Información
O curso proposto foi concebido a partir da constatação da demanda apresentada pelas empresas por profissionais de administração preparados para a nova realidade no mundo empresarial, ou seja, a supercompetitividade imposta pela globalização da economia e o impacto das novas tecnologias de informática/telecomunicações e técnicas de gestão e produção.
O curso foi idealizado visando a ser reconhecido como um curso de administração. A grade curricular segue as especificações de conteúdo programático e carga horária estabelecidos pela Resolução 02/93, de 05/08/93, do Ministério da Educação e Cultura. A ênfase em negócios visa a atender às necessidades dos alunos e do mercado de trabalho globalizado.
É nítida a influência da globalização da economia e das novas tecnologias nas organizações e, conseqüentemente, nos cursos de administração. Atualmente, contratam-se financiamentos, compram-se serviços, controla-se a logística (transporte, estoques, fornecimentos/ recebimentos) e contratam-se funcionários em um mundo no qual as barreiras comerciais estão em extinção e as políticas em mutação. As empresas que não se adaptarem a essa nova ordem correm sério risco de sobrevivência. Da mesma forma, o profissional de administração deve estar preparado para atender às demandas surgidas nesse novo ambiente.
O curso terá como finalidade formar profissionais em administração com um perfil inédito, apto a tomar decisões em uma economia globalizada, com blocos econômicos entre países e transacionalidade empresarial, em um ambiente altamente competitivo, utilizando ferramentas com a informática e teleprocessamento e dominando as novas técnicas de gestão e produção.
A Faculdade de Administração Milton Campos tem por objetivo preparar o profissional com formação generalista em administração, com ênfase em negócios internacionais, além de promover a pesquisa científica e a extensão do ensino e da pesquisa à comunidade, mediante cursos e serviços especiais.
Visando a melhor preparar o aluno, a escola pretende implementar um modelo de relacionamento bem estreito com o maior número possível de empresas, de diversos setores.
Este tipo de relacionamento torna-se necessário, considerando-se os seguintes aspectos:
a transição para a era do conhecimento não admite a gerência de uma organização sob processos empíricos de acertos ou erros, em face da supercompetitividade imposta pela globalização da economia;
a nova ordem econômica mundial pressupõe um alto padrão de competitividade;
a necessidade de as faculdades de administração acompanharem as vertiginosas mudanças dos paradigmas organizacionais;
a busca por condições práticas para se chegar a um equilíbrio na perene dualidade entre teoria e prática em um curso de administração.
Na tentativa de bem equacionar estas questões, ponderando-se os objetivos e interesses distintos de uma empresa e de um estabelecimento de ensino, a idéia é que o relacionamento entre as duas se baseie nesses parâmetros:
a escola deve reconhecer que o currículo do curso de administração é um organismo dinâmico, que requer atenção constante em função das demandas do meio ambiente;
a participação do aluno é fundamental para o seu próprio aprendizado, exigindo que as técnicas participativas (jogos de empresas, estudos de casos, discussões orientadas etc.) sejam bastante utilizadas;
empresa e escola de administração devem manter constante intercâmbio;
é fundamental que as disciplinas dos cursos de administração enfoquem estratégias aplicadas à realidade do dia-a-dia das organizações;
é importante que as escolas levem as empresas à conclusão de que ensino, aprendizado e prática representam hoje o tripé que sustentará o sucesso empresarial.
Daí a intenção do CEFOS em fazer com que sua escola se relacione com um grande número de empresas e a definição por uma possível área de influência com um extenso universo de organizações.
Espera-se que, durante o curso, o aluno tenha condições e interesse de conviver com o cotidiano das empresas, seja através do estágio supervisionado, estudo de casos, programas intensivos de visitas e palestras, ou através de jogos, simulações ou montagem de empresas juniores.
O curso pretende ir além dos conhecimentos básicos de administração, dando ao aluno condições de entender a natureza das mudanças que atuam sobre as empresas, de identificar as respostas mais apropriadas e, acima de tudo, de encontrar um modo de gerenciar as estratégias e as operações mais complexas de forma sinérgica.
É objetivo do CEFOS oferecer aos seus alunos do curso de administração condições de disputar o mercado de trabalho em situação de vantagem em relação aos graduados por outras escolas.
Graduação em Administração
Graduação em Direito
Graduação em Direito
Graduação em Direito