Conteúdo
Bacharelado em Psicologia
Não é exagero afirmar que a profissão Psicologia nunca teve no Brasil tanto reconhecimento como no contexto atual. De fato, aumentou expressivamente a demanda por psicólogos, tanto quantitativa como qualitativamente. Espera-se desse profissional que possa trabalhar não apenas na clínica, mas também em outros campos, como o educacional, o social, o comunitário, a justiça, a saúde, o trabalho e as organizações, só para citar exemplos. E isso tanto no setor público, quanto no privado e terceiro setor.
Diante dessa realidade, aqueles que escolheram por seguir essa profissão devem procurar, desde o início, uma boa formação na faculdade que vai estudar, para garantir um exercício profissional ético, crítico e fundamentado teoricamente. E essa boa formação passa por uma série de aspectos.
Primeiro, é fundamental que o currículo do curso apresente a psicologia em sua diversidade, o que inclui principalmente os referenciais teóricos, metodológicos e práticos que fundamentam a atuação “psi”. Além disso, é muito importante atentar para a qualificação dos professores que compõem o quadro docente, pois são eles os principais porta-vozes das diversas concepções e práticas em psicologia. E tão importante como a qualificação dos professores é a biblioteca da instituição, pois os livros são o principal “instrumento de trabalho” da formação de psicólogos.
Pois bem! É com muito orgulho que apresentamos o Curso de Psicologia da Faculdade São Bento da Bahia. Realizado em uma instituição historicamente reconhecida pela seriedade e compromisso com os interesses do povo baiano, tal curso atende a todos os requisitos fundamentais para se garantir uma excelente formação em psicologia, e de maneira mais acessível:
• todos os professores são Mestres ou Doutores na área em que lecionam;
• possui uma das três principais bibliotecas do Brasil, tombada pelo Patrimônio
Histórico e que abriga mais de 500 títulos relativos à Psicologia em seu rico acervo;
•um desenho curricular plural e generalista, que apresenta as variadas abordagens psicológicas, tanto no aspecto teórico como técnico e prático, sempre buscando estimular a capacidade crítico-reflexiva dos alunos, ou seja, vislumbrando um processo de formação que resiste à atitude técnica/instrumental.