Información
A Faculdade de Administração de Chapadão do Sul (FACHASUL) é uma instituição de ensino superior privada, que integra o Sistema Federal de Ensino, com sua sede na cidade de Chapadão do Sul, Estado de Mato Grosso do Sul.
A entidade mantenedora da FACHASUL é a Sociedade Educacional do Centro-Oeste (SOECO), entidade fundada em 12.12.2000 e credenciada pela Portaria MEC nº 730, de 14.03.2002.
A FACHASUL atende, por meio de suas funções de ensino, pesquisa e extensão, 03 municípios em um raio de 60 Km, que abrangem uma população aproximadamente de 25.000 habitantes.
A FACHASUL busca estimular em seus acadêmicos a inquietação, a dúvida, à captação de novas idéias, a procura de métodos mais modernos que propiciem ao interagir na busca de solução das questões que afetam a sociedade. Também, procura dotá-lo de formação profissional adequada, de valores e atitudes, tornando-o cidadão responsável e agente de transformação social.
Chapadão do Sul/MS, localizada a nordeste do Estado de Mato Grosso do Sul, na micro-região do Bolsão, a 331 km de sua capital, é um desses exemplos de espaço agrícola moderno e diversificado, no qual a cultura de soja, do milho e do algodão ganhou destaque atingindo níveis de produtividade bastante elevado, localizado ao longo de um dos principais Corredores Agrícolas estabelecidos no Centro Oeste brasileiro.
Além de contar com da Ferronorte , fica próximo ao terminal intermodal, situado junto ao nó de convergência desse corredor com mais duas rodovias, uma federal (BR-60 sentido Campo Grande- Brasília) e outra estadual, e um aeroporto para pouso e decolagem de aviões de grande porte já concluído.
O Município, não só se constituiu em uma das primeiras experiências de ocupação do Cerrado com a produção mecanizada de soja em estilo empresarial, como vem se destacando pela adoção das novidades tecnológicas nessa prática econômica, com destaque no cenário nacional e internacional. Ainda que as esmagadoras de soja e as fábricas de óleo vegetal não façam parte desse cenário. Aqui estão instaladas três unidades de compra das maiores multinacionais de soja: a ADM, a Cargill e a Bunge, além de várias empresas de fornecedores de bens e serviços e algumas organizações de apoio.
À medida que a cidade de Chapadão do Sul se desenvolve, cresce também a necessidade e a demanda por profissionais capacitados e habilitados para gerir e administrar novos negócios frente aos desafios sociais gerados pelo desenvolvimento. A capacidade de construir oportunidades de futuro para a mudança social passa muito pela educação.
A educação é fundamental, quer para a participação cívica ativa do indivíduo, quer para o bom exercício das atividades econômicas, sociais, culturais e ambientais. Por isso, é necessário assegurar nas ações de Desenvolvimento Local, o lugar que se impõe à Educação e à Formação Profissional.
Vislumbrando esse cenário de desenvolvimento de Chapadão do Sul é que a FACHASUL inicia suas atividades em Chapadão do Sul, proporcionando a sociedade crescente e em ascensão, formação educacional superior. E em agosto de 2002 oferece seu primeiro Processo Seletivo para o curso de Administração tendo 100% de suas vagas preenchidas.
Em 2004 através de um projeto ousado, visionário, se instala em prédio próprio, primeiro de 4 blocos a serem construídos no Campus Universitário Júlio Alves Martins.
Tendo por base tais premissas, a FACHASUL, vem atuando de forma estratégica na busca da melhoria do ensino, inovando e adequando seu Projeto Pedagógico Institucional. O Curso de Administração apresentou um elevado grau de aceitação em seu primeiro processo seletivo, representando um alto grau de credibilidade para o curso e para a Instituição. No ano de 2006, a participação da FACHASUL no ENADE (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes) foi a melhor da região do Bolsão. A FACHASUL tanto no curso de Administração, como também no curso de Ciências Contábeis, teve as melhores notas, ou seja, em uma escala de 0 a 5, a FACHASUL obteve nota 4.
A FACHASUL, mantida pela Sociedade Educacional do Centro Oeste - SOECO, em busca de oferecer e atender a demanda regional, oferece atualmente o curso de Administração (autorizado em 14 de março de 2002 e reconhecido em maio de 2006) e o curso de Ciências Contábeis (autorizado em agosto de 2004), além de parcerias com outras instituições no oferecimento de cursos à distância.
A IES acredita estar cumprindo com o papel de oferecer o ensino superior de qualidade mediante as ações que desenvolve através dos cursos e projetos oferecidos, compromissados com a formação de profissionais críticos, reflexivos e empreendedores, e buscando soluções para a melhoria da qualidade das organizações e da sociedade que esta inserida.
Graduação em Administração