Información
A preocupação com a educação de crianças, filhos de membros da Comunidade Evangélica Luterana de Curitiba, entidade do Colégio MARTINUS, remontam ao ano de 1866, quando o Pastor Johann Friedrich Gaertener criou a "Gemeinde Schule" (Escola da Comunidade).
Em 1884 esta Escola foi transformada em uma sociedade escolar, a Escola Alemã, porém, mantida ainda pela Comunidade Evangélica Luterana de Curitiba, até 1898.
Em 1917 a Escola Alemã passou a chamar-se Colégio Progresso, o qual iniciou, em 1933, o funcionamento do curso ginasial, sendo a primeira Escola Alemã no Brasil a conseguir tal autorização do Governo Federal.
Em 1943 dissolveu-se a sociedade do Colégio, passando seu patrimônio à Faculdade de Medicina do Paraná, que o manteve em funcionamento até 1949. As atividades escolares da Comunidade Evangélica Luterana de Curitiba, interrompidas em 1898, tiveram reinício em 1914 com o funcionamento de um Jardim de Infância junto à Igreja da Rua Inácio Lustosa, o qual passou, em 1953, à jurisdição da Escola Evangélica de Curitiba, depois transformada em curso primário do Colégio MARTINUS.
Pastor Heinz Soboll
No terreno atual Colégio MARTINUS a Comunidade fez funcionar mais um Jardim de Infância, em 1928, o qual, no entanto, cessou suas atividades no início da 2ª Guerra Mundial, em agosto de 1940, esse Jardim de Infância reiniciou suas atividades, sob a iniciativa do Pastor Heinz Soboll.
Sob a direção do mesmo Pastor, iniciaram-se, a 2 de fevereiro de 1948, as atividades do Curso Primário, com denominação de Escola Evangélica de Curitiba, e, em 1952, as do Curso científico, constituindo-se o Colégio MARTINUS.
Em 1980, passa a funcionar o Colégio MARTINUS Subsede, no bairro Portão, qual iniciou as suas atividades nas dependências da Comunidade Nova Esperança. Em 1991 inaugurou suas novas instalações, as quais foram ampliadas em 1999.
Curso Técnico em Estética
Curso Técnico em Enfermagem
Curso Técnico em Estética
Graduação em Administração
Graduação em Sistemas de Informação