Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos
ModalidadeO curso de Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos é oferecido de maneira presencial.
DuraçãoConsultar informação.
Certificado oficialO diploma será entregue ao aluno após a conclusão do curso.
ConsideraçõesO objetivo deste curso é formar profissionais que atuem em programas ou serviços de reabilitação e de reinserção social, e no atendimento à pessoas que sofreram dependência química. Irá trabalhar diretamente com enfermeiros e outros profissionais da saúde.
Dirigido aO curso está destinado aos profissionais que desejam saber mais sobre o processo de reabilitação de dependentes químicos e que pensam em trabalhar nessa área.
Área de atuaçãoO profissional deste curso irá desempenhar suas funções em hospitais, clínicas de reabilitação e outras instituições.
Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos
Dirigido aÉ o profissional que atua em programas e/ ou serviços de reabilitação e de reinserção social de pessoas com transtornos decorrentes do uso ou do abuso de substâncias psicoativas. É subordinado diretamente a um enfermeiro e compõe equipes multidisciplinares, juntamente com os diversos profissionais de nível superior da área da Saúde e de Serviço Social, em hospitais, em clínicas de reabilitação e em comunidades terapêuticas em geral. Participa e executa atividades de reabilitação psicossocial nestes estabelecimentos de saúde. Presta serviços sociais, orientando indivíduos dependentes químicos, as respectivas famílias, comunidades e instituições públicas e/ ou privadas, a respeito de questões de saúde em relação à dependência química, de direitos e deveres (normas, códigos e legislação), sobre serviços e recursos sociais e programas de educação na área.
TitulaçãoTécnico em Reabilitação de Dependentes Químicos
ConteúdoSÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Módulos I e II
Auxiliar de Enfermagem - aproveitamento de estudos
Módulo III e IV
1. Distinguir os sinais e sintomas dos quadros agudos e crônicos de transtornos mentais em decorrência da dependência química.
2. Analisar e aplicar diversas formas de tratamento dos transtornos mentais associados a dependência química.
3. Analisar aspectos específicos relacionados aos procedimentos e cuidados de enfermagem ao cliente/paciente com intercorrências psiquiátricas em decorrência da dependência química.
4. Interpretar leis específicas da saúde mental, dos tratamentos psiquiátricos e o código dos Direitos Humanos
5. Identificar paciente agonizante.
6. Interpretar princípios da bioética no tratamento de dependência química.
7. Interpretar as normas e rotinas de trabalho das unidades assim como as de funcionamento e utilização dos equipamentos e materiais específicos.
8. Correlacionar os princípios de enfermagem que devem ser aplicados para prevenir agravos, complicações e seqüelas no atendimento ao cliente/paciente grave em decorrência de dependência química
9. Identificar a organização, a estrutura e o sistema de funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva - UTI.
10. Identificar, nos diferentes ambientes e situações de vida, os fatores sociais, ambientais, psicológicos e de relações interpessoais que podem desencadear ou facilitar o uso indevido de substâncias psicoativas.
11. Participar da implantação de medidas, de ações e de programas que contribuam para mudar situações estabelecidas ou prevenir o surgimento de fatores que desencadeiem, estimulem ou facilitem o uso indevido de drogas.
12. Analisar a importância da reabilitação psicossocial em tratamento de dependência química
13. Identificar as bases de natureza bioquímica e psicossocial relacionadas à dependência química e aos problemas a ela correlatos.
14. Aplicar técnicas e procedimentos de observação de comportamento, de abordagem e de entrevista recomendados e preconizados para os diferentes casos de dependência química.
15. Identificar e aplicar diferentes técnicas terapêuticas e de reinserção social de dependentes químicos prescritas.
16. Integrar-se a atividades culturais no meio social do paciente dependente químico.
17. Identificar e avaliar conseqüências e riscos característicos do trabalho na área de reabilitação de dependência química, com vistas à manutenção da saúde e da segurança pessoal e coletiva no ambiente profissional.
Mercado de trabalho
Hospitais, clínicas e centros de reabilitação de dependentes químicos, públicos ou privados.
Certificações
Módulos I e II: Auxiliar de Enfermagem (Qualificação profissional técnica de nível médio - aproveitamento de estudos)
Módulos I, II, III e IV: Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos (Habilitação profissional técnica de nível médio)