Información
Nossa Missão:
Ministrar Ensino de Excelência, dentro dos princípios da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, com ênfase no desenvolvimento da iniciação científica, estendendo seus serviços à comunidade, preocupado com a realidade local e regional.
O fundador, Doutor Oscar de Moura Lacerda.
O Professor Doutor Oscar de Moura Lacerda nasceu em 11 de agosto de 1902 na cidade de Angatuba, filho de Raul Galvão de Moura Lacerda e Ana Conceição Lacerda. Aos 4 anos de idades, foi morar com seu avô, o professor Antonio Mariano Galvão de Moura Lacerda. Aos 12 anos, após a morte de seu avô, começou a trabalhar como telegrafista. Aos 18 anos veio trabalhar em Ribeirão Preto. Quatro anos depois, concluiu o curso de Contabilidade. Foi nesse tempo que ele começou a lecionar na Escola de Comércio. Formou-se ainda em Odontologia e Direito. Mais tarde doutorou-se em Ciências Econômicas. Em 23 de maio de 1923, fundou a Escola de Comércio Ruy Barbosa. Em 1932 criou o Curso Superior de Administração e Finanças. Em 1935 funda o Ginásio Ribeirão Preto que em 1937, com o curso colegial, denominou-se colégio Moura Lacerda.
No ano de 1968, fundou a Faculdade de Engenharia Civil e em 1970, o professor Dr. Oscar criou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto e a Faculdade de Ciências Econômicas, solidificando a Instituição Moura Lacerda. Casado em 1926 com Josefina de Souza Lacerda, Dr. Oscar também foi juiz de paz e vereador. Presidiu o Comercial Futebol Clube, a Orquestra Sinfônica, a Sociedade Amiga dos Pobres e o Lar da Criança Santo Antonio.
Acumulou mais de 200 títulos, incluindo o de Cidadão Emérito de Ribeirão Preto.Fundador do Jornal Correio de Ribeirão Preto, dirigiu o Diário de Notícias. O Jornal A Tarde e a Revista América. Pai de Ignez de Souza Lacerda, Ilka de Moura Lacerda e Oscar Luiz de Moura Lacerda, passou para a eternidade em 23 de fevereiro de 1979.
Nossa História:
Reconhecida nacionalmente, pela formação acadêmica que oferece a seus alunos, pelo corpo docente qualificado e modernos recursos tecnológicos, a Instituição Moura Lacerda faz história na educação deste país.
Sua origem remonta a 1923, quando nasceu a Escola de Commercio Rui Barbosa, criada com o objetivo, na época, de ser uma escola que formasse pessoas capazes de enfrentar a realidade do comércio local. Em 1º de julho de 1923, passa a denominar-se Instituto Commercial de Ribeirão Preto.
No dia 9 de abril de 1927, Oscar de Moura Lacerda, que já era integrante do corpo docente e funcionário da escola desde a sua fundação, assumiu a direção, tornando-se seu proprietário no dia 8 de janeiro de 1928. Em 1º de maio de 1932, com a criação do Curso Superior de Administração e Finanças, o Instituto Commercial de Ribeirão Preto passou a denominar-se Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto - instalando o segundo curso de Ciências Econômicas do país e o primeiro do Estado de São Paulo. Saiu do acanhamento inicial da Rua Amador Bueno para as instalações da Rua Barão do Amazonas, onde ficou até 1929, quando foi para a Rua Duque de Caxias.
Pioneiro na interiorização do Ensino Superior, o Instituto Commercial de Ribeirão Preto criou, em 1932, o curso Superior de Administração e Finanças e a Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto, instalando o segundo curso de Ciências Econômicas do país e o primeiro do Estado de São Paulo.
Em 1972, transferiu a sua sede para o prédio da Rua Padre Euclides, já com a denominação de Instituição Moura Lacerda, quando iniciou a ampliação de suas instalações com as edificações do Campus Universitário (Unidade II), de projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.
Em 1978, adquiriu a Faculdade de Educação Física de Jaboticabal, onde foram construídas as instalações da Unidade III do Campus Jaboticabal, inauguradas em 1983.
Em um retrospecto, assim evoluiu a Instituição Moura Lacerda:
1923 - Instituto Commercial de Ribeirão Preto;
1932 - Curso Superior de Administração e Finanças;
1932 - Faculdade de Ciências Econômicas de Ribeirão Preto;
1935 - Ginásio de Ribeirão Preto;
1937 - Colégio Moura Lacerda;
1967 - Instituto Politécnico de Ribeirão Preto;
1968 - Faculdade de Engenharia Civil;
1970 - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto;
1978 - Faculdade de Educação Física de Jaboticabal;
1981 - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Ribeirão Preto.
Em 1992, em Processo de Reconhecimento para transformação em Universidade, foi instalado o Regime de Transição, que criou as Unidades Escolares da Instituição Moura Lacerda.
Em 1997, todo o trabalho de décadas foi reconhecido com o Decreto Presidencial que credenciou o Centro Universitário Moura Lacerda.
Em 2004, através da Portaria 1879, de 28/06/2004, publicada no D.O.U. de 29/06/2004, foi recredenciado pelo prazo de 10 anos o Centro Universitário Moura Lacerda, convalidando mais uma vez as ações desta Instituição em prol da educação do ensino nacional. Nesse mesmo ano, foi recomendado pela CAPES e pelo Conselho Nacional de Educação, através do Parecer CNE/CSE nº 314/2004, o Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, nível de Mestrado.
Durante seus 86 anos de existência, a Instituição vem servindo às comunidades nas quais está inserida, formando profissionais atuantes através de suas três unidades:
A Instituição Moura Lacerda mantém, atualmente:
Nos cursos superiores:
- cursos de graduação nas diversas áreas do conhecimento;
- cursos sequenciais;
- cursos superiores de tecnologia.
Nos cursos de pós-graduação:
- cursos de pós-graduação Lato Sensu (especialização), sendo que 9 deles estão em andamento.
- curso de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado) na área de Educação.
Na Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitários:
- Oferece vários cursos de extensão e aperfeiçoamento, além de uma Coordenadoria de Assuntos Comunitários extremamente atuante.
Oferece, ainda, Ensino Básico no Colégio Moura Lacerda, instalado em cada uma de suas unidades do Ensino Superior:
- Educação Infantil;
- Ensino Fundamental;
- Ensino Médio;
- Curso de Educação Profissional Técnico em Eletrônica;
- Curso de Educação Profissional Técnico em Química.
- Curso de Educação Profissional Pós- Técnico em Eletrônica de Controle e Automação
Graduação em Administração
Graduação em Administração
Graduação em Letras
Graduação em Administração
Graduação em Ciências Contábeis