Información
Missão
Oferecer educação profissional de qualidade, pública e gratuita; em todos os níveis e modalidades, preparando pessoas para o pleno exercício da cidadania; contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país, através de ações de ensino, pesquisa e extensão.
Responsabilidade Social
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano implementará ensino de qualidade, bem como a inclusão de jovens, adultos e pessoas com necessidades especiais, no universo da comunidade escolar, contando com a co-participação de vários atores sociais, como entidades integrantes do setor privado, do terceiro setor, além de diversos segmentos da sociedade, com vistas ainda à maximização da relação custo-benefício, considerando todas as nuances e etapas do processo formativo.
A proposta pretende ainda fomentar total interação entre o Ifbaiano e a sociedade, envolvendo os servidores docentes e técnico-administrativos, os alunos, os funcionários terceirizados que prestam serviços à Instituição e os diversos segmentos sociais, para que sejam discutidas alternativas viáveis à construção de uma Instituição mais ágil e reflexiva, que formule e implemente projetos de ensino, pesquisa e extensão comprometidos com a sociedade, com o tempo presente e com as soluções almejadas, com vistas ao desenvolvimento econômico dos municípios de influência e demais regiões atendidas por esta Instituição.
O Ifbaiano tem a sua criação notadamente marcada pela incorporação de grande responsabilidade, em função primordialmente da incumbência de agregar instituições de ensino que estão situadas em regiões que apresentam distintas realidades sócioeconômicas no Estado da Bahia.
Para melhor entendimento da magnitude deste compromisso educacional, faz-se imprescindível vislumbrar as unidades agregadas, principalmente acerca dos aspectos peculiares de cunho geográfico, social e econômico nos diferentes nichos de atuação de cada campus.
Tal diversidade propicia a existência de diferentes realidades sócioeconômicas e culturais, com a formação de um público alvo também com características distintas, ensejando a constituição de comunidades internas, em que discentes e servidores trazem uma miscigenação de vivências, sobremaneira, salutar para a consecução dos objetivos formativos a que os campi se propõem.
Agregar as condições distintas de todas as regiões em que os campi se inserem abre a perspectiva para a necessidade de construção de um projeto político-pedagógico primordialmente inclusivo e participativo, que também proporcione o atendimento das exigências crescentes e dinâmicas do mundo do trabalho.
No âmbito interno de cada campus serão implementadas políticas que contemplem aspectos como democratização de acesso, atendimento ao discente, estímulo à permanência do alunado seguindo os itinerários de formação oferecidos, criação de apoio financeiro e pedagógico e, política de acompanhamento de egressos.
Vale também ressaltar que externamente serão adotadas ações que enfatizem a responsabilidade social que o Instituto deve assumir perante as comunidades nas áreas de abrangência dos campi, objetivando atingir determinados mecanismos de interação com o mundo do trabalho, relações de parcerias com empresas, organizações e instituições, que venham contribuir para a ampliação dos ambientes de realização de estágio dos discentes.
O processo de avaliação institucional será permanente para assegurar a efetiva responsabilidade social que o instituto se propõe.
Graduação em Química
Graduação em Química