Información
O Instituto de Economia (IE) é uma unidade de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro vinculada ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). Tem como finalidade o ensino de graduação e de pós-graduação, a extensão universitária, a pesquisa e a prestação de serviços especializados no campo da economia que sejam de interesse da Universidade ou de instituições públicas e privadas. O IE funciona no campus da Praia Vermelha.
No ensino de graduação, o IE oferece o curso de Ciências Econômicas nos turnos integral e noturno. Trata-se do curso de graduação em Economia mais antigo do Rio de Janeiro e um dos mais longevos do país. No nível da pós-graduação , o IE abriga três programas de pós-graduação stricto sensu – Economia da Indústria e da Tecnologia (PPGE), Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (PPED), e Economia Política Internacional (PEPI) – além de mais de uma dezena de cursos lato sensu . No segmento de extensão , destaca-se o CATE, tradicional curso preparatório para o exame nacional de admissão ao mestrado em Economia realizado pela ANPEC. Atualmente o IE possui aproximadamente 95 professores, sendo a imensa maioria de doutores com dedicação exclusiva; cerca de 25 funcionários técnico-administrativos; cerca de 1100 alunos de graduação e 330 alunos de mestrado/doutorado, somando-se os três programas diferentes. Abriga também cerca de 20 grupos de pesquisa .
O IE se posiciona como um espaço dedicado à construção do conhecimento. Academicamente, seu principal compromisso é apresentar e discutir, de forma aprofundada e crítica, os principais paradigmas e vertentes do pensamento econômico, sempre prezando pela pluralidade de abordagens e o incentivo ao debate. Historicamente, a casa se mostra comprometida com a defesa da liberdade de pensamento, dos valores democráticos, do diálogo e do ensino público, gratuito e de qualidade. E é essa pluralidade que torna o IE uma instituição singular no campo da economia no Brasil, sua principal marca institucional. O IE é singular porque é plural.