No campo do desenvolvimento de competências e habilidades, com foco em políticas públicas e em instrumentos gerenciais, o IBAM mantém programas de cursos presenciais e a distância, que visam fortalecer e aprimorar as capacidades dos diversos atores – governo e sociedade – criando condições favoráveis para que atuem conjuntamente seja na melhoria da qualidade urbano-ambiental das cidades, seja na modernização das estruturas de gestão mediante a responsabilidade fiscal, ou, ainda, sobre as próprias potencialidades de desenvolvimento econômico local, atuando de forma consorciada sempre que a iniciativa municipal não for suficiente.
A metodologia adotada é a construtivista , com utilização de técnicas participativas adequadas para o desenvolvimento / aperfeiçoamento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) visando à reorganização do que se aprende com o que já é conhecido pelo educando, em um processo ativo por parte de quem aprende. A mudança, além de quantitativa, é fundamentalmente qualitativa, gerando novas respostas e soluções.
Essa opção metodológica tem por premissas:
- o estímulo à multidisciplinaridade para impedir o enfoque e a ação setorial fragmentada;
- o incentivo ao debate democrático necessário a um pensamento independente e crítico;
- uma relação íntima entre teoria e prática;
- a valorização do conhecimento anterior dos participantes como ponto de partida do processo de aprendizagem;
- uma visão de construção coletiva do conhecimento;
- uma proposta de ruptura do isolamento burocrático (visão de dentro) por meio de processos de articulação e negociação (visão de fora).
Curso de Direito Público
Especialização em Planejamento e Projetos de Desenvolvimento Municipal e Urbano
Curso de Direito Público