Información
FAFIJAN - Faculdade de Jandaia do Sul
A INSTITUIÇÃO
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (FAFIJAN) foi criada como fundação de direito público, através da Lei Municipal no. 496/66, obtendo autorização de funcionamento no dia 07de dezembro de 1966.
A Fundação desvinculou-se do Poder Público Municipal em 1972, pela Lei n.º 771/72, passando a denominar-se Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul. A Instituição, caracterizada como entidade sem fins lucrativos, foi declarada Entidade de Utilidade Pública através de Lei Municipal nº 782/72. Seus primeiros cursos, à frente descritos, foram reconhecidos pelo Decreto no. 71.903 de 14/03/1973.
A instituição de educação superior caracteriza-se pelo aspecto educativo, primeiramente em sentido amplo, enquanto complementadora da formação humana básica, pessoal e social, nas várias dimensões históricas de existência, convívio e aperfeiçoamento, e, em sentido estrito, enquanto promotora e organizadora do ensino, da pesquisa e da extensão, envolvendo-se com a comunidade no âmbito de sua competência e possibilidades.
Desde sua fundação em 1966, a FAFIJAN assume um importante papel no que tange à formação de professores e de especialistas em educação, para o desenvolvimento da educação formal no Norte e Noroeste do Paraná, por meio de seus cursos. Inicialmente, estes caracterizavam-se por: Ciências – Licenciatura de 1° Grau, Geografia, Letras (Anglo-Portuguesas e Franco-Portuguesas) e Pedagogia com habilitações em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2° Grau, Administração Escolar e Inspeção Escolar, reconhecidos pelo Parecer CFE n° 995/72 e Decreto n° 71903/73. Atualmente, o curso de Ciências oferece habilitação plena em Biologia, conforme Parecer CFE n° 556/92 e Portaria n° 1713/92; o curso de Letras oferece a habilitação em Anglo-Portuguesas e tem autorização de funcionamento na habilitação em Português/Espanhol, pela Portaria n.º 1286/99 e o curso de Pedagogia oferece a habilitação em Orientação Educacional, conforme Parecer CFE n°3698/74, Decreto n° 75.300/75.
Numerosos cursos de especialização e de extensão foram realizados durante a última década nessas áreas. Ousou-se até a criação de Mestrado, visando ao aprofundamento na linha de formação de professores, iniciativa prematura, ora extinta, que permanece no aguardo de amadurecimento adequado para possível reinício.
A partir de 1998, a Instituição começou a oferecer o Curso de Ciências Contábeis, autorizado pela Portaria n.º 96/98, e posteriormente o de Administração, autorizado pela Portaria n.º 206/99.
A criação desses dois novos cursos e da habilitação em Língua Espanhola (entre os primeiros da região), no curso de Letras, procura responder a necessidades regionais, cujo crescente conhecimento irá provocar novas propostas e adequações.
A Instituição já chegou a receber estudantes de aproximadamente 90 municípios do Norte e Noroeste do Estado, e, no presente momento, tem matriculado alunos provenientes de 62 municípios. Sua vocação inicial de atendimento às necessidades de formação de professores e de especialistas em educação vem sendo cumprida.
Por ser uma Fundação, a FAFIJAN tem praticado preços de mensalidades mais acessíveis à população, em grande parte constituído de professores sem formação superior, em exercício em prefeituras e outras entidades educacionais, e de outras pessoas sem profissão definida.
Em seu Projeto Pedagógico Institucional, e em sua proposta de Projeto de Desenvolvimento Institucional, a FAFIJAN assumiu concepções básicas que deverão fundamentar todos os cursos, incluindo as licenciaturas.
Graduação em Pedagogia
Graduação em Ciências Biológicas
Graduação em Administração
Graduação em Letras
Graduação em Letras