A FDV teve o curso de Direito aprovado em julho de 1995, com início de sua primeira turma no segundo semestre do mesmo ano. Como resultado do trabalho desenvolvido, obteve o reconhecimento do curso ainda no terceiro ano de seu funcionamento, fato inédito no país.
Os cursos de Pós-graduação lato sensu em Direito são oferecidos desde 1996. Em 2002, teve início o curso de Pós-graduação stricto sensu, na área de Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais, o primeiro Mestrado autorizado pela CAPES em uma instituição particular do Estado e o primeiro mestrado em Direito do Espírito Santo.
Ainda em 2002, a FDV lançou o Gradual, o primeiro Programa de Avaliação Seriada do Espírito Santo, que hoje conta com a participação das melhores escolas de Ensino Médio do Estado e a adesão de duas renomadas faculdades capixabas, a Fucape e a Emescan, respectivamente em 2005 e 2006.
Em sua trajetória, a FDV rapidamente tornou-se referência no ensino superior em razão dos excelentes resultados alcançados no meio acadêmico. O curso de Direito obteve A no Provão por três anos consecutivos, sendo a única faculdade particular do Espírito Santo a repetir a nota máxima.
Em 2002, o curso de Direito teve seu projeto pedagógico selecionado pelo INEP como modelo entre as faculdades particulares do país.
Segundo o Guia do Estudante 2006, a FDV esteve entre as 19 melhores faculdades do país e o curso de Direito da FDV entre os 15 cursos 5 estrelas.
Em 2007, foi a única faculdade particular do Estado a receber do conselho federal o selo OAB Recomenda. No mesmo ano, lançou o curso de Direito Integral com o objetivo de dar aos alunos uma formação ampliada.
Graduação em Direito
Graduação em Direito
Graduação em Direito
Graduação em Direito
Graduação em Direito