiedade e a timidez, eliminar o estresse, resgatar a auto-estima, gerenciar o tempo com eficiência, reestruturar suas relações pessoais, entre tantas outras necessidades.
Cumprindo a missão de contribuir no processo de inclusão social, no biênio 2003/2004, voltamos os trabalhos de pesquisa para a área da aprendizagem humana, e assim nasceu a Neuroeducação - neurotecnologia que permite otimizar o funcionamento das matrizes de inteligência no mapa holográfico cerebral, possibilitando a expressão máxima da genialidade pessoal.
Os resultados práticos obtidos superaram as expectativas iniciais, o que nos incentivou a formatar um curso de especialização em Neuroeducação, com o desafiante objetivo de capacitar multiplicadores para dar força e movimento ao propósito de materializar a inclusão social através da inclusão escolar, tornando o indivíduo, seu próprio instrumento de ascensão social.
Encontramos no Sieeesp - Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo – e na UNIITALO - Centro Universitário Ítalo-Brasileiro - a parceria ideal. Assim, no segundo semestre de 2006, iniciamos a primeira turma da Pós-Graduação em Neuroeducação para profissionais do campo da Educação e áreas afins, com foco na correção das dificuldades escolares de aprendizagem.
_______________________________________________________________________
Neurociências da Aprendizagem
Neurociência: compreendendo o funcionamento do sistema nervoso
Denise Pirillo Nicida
A Neurociência busca compreender o funcionamento do sistema nervoso, integrando suas diversas funções (movimento, sensação, emoção, pensamento etc). Sabe-se que o sistema nervoso é plástico, ou seja, é capaz de se modificar sob a ação de estímulos ambientais. Esse processo, denominado de plasticidade do sistema nervoso, ocorre graças à formação de novos circuitos neurais, à reconfiguração da árvore dendrítica e à alteração na atividade sináptica de um determinado circuito ou grupo de neurônio. É essa característica de constante transformação do sistema nervoso que nos permite adquirir novas habilidades motoras, cognitivas e emocionais, e aperfeiçoar as já existentes.
O sistema nervoso é responsável por regular os mecanismos que garantem nossa sobrevivência (respiração, digestão, liberação de hormônios, regulação da pressão arterial, etc), nossa movimentação voluntária, nossas sensações e nossos comportamentos (pensamento, imaginação, emoção, etc). Assim, não é de se esperar que o estudo da Neurociência seja algo simples, não somente pela complexidade de cada uma dessas funções, mas principalmente pelo fato delas ocorrerem na maior parte das vezes simultaneamente.
_______________________________________________________________________
Ética Pessoal e Profissional
A Ética tem o propósito de apresentar o universo do conhecimento moral e suas implicações no mundo das relações intrapessoal que é o diálogo que a pessoa estabelece consigo própria e das relações interpessoais que nesta situação, o diálogo é estabelecido entre a pessoa e o mundo.
_______________________________________________________________________
Metodologia de Pesquisa Científica
Na Ciência, o Conhecimento não avança sem pesquisa e sem investigação. Em Neuroeducação, todo procedimento de atendimento e de investigação está centrado em pesquisa que seja a expressão da rigorosidade acadêmica sem abrirmos mão dos resultados da excelência pessoal.
_______________________________________________________________________
Didática do Ensino Superior
O profissional da neuroeducação é e tem de agir como um comunicador da excelência. Sua postura, seu tom de voz, a mobilidade corporal, seu olhar e até mesmo a sua respiração devem traduzir uma postura de condução (= didática) para com a sua clientela.
Pós-Graduação em Neuroeducação