Conteúdo
O curso de Arquitetura e Urbanismo do ISECENSA adota objetivos gerais que buscam assegurar de forma abrangente e consistente uma formação referenciada nos princípios estabelecidos pela União Internacional dos Arquitetos - UIA e a UNESCO, os quais privilegiam os ambientes sustentáveis, naturais e construídos, os patrimônios culturais da humanidade e a segurança, saúde e qualidade de vida das presentes e futuras gerações. Educando, em total consonância com a natureza e as dimensões inerentes às exigências legais, uma nova geração de profissionais com distinto grau de sólida formação polivalente; ampla capacidade de adaptação às realidades e substancial estímulo à criatividade.
O curso promove a polivalência dando ênfase às três áreas profissionais do campo específico da profissão: arquitetura, urbanismo e paisagismo ou aspectos do desenho ambiental natural e construído, as quais são estudadas ora de maneira específica ora de forma integrada.
No âmbito dos objetivos específicos, o conjunto de conteúdos de fundamentação estabelece as bases para a compreensão da natureza, abrangência e importância das três distintas vertentes que caracterizam os convergentes e divergentes campos de saberes do curso: Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo; para o desenvolvimento de habilidades técnicas intrínsecas a produção teórica e pratica da profissão de Arquiteto e Urbanista estabelecida em lei no país; e para o exercício do auto conhecimento, auto motivação, estudos críticos, resolução de problemas e da capacidade criativa. Integram estes campos de saberes disciplinas de desenho e modelagem; das ciências sociais aplicadas; estudos históricos, ambientais e técnicos de construção, metodologia de pesquisa e idioma estrangeiro.
No âmbito dos conteúdos profissionalizantes, o curso amplia a compreensão e domínio das competências legais e habilidades, e promove ao longo do período estudos e produções com maior grau de complexidade. Prevalecem atividades associadas a pratica de projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo nos laboratórios ou atelier; subsidiado por um vasto conjunto de disciplinas e atividades que fazem parte do programa curricular. Integram estes campos de saberes as disciplinas de controle ambiental, planejamento urbano e regional, administração, engenharia e ética e prática profissional.