Información
A história da Fundação Barra Bonita de Ensino, Mantenedora da Escolas Integradas “Prof. Nivaldo Salch Stipp”, Faculdade de Educação Física de Barra Bonita e Faculdade do Interior Paulista é iniciada em novembro de 1961, quando o então Prefeito Municipal de Barra Bonita, Sr. Vicente Antonio Zenaro Manin, sancionava Lei, criando a Escola Técnica de Comércio de Barra Bonita, com o objetivo de propiciar aos alunos do então ensino primário o prosseguimento de seus estudos em período noturno, já que a grande maioria encaminhava-se para o trabalho diurno, sem opções de freqüência nas escolas então disponíveis. Era 27 de março de 1962. A Escola Técnica de Comércio passou a funcionar com classes do então ginasial (atual Ensino Fundamental / 5ª a 8ª séries) e do colegial (atual Ensino Médio) com Educação Profissional.
Em 1963 sua denominação passa a ser Colégio Comercial de Barra Bonita. Apesar de ser criada pelo município, a escola não tinha sua estrutura definida. A personalidade jurídica, ou seja, a sua existência reconhecida legalmente, foi obtida através da Lei 493, de 1966, sancionada pelo então prefeito da época, Dr. Clodoaldo Antonângelo, dispondo sobre a criação da Fundação Barra Bonita de Ensino, entidade que, a partir deste momento, passou a ser a mantenedora do Colégio Comercial e dos demais cursos implantados por ela, e já no ano seguinte, através da Lei Municipal nº 514, é declarada de utilidade pública.
No dia 04/11/1971, a Lei Municipal nº 741, extingue o vínculo entre a Fundação e a Prefeitura.
Em 1973, acontece o grande marco na história da Instituição: começa a funcionar a Faculdade de Educação Física.
A partir de 1975, o Colégio Comercial, passa a denominar-se Escola de 1º e 2º Graus da Fundação Barra Bonita de Ensino e posteriormente FunBBE Escolas Integradas.
Em 2000, outra grande conquista foi a autorização pelo Conselho Nacional de Educação da Faculdade do Interior Paulista – FIP; oferecendo os cursos de Administração – Habilitação em Gestão de Negócios Agroindustriais, Gestão de Negócios Internacionais, Gestão de Sistemas de Informação, Gestão Hoteleira, Gestão da Pequena e Média Empresa. Posteriormente viria a complementação com a autorização do curso de Turismo
A aula inaugural, em 12 de fevereiro de 2001, foi o marco da concretização do trabalho dos dirigentes da Fundação em oferecer educação de qualidade com responsabilidade, o que viria a ser a realidade de um sonho de 40 anos de conquistas.
Primeiramente, as aulas foram ministradas na Unidade I, a sede da Mantenedora, situada a rua João Gerin, 275, Vila Operária, com uma construção de 3.689,48m2 (três mil, seiscentos e oitenta e nove metros e quarenta e oito centímetros quadrados), em um terreno de 6.385,00 m2 (seis mil, trezentos e oitenta e cinco metros quadrados) de área.
Em função de seu desenvolvimento e considerando a quantidade de alunos locais e de municípios vizinhos que tradicionalmente fazem seus cursos em Barra Bonita, a Fundação resolveu ampliar seu atendimento e expandir seu projeto Institucional e Pedagógico, para ofertar atividades de ensino, pesquisa e extensão em uma nova área, denominada Unidade II.
Para que isto se tornasse realidade, foi adquirido um novo terreno com uma área total de 72.541,55m2 (setenta e dois mil, quinhentos e quarenta e um metros e cinqüenta e cinco centímetros quadrados), quase 12 (doze) vezes maior que a área da Unidade I, muito bem localizado, de fácil acesso à rodovia SP 255,e dentro do perímetro urbano, com instalações modernas e capacidade de acomodação de aproximadamente 4.000 alunos, o que representa um aumento de 125% da capacidade da atual.
Consciente da força da área de Serviços na Sociedade do Conhecimento, a Fundação respeitando sua própria tradição e pioneirismo, se propõe a oferecer nessa nova estrutura, atividades acadêmicas de última geração para a formação de cidadãos e profissionais coerentes com o perfil esperado para a empregabilidade neste século XXI:
– empreendedorismo;
– espírito de equipe;
– inovador;
– base cultural forte;
– ético;
– responsabilidade social;
– parceiro da nova economia;
– facilidade de comunicação;
– visão do futuro.
Graduação em Educação Física