Información
A Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia tem como marco teórico-metodológico na construção de sua Proposta Pedagógica os princípios da formação por competência, da Educação Permanente em Saúde (organização do processo educativo a partir do processo de trabalho) e da Educação Popular.
No mundo do trabalho, percebe-se uma transição do conceito clássico de qualificação profissional para uma concepção de formação por competência. Compreende como competência a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos (conhecimentos, percepções, atitudes e habilidades – motoras e perceptivas) para desempenhar, de maneira eficiente, uma atividade da vida profissional.
Trata-se aqui de uma concepção dialógica e dialética de competência, abordagem holística, construída no diálogo entre a formação e o mundo do trabalho, na qual as práticas profissionais são desenvolvidas. Difere de uma concepção mais clássica de competência, com fortes raízes no comportamentalismo (behaviorismo), e que influenciou a organização curricular nos anos 1960 e 1970, apoiada na premissa de que há uma única e melhor maneira de realizar as tarefas e ações da prática profissional.
Curso de Vivências nos Território de Saúde da Família