Información
Perfil Atual da FFCL de São José do Rio Pardo
A Instituição se mantém financeiramente com recursos próprios, advindos das mensalidades dos alunos, e por ser uma autarquia municipal recebe uma pequena ajuda da Mantenedora (Prefeitura). No entanto, a direção atual está pleiteando junto ao Executivo do Município, com base no disposto na LDB, uma política de repasse de recursos que atenda à necessidade da Instituição de implantar uma sistematização de atualização e diversificação do acervo da Biblioteca, além da criação de novos laboratórios.
A FFCL de São José do Rio Pardo abriga hoje quatro unidades, sendo uma específica para a Biblioteca Central e as demais envolvendo salas de aula, laboratórios, salão nobre, secretarias, setor contábil e tesouraria, CPD, Recursos Humanos e Biblioteca específica da Educação Física. Dispõe também de dois ginásios poli esportivos do município localizados ao lado da Unidade IV para o desenvolvimento de algumas das atividades práticas do Curso de Educação Física.
Tal estrutura atende a cerca de 800 alunos de graduação, distribuídos em 10 cursos de Licenciatura: Ciências Biológicas, Arte, Letras – habilitação em Inglês, Matemática, Normal Superior – Educação Infantil, Normal Superior – 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, Geografia, História, Educação Física e Física.
A maioria dos alunos vem de escola pública (91% em 2004 e 2005, e 75% em 2006), reforçando sua contribuição na melhoria das condições de vida de classes menos favorecidas da região e de São José do Rio Pardo.
Apesar das significativas melhorias na qualidade de suas atividades, a Instituição está sendo afetada pelo aumento, nos últimos cinco anos, do número de Instituições de Ensino Superior Particulares (Faculdades e Universidades) em sua área de influência como Casa Branca, Porto Ferreira, Descalvado e também em São José do Rio Pardo. Desta forma, alguns cursos tiveram sua procura diminuída, a saber, os de Pedagogia, Normal Superior, Letras, Educação Física, Matemática e Ciências Biológicas.
Além dos cursos de graduação, conta com 58 alunos regularmente matriculados nos cursos de pós-graduação lato sensu: Psicopedagogia (4ª turma) e Gestão Educacional.
A Instituição possui uma preocupação significativa com sua missão social e procura contribuir, dentro de suas limitações, para a melhoria das condições de vida da comunidade local e regional. Para tanto, oferece atualmente bolsas de assistência ao aluno carente, além de bolsas de monitorias e do programa bolsa-trabalho, implantado no início de 2005. Também possui convênio com os Programas de bolsas Escola da Família e FIES. A partir de 2005 passou a oferecer o programa de bolsas de iniciação científica, fornecidas com recursos próprios da Instituição.
Em 2005, foi criada uma sistematização do estágio para todos os cursos, seguindo as últimas diretrizes referentes ao estágio, com o objetivo de promover a integração entre os cursos e entre estes e o ISEEC, melhorar a qualidade das atividades do estágio, aprofundar a reflexão do aluno quanto ao papel do professor, sua formação e os demais aspectos relacionados ao universo de ensino-aprendizagem, contribuindo para seu melhor preparo no exercício da profissão.
Além do estágio supervisionado obrigatório, a Instituição também está estimulando a inserção do aluno no mercado de trabalho através de estágios remunerados junto às empresas e instituições com atuação ligada às áreas de conhecimentos dos cursos, através de convênios com agentes integradores de estágio como o CIEE, FUNDAP e VIA DE ACESSO, além de convênios com prefeituras da região.
Em 2005, através da criação do Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE, deu-se início ao programa de bolsas de iniciação científica da Instituição. Uma das exigências é que os projetos devam apresentar articulação entre pesquisa/ensino/extensão à comunidade.
Junto a este núcleo também foi criado o Programa de ação comunitária denominado “FEUC Solidária” com um primeiro evento realizado em novembro de 2005, no qual foram atendidas cerca de 1200 pessoas entre crianças, jovens, adultos e melhor idade. No balanço final foram realizadas 420 tipagens sangüíneas, 150 testes de glicemia, 580 aferições de pressão e várias avaliações físicas. Além destes exames, os alunos dos cursos da FEUC, sob a supervisão de professores, ofereceram à população diversas atividades como jogos pedagógicos monitorados pelos alunos do Curso de Pedagogia e do Curso Normal Superior, pintura artística no rosto e em papel, pintura de unha, bichinhos de balões, cama elástica. Também foram apresentadas duas peças de teatro infantil pelos alunos de Letras, uma apresentação de dança do premiado Grupo Faatus de Dança do Curso de Educação Física, releitura da obra de Sebastião Salgado, exposição de fósseis, minerais e rochas e de equipamentos de geoprocessamento.
Em 2006, em função das atividades ligadas à organização do 6º Congresso Regional de Educação não foi possível realizar nenhum evento da FEUC solidária, devendo ser retomado neste ano de 2007.
Além destas atividades, a FFCL de São José do Rio Pardo possui outros projetos de extensão à comunidade de São José do Rio Pardo em andamento, tais como:
• “Projeto Vida Ativa” atendendo ao grupo de melhor idade do DECET;
• Projeto no Educandário de São José do Rio Pardo com meninas adolescentes;
• Projeto Geração Ativa com cinco anos de funcionamento, em parceria com o DEC, onde 15 alunos do Curso de Educação Física recebem da FEUC 100% de bolsa para desenvolver, sob a supervisão do DEC e do Curso de Educação Física, escolinhas de esporte;
A Instituição oferece, há quatro anos, cursos de formação continuada em convênio com a Secretaria Estadual de Educação junto ao Programa Teia do Saber, tendo atendido 887 alunos (professores de ensino médio e fundamental da rede estadual de educação - Diretoria Regional de Ensino de São João da Boa Vista) no total dos quatro anos. Neste programa são envolvidos vários docentes da Instituição na coordenação e desenvolvimento dos cursos.
Outra atividade relevante realizada, desde 2000, pela FFCL de São José do Rio Pardo Regional de Educação é o Congresso Regional de Educação, com suas primeiras edições realizadas em parceria com outras duas Instituições de Ensino Superior da região. O número elevado de participantes (de diversos municípios, além de São José do Rio Pardo) nas cinco últimas edições, com média de 600 inscritos, superou todas as expectativas. Tamanha participação demonstra o reconhecido sucesso desta iniciativa, nascida no Departamento de Educação da FEUC há seis anos. Nossa intenção é construir, junto com a comunidade, um evento que faça parte do calendário educacional da região e ampliar cada vez mais as oportunidades de divulgação e debate dos projetos, atividades e experiências de ensino e pesquisa na área da Educação. Sabemos quão numerosas são as iniciativas e atividades realizadas hoje pelos educadores e gestores de instituições públicas e privadas, e quão importantes são as oportunidades de apresentá-las, discuti-las e divulgá-las, contribuindo para o nosso crescimento intelectual e profissional, para a troca de experiência e para o desenvolvimento educacional de nossa região.
É importante destacar também a criação, pela Instituição, da Revista Logos (ISSN - 1518-7942), com 12 números já publicados, voltada para a divulgação de pesquisas realizadas pelo seu corpo docente e discente e pesquisadores em geral. A partir de 2005, estes números foram disponibilizados no site da FFCL de São José do Rio Pardo (www.feucriopardo.edu.br) para a comunidade em geral.
A Instituição tem se esforçado para melhorar a qualidade de ensino oferecida aos cursos e as condições em sala de aula. Para tanto, investiu em equipamentos de multimídia, possuindo atualmente três projetores multimídia, aumentou o número de retro-projetores, televisores, vídeo cassetes, rádios minisystems, adquiriu câmeras digitais e computadores, além da compra de novas lousas e ventiladores.
Houve um aumento do número de assinaturas de revistas científicas específicas de cada curso e de outras revistas tais como a revista Pesquisa FAPESP, a Scientific American Brasil, Ciência Hoje, entre outras.
No ano de 2005, foi realizada uma modernização da secretaria geral, com novos equipamentos e estação de trabalho, arquivo deslizante, melhoria do sistema de rede etc., com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos funcionários, a organização e agilização da documentação e a qualidade dos serviços oferecidos aos alunos e aos professores.
A divulgação das notas e o controle de faltas também foram agilizados através da inserção de notas e faltas pelos professores via internet com todos os procedimentos de segurança necessários. Foram criados, também, a partir de 2005, e-mails para todos os professores e para todos os setores administrativos e pedagógicos, com o objetivo de agilizar e melhorar a comunicação interna institucional.
Estas mudanças indicam o esforço da Instituição na melhoria contínua de suas atividades e em vencer os desafios que possam surgir ao longo de sua trajetória.
Missão Institucional
• Desenvolver articuladamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão, buscando formar profissionais/professores com sólida formação científica e capacidade para enfrentar os desafios e mudanças do mundo contemporâneo.
• Formar profissionais/professores preparados para interagir no contexto social local e regional, pautados em valores humanísticos, éticos, que fortaleçam o desenvolvimento da cidadania, a autonomia das populações e a convivência dos diferentes grupos sociais
Graduação em História
Especialização em Direito Imobiliário
Graduação em Pedagogia
Graduação em Pedagogia
Graduação em Educação Física