Información
IESA - Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo
No dia 7 de outubro de 1961 lá estavam homens e mulheres representantes de diversos setores do município de Santo Ângelo, reunidos em torno de um único ideal: fundar o primeiro estabelecimento de ensino superior na cidade.
O encontro aconteceu na sede do setor municipal da então Campanha Nacional dos Educandários Gratuitos (CNEG), na rua 3 de outubro, 178. Como consta na ata nº 1: “Após trocas de pontos de vista, os presentes, unanimemente, aplaudiram a criação da Faculdade de Direito de Santo Ângelo”. Entre aqueles que assinaram a primeira ata estava até mesmo o então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola. O primeiro diretor foi Bayard de Toledo Mércio.
E foi pelo ideal transformador desse grupo de pessoas que em 7 de outubro de 1961 a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC fundava então a Faculdade de Direito de Santo Ângelo. Nascia a instituição que mais tarde seria a reconhecida FADISA. Era oferecido o primeiro curso de ensino superior no município. Era também o primeiro curso superior criado e mantido pela CNEC no interior do Estado do Rio Grande do Sul.
Para sua instalação a então FADISA recebeu uma área de 17.424 metros quadrados por parte do município de Santo Ângelo. A autorização para o seu funcionamento ocorreu em 3 de abril de 1963.
Ao longo dos anos a FADISA se solidificou e fez história. E cresceu junto com Santo Ângelo. Em março de 1998 foi autorizado o funcionamento do Curso de Ciências Contábeis e, em junho do mesmo ano, foi autorizado o funcionamento do Curso de Administração, na época com habilitação em Gestão Internacional dos Negócios.
Ainda em 1998 nasce então o Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – IESA através da portaria nº 1.483, que aprovou a fusão das Faculdades de Direito, de Ciências Contábeis e de Administração.
Em maio de 2000, foi autorizado o funcionamento do curso de Administração, com habilitação em Gestão e Negócios Agroindustriais e em 2002 foram autorizados pelo MEC os cursos Normal Superior - Licenciatura para a Educação Infantil e Normal Superior - Licenciatura para os Anos Iniciais, que depois – em 2006 - foram transformados no atual curso de Pedagogia.
Já em 17/12/2004 foi autorizado o funcionamento do Curso de Fisioterapia e em 28/09/2006 o MEC autorizava o funcionamento do Curso de Biomedicina.
Graduação em Pedagogia
Graduação em Direito
Graduação em Fisioterapia
Graduação em Ciências Contábeis
Graduação em Direito