Planejar, executar e entregar projetos no prazo, dentro do orçamento e com a qualidade certa, não é suficiente para garantir que produto resultante do projeto crie valor para as partes interessadas. Para criar valor um produto deve atender aos requisitos de negócio, demonstrar ROI (Return On Investment) , suprir as necessidades e expectativas. Em cenários de negócio mais exigentes o Gerente de Projeto deve ser multidisciplinar para que possa, além de gerenciar projetos, garantir a entrega de valor para as partes interessadas.
A Análise de Negócio e Gestão de Projetos são complementares de diversas formas: a gestão de projetos é responsável por gerenciar o início, planejamento, execução e encerramento de um projeto; também é responsável por definir o projeto, reduzi-lo para um conjunto de tarefas gerenciáveis, obter recursos apropriados e criar uma equipe para realizar o trabalho. Além de tudo isso, a gestão tem que se preocupar em estar preparados para monitorar e mitigar os riscos dos projetos ao longo do caminho, bem como descobrir maneiras de se adaptar às mudanças, já que nenhum projeto nunca parece ser exatamente como planejado.
As principais responsabilidades da Análise é identificar e gerenciar os requisitos, entender e suprir as necessidades e expectativas das partes interessadas, garantir a entrega de valor e demonstrar o ROI do produto resultante da gestão de projeto.