Información
Histórico
A Faculdade Câmara Cascudo nasceu do sonho do engenheiro carioca Nilo Garcia Júnior, filho de um grande professor universitário da UERJ. Nilo veio para Natal com o desejo de fundar uma Instituição de Ensino Superior que agregasse os valores culturais da região a uma proposta de ensino de qualidade. O personagem potiguar de reconhecimento mundial escolhido para ser o patrono da nova instituição foi grande historiador, pesquisador e folclorista, Luís da Câmara Cascudo. Seu legado deixa para a posteridade um registro cultural e patrimonial, numa clara ligação cultura-memória-educação.
Confiando nesse objetivo a família do historiador Luís da Câmara Cascudo procedeu a autorização do uso de seu nome ao grupo que viabilizou a instalação e o funcionamento da instituição. Foram eles: o próprio Nilo Garcia Jr, Marivete Carloni, Rooney Figueiredo Pinto, Zulmira Fátima de Souza e Zuleica Moura.
Assim, uma vez instalada na Rua Floriano Peixoto, 259- Bairro de Petrópolis - Natal, a associação sem fins lucrativos, foi denominada de União Nacional de Educação e Cultura - UNEC em data de 30.08.2000 com sua sede em Natal, Estado do Rio Grande do Norte, cidade que abrigou o grande historiador, tendo os seus atos constitutivos registrados no Cartório do 2º Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Natal. O credenciamento da Faculdade Câmara Cascudo foi efetivado na publicação da Portaria nº 803, no Diário Oficial União (DOU) em 27/03/2002, passando a caracterizar-se como uma Instituição Privada, com fins econômicos, em 27/05/2002.
Os Cursos de Administração Geral, com 150 alunos nos turnos diurno e noturno, Administração com Habilitação em Marketing, foram autorizados através da Portaria nº 804, DOU de 27/03/02 e, posteriormente reconhecidos de acordo com a portaria nº 223 de 07/07/2006.
Os Cursos de Turismo e Hotelaria, nos turnos diurno e noturno, com 100 alunos cada, obtiveram a autorização para funcionamento pelas Portarias nºs 805 e 806, DOU de 27/03/02 respectivamente. O curso de Turismo foi reconhecido em 2006, pela portaria MEC n. 1087, publicada no DOU de 19/12/2006. O Curso de Direito foi autorizado através da Portaria 2.635, DOU 27/07/05 contribuindo para a democratização de acesso à formação superior e conseqüentemente ao conhecimento, à prática, à qualificação para o mercado de trabalho, considerando-se o perfil, as peculiaridades e a cultura da região.
No ano de 2003, a Faculdade Câmara Cascudo transferiu-se para um novo prédio, com modernas instalações. O novo prédio possuía mais de 15 salas de aula, 02 laboratórios de informática, auditório, área de conveniência, laboratórios de atividades práticas como agência de turismo, brinquedoteca, consultoria júnior e núcleo de eventos.
Em 2004, a Faculdade firmou um Convênio de Cooperação Técnico-Científica entre a Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá e a União Nacional de Educação e Cultura - UNEC, promovendo e incentivando a cooperação técnica, científica, acadêmica e administrativa nas suas atividades de Educação Superior.
Com o intuito de oferecer celeridade e economia para o juizado potiguar, a Faculdade Câmara Cascudo inaugurou o Tribunal Virtual em março de 2007, em parceria com Tribunal de Justiça e o Conselho Nacional de Justiça, o segundo do gênero no Brasil e o Primeiro do Nordeste. Essa ação é fundamental na consolidação do Curso de Direito da Faculdade.
Para os próximos cinco anos, a instituição prevê em seu PDI a abertura de 18 novos cursos de graduação, além da ampliação da oferta dos cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu. Para consolidar a relação com a sociedade, encontram-se, em processo de criação, dois conselhos gestores: o de responsabilidade social e o de Comunicação Institucional.
Graduação em Direito
Pós-Graduação em Gestão de Marketing do Consumidor
Graduação em Direito
Graduação em Direito
Graduação em Direito