Información
Nossa História
A presença dos evangélicos na educação brasileira remonta um passado histórico cuja tradição vem desde os primórdios de 1882, na Bahia, com a permissão do Imperador D. Pedro II, que não só permitiu às instituições Batistas, Congregacionais, Presbiterianas, Metodistas, serem pioneiras na instituição de suas denominações cristãs, mas a atrelarem à visão evangélica a obra do ensino, através de seus colégios tradicionais, hodiernamente se tornaram faculdades que trazem grande contribuição para a formação de profissionais e pesquisadores.
Cabe dizer que a mantenedora foi de fato a primeira Igreja Batista do Brasil, implantada em 15 de outubro de 1882. Em virtude da vinda de pioneiros americanos da cidade de Waco, Texas, a capital do Império do Reino de Portugal era a Bahia, razão pela qual, após o aprendizado da língua portuguesa em Vila Americana, no estado de São Paulo, o casal Bagby, com mais outros dois missionários (casal Taylor), acharam por bem iniciar a propagação do Evangelho na capital de então.
Além de fundarem o Colégio Batista nas capitais do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, que logo se tornaram instituições de grande prestígio, contribuíram na obra social de implantação de escolas agrícolas, fortalecendo o intercâmbio cultural entre o Brasil e os Estados Unidos.
A história da educação na mantenedora, remonta à criação do Seminário Teológico Batista da Bahia, oferecendo cursos livres na área teológica, desde 1981, tendo capacitado centenas de jovens que hoje estão atuando nas mais diversas áreas do campo eclesiástico e secular, no Estado da Bahia e em quase todas as capitais do Brasil. Mais tarde foi organizado o Centro Evangélico Unificado – Seminário Maior, que oferecia cursos de Teologia/Filosofia, Música Sacra e Pedagogia Cristã, e o Colégio Evangélico do Salvador, oferecendo o Ensino Fundamental, desde 1990.
MISSÃO
A FACESA tem como missão o vir a ser uma universidade evangélica de referência nacional, servindo-se do ensino, da pesquisa e da extensão para proporcionar aos seus alunos o acesso ao saber científico e social de forma a que desenvolvam suas potencialidades profissionais e pessoais em favor de uma alta dignidade da pessoa humana, de uma sociedade próspera e justa, sob a iluminação dos princípios cristãos de respeito a Deus e ao próximo.
VISÃO
Vir a contribuir, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, para a formação de profissionais de excelência, refletindo e difundindo conhecimentos e valores éticos, culturais e cristãos, dedicados à promoção da equidade e da solidariedade social.
VALORES
Os valores primordiais que identificam a FACESA são:
1. Os princípios cristãos- que se traduzem pelo comprometimento com a justiça, a solidariedade, a verdade, a fé e a esperança;
2. A pessoa humana - que há de ser dignificada por meio do compromisso institucional da FACESA com o que é relevante e benéfico para a humanidade, os povos e as nações;
3. A vivência comunitária - que prima pela dialogicidade entre os indivíduos e a instituição;
4. A idoneidade moral - que se manifesta pelo compromisso com a preservação de princípios e valores éticos e cristãos em todas as dimensões humana: na religião, na família, na sociedade, na cultura, e na vida política e econômica;
5. O compromisso ético - que se mostra por meio da seriedade e rigor acadêmico e científico .
Graduação em Música
Graduação em Pedagogia
Graduação em Pedagogia
Graduação em Enfermagem
Graduação em Pedagogia