Información
Sonho tornado real: primeira instituição privada do oeste catarinense
Diz uma frase muito utilizada que um sonho sonhado em conjunto torna-se realidade.
A Celer é uma prova disto, uma vez que uma ideia surgida individualmente, ao ser compartilhada, tornou-se numa grande instituição que há anos vem modificando o perfil educacional do oeste de Santa Catarina. Numa região marcada pela agricultura, ousar, ir além e ofertar ensino superior de qualidade numa cidade como Xaxim, parecia algo impensável. Mas o impensável faz-se possível quando acredita-se nos objetivos e arregaça-se as mangas para o trabalho. Assim, com este espírito de empreendedorismo, surgiu a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA), a Celer Faculdades. Estamos num entroncamento rodoviário, o que logo se tornaria um de nossos maiores trunfos. Localizados na BR 282, em Xaxim, somos a primeira instituição de nível superior particular a ser criada no oeste catarinense.
A Associação Educacional Frei Nivaldo Liebel (ASSEFRENI), nossa mantenedora, foi constituída em 23 de julho de 1999, tendo seus atos constitutivos registrados no Cartório de Títulos e Documentos de Xaxim sob o nº 569, em 26 de julho. Nosso projeto de criação foi protocolado na Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação em novembro de 1999. Antes, em agosto, iniciamos os trabalhos relativos ao planejamento para o funcionamento da faculdade, desenvolvidos por um grupo de profissionais com significativa experiência no Ensino Superior. Era o momento de colocar o sonho em prática.
As obras das nossas instalações físicas iniciaram-se efetivamente em janeiro de 2000, e foram concluídas no final de 2001. Em julho de 2001, devidamente credenciados, realizamos nosso primeiro exame de seleção, para os cursos de Administração, habilitações em Comércio Exterior, Marketing e Recursos Humanos, Turismo e Ciências Contábeis. Desde então nunca mais paramos de crescer. Foram necessárias mais salas de aula, novos cursos surgiram, novos alunos, professores e funcionários, e a aquele sonho semeado tão sutilmente resultou em um grande espaço de ensino, um lugar onde o conhecimento está em todos os lugares: nas salas de aula, nos corredores e principalmente na cabeça dos alunos que passam a ter suas vidas modificadas em função da formação superior, seja com novas colocações no mercado de trabalho, com o surgimento de nichos e oportunidades, ou mesmo com o despertar para a criação de novas empresas. De 2001 para cá não somos mais os mesmos, nem a educação. O que importa é somar esforços para construir um futuro melhor hoje.
Missão
“Educação inovadora para formar cidadãos empreendedores, críticos e éticos, capazes de contribuir através de parcerias solidárias no processo evolutivo da sociedade em seus diversos aspectos”.
Objetivos
-Empreender um processo educativo que favoreça o desenvolvimento de seres humanos, dotados de capacidade crítica;
- Ampliar a inserção social da CELER mediante uma articulação, cada vez mais intensa, com o contexto local e global;
- Diversificar as formas de acesso, na busca constante da democratização do saber universal;
- Estabelecer parcerias com empresas, instituições públicas e privadas, movimentos sociais, comunidades, igrejas;
- Induzir e apoiar projetos inovadores que possibilitem a ampliação das fronteiras e a diversidade do conhecimento;
- Desenvolver ações que conduzam à renovação mediante constante interlocução e intercâmbio com a comunidade acadêmica e o diálogo incessante com os diferentes fatores sociais;
- Empreender ações que conduzam à superação da cultura organizacional, baseada na burocracia excessiva e gestão reativa, desenvolvendo a capacidade de pensar a médio e longo prazo.
Valores
-Compromisso com a democratização do saber, em um ambiente sem fronteiras;
-Cultivo de valores que dignificam o homem, na medida em que aprende a ser livre, como escolher e como agir em relação a si e aos outros;
- Promoção do desenvolvimento integral do ser humano e do seu meio, para o exercício crítico das atuações profissionais;
- Compromisso com o desenvolvimento ético da sociedade, sem vinculação com questões políticas e ideológicas;
- Respeito a diversidade de idéias, práticas, saberes profissionais e culturais associados a autocrítica, com vistas a integração de objetivos institucionais.
Pós-Graduação em Formação Pedagógica de Docentes para o ensino Técnico e Tecnológico
Graduação em Administração
MBA Gestão de Pessoas
Pós-graduação em Educação Especial
Pós-Graduação em Psicopedagogia