Información
Nossa História
Reconhecida nacionalmente, pela formação acadêmica que oferece a seus alunos, pelo corpo docente qualificado e modernos recursos tecnológicos, a Instituição Moura Lacerda faz história na educação deste país.
Sua origem remonta a 1923, quando nasceu a Escola de Commercio Rui Barbosa, criada com o objetivo, na época, de ser uma escola que formasse pessoas capazes de enfrentar a realidade do comércio local. Em 1º de julho de 1923, passa a denominar-se Instituto Commercial de Ribeirão Preto.
Instalação na Rua Duque de Caxias
No dia 9 de abril de 1927, Oscar de Moura Lacerda, que já era integrante do corpo docente e funcionário da escola desde a sua fundação, assumiu a direção, tornando-se seu proprietário no dia 8 de janeiro de 1928. Em 1º de maio de 1932, com a criação do Curso Superior de Administração e Finanças, o Instituto Commercial de Ribeirão Preto passou a denominar-se Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto - instalando o segundo curso de Ciências Econômicas do país e o primeiro do Estado de São Paulo. Saiu do acanhamento inicial da Rua Amador Bueno para as instalações da Rua Barão do Amazonas, onde ficou até 1929, quando foi para a Rua Duque de Caxias
Projeto arquitetônico do Campus Ribeirão Preto Em 1972, transferiu a sua sede para o prédio da Rua Padre Euclides, já com a denominação de Instituição Moura Lacerda, quando iniciou a ampliação de suas instalações com as edificações do Campus Universitário (Unidade II), de projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.
Em 1978, adquiriu a Faculdade de Educação Física de Jaboticabal, onde foram construídas as instalações da Unidade III do Campus Jaboticabal, inauguradas em 1983.
Em um retrospecto, assim evoluiu a Instituição Moura Lacerda:
1923 - Instituto Commercial de Ribeirão Preto;
1932 - Curso Superior de Administração e Finanças;
1932 - Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto;
1935 - Ginásio de Ribeirão Preto;
1937 - Colégio Moura Lacerda;
1967 - Instituto Politécnico de Ribeirão Preto;
1968 - Faculdade de Engenharia Civil;
1970 - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto;
1978 - Faculdade de Educação Física de Jaboticabal;
1981 - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Ribeirão Preto.
Em 1992, em Processo de Reconhecimento para transformação em Universidade, foi instalado o Regime de Transição, que criou as Unidades Escolares da Instituição Moura Lacerda.
Em 1997, todo o trabalho de décadas foi reconhecido com o Decreto Presidencial que credenciou o Centro Universitário Moura Lacerda.
Em 2004, através da Portaria 1879, de 28/06/2004, publicada no D.O.U. de 29/06/2004, foi recredenciado pelo prazo de 10 anos o Centro Universitário Moura Lacerda, convalidando mais uma vez as ações desta Instituição em prol da educação do ensino nacional. Nesse mesmo ano, foi reconhecido o Programa de Educação - Mestrado pelo Conselho Nacional de Educação, por meio do Parecer CNE/CSE n° 314/2004.
O Centro Universitário, com 85 anos de tradição, formando profissionais de sucesso, iniciou suas atividades em Sertãozinho a partir de agosto de 2008, oferecendo cursos de atualização profissional de curta duração, para suprir as necessidades dos setores produtivo e corporativo das empresas.
Graduação em Pedagogia
Graduação em Ciências Contábeis
Graduação em Ciências Contábeis
Graduação em Educação Física
Graduação em Educação Física