ModalidadeO curso de Técnico em Processamento de Carnes é presencial.
DuraçãoConsultar informação.
Certificado oficialO título será entregue ao aluno após o fim do curso.
ConsideraçõesO objetivo deste curso é formar profissionais habilitados para coordenar e supervisionar atividades relacionados aos processos de abate de animais e do tratamento de produtos finais em frigoríficos e afins observando a qualidade e a higiene da produção destes produtos.
Dirigido aPara todos os interessados neste curso.
Área de atuaçãoAtravés deste curso o profissional vai melhorar o seu currículo e poderá disputar melhores vagas no mercado de trabalho.
Dirigido aÉ o profissional que planeja, executa, coordena e/ou supervisiona atividades pertinentes aos processos de abate de animais e desossa das respectivas carcaças, de tratamento de produtos cárneos (cozimento, defumação, tingimento, embalagem), em frigoríficos e afins, zelando pela qualidade, pela higiene e pela gestão pessoal e comercial da produção, assim como participa de pesquisas para melhoria, adequação e desenvolvimento de novos produtos e processos.
TitulaçãoTécnico em Processamento de Carnes
ConteúdoSÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Módulos I e II
1. Planejar, executar, implementar, coordenar e/ou supervisionar procedimentos de controle de qualidade e de higienização no ambiente fabril.
2. Planejar e executar tarefas de recebimento de matérias-primas e de encaminhamento de derivados cárneos para as etapas do processo de industrialização.
3. Verificar condições de funcionamento, estado de conservação e higienização de equipamentos e de ambientes destinados a recebimento de carnes.
4. Supervisionar etapas dos processos de industrialização de produtos cárneos, zelando pelo cumprimento de normas de saúde e de segurança no trabalho, de qualidade, de produtividade e de rendimento.
5. Estocar e manipular os produtos dos processos de industrialização de produtos cárneos, de acordo com normas de higiene e de qualidade especificadas.
6. Atuar de acordo com normas de conservação ambiental nos procedimentos de descarte de resíduos químicos e orgânicos.
7. Coordenar e capacitar equipes de controle de qualidade e de higienização industrial.
8. Elaborar documentação técnica e operacional.
Módulo III
9. Cozinhar, em grandes quantidades, carnes de várias espécies, utilizando aparelhos de cocção como caldeiras, cubas e outros.
10. Executar atividades relativas aos processos de envase e de fechamento de embalagens.
11. Preparar embutidos de diversas naturezas, por meio de técnicas de seleção, de limpeza e de mistura de ingredientes, como carnes, toucinho e condimentos, de acordo com especificações de produção.
12. Salgar carnes, pescados e outros produtos alimentícios, por meio de imersão em tanques de salmoura.
13. Defumar carnes, pescados e outros produtos alimentícios, por meio da utilização de fornos ou de câmaras de defumação.
14. Avaliar produtos finais de processos de industrialização de produtos cárneos.
15. Verificar condições de funcionamento, estado de conservação e higienização de equipamentos e de ambientes, de acordo com os procedimentos estabelecidos.
16. Planejar, dimensionar, executar, coordenar, acompanhar, controlar e/ou supervisionar etapas dos processos de industrialização de produtos cárneos, zelando pelo cumprimento de normas de saúde e de segurança no trabalho, de qualidade, de produtividade e de rendimento.
17. Estocar e manipular os produtos dos processos de industrialização de produtos cárneos, de acordo com normas de higiene e de qualidade especificadas.
18. Atuar de acordo com normas de conservação ambiental nos procedimentos de descarte de resíduos químicos e orgânicos.
19. Capacitar equipes de tratamento (cozimento, defumação, tingimento, embalagem) de produtos cárneos.
Módulo IV
20. Planejar, dimensionar, executar, coordenar, acompanhar, controlar e/ou supervisionar atividades pertinentes aos processos de abate de animais e de desossa das respectivas carcaças.
21. Planejar, dimensionar, executar, coordenar, acompanhar, controlar e/ou supervisionar atividades pertinentes aos processos de tratamento de produtos cárneos (cozimento, defumação, tingimento, embalagem).
22. Operar, organizar e/ou supervisionar linhas de produção, participando da distribuição de tarefas e de recursos humanos e materiais.
23. Verificar condições de funcionamento, estado de conservação e higienização de equipamentos e de ambientes, de acordo com os procedimentos estabelecidos.
24. Operar, organizar e/ou supervisionar etapas dos processos de industrialização de produtos cárneos, zelando pelo cumprimento de normas de saúde e de segurança no trabalho, de qualidade, de produtividade e de rendimento.
25. Estocar e manipular os produtos dos processos de industrialização de produtos cárneos, de acordo com normas de higiene e de qualidade especificadas.
26. Atuar de acordo com normas de conservação ambiental nos procedimentos de descarte de resíduos químicos e orgânicos.
27. Capacitar equipes de abate, de desossa, de controle de qualidade, de higienização e de industralização de produtos cárneos.
28. Elaborar documentação técnica e operacional.
Mercado de trabalho
Frigoríficos, açougues e propriedades rurais/ empresas com atividades relacionadas.
Certificações
Módulos I e II: Auxiliar de Processamento de Carnes (Qualificação profissional técnica de nível médio)
Módulos I, II e III: Operador de Processamento de Carnes (Qualificação profissional técnica de nível médio)
Módulos I, II, III e IV: Técnico em Processamento de Carnes (Habilitação profissional técnica de nível médio)
Eu adorei o Curso Técnico em Processamento de Carnes. Na minha opinião, este curso do CEETEPS - Centro Paula Souza foi muito bem elaborado e eu aprendi muito com ele.
Eu adorei o Curso Técnico em Processamento de Carnes. Na minha opinião, este curso do CEETEPS - Centro Paula Souza foi muito bem elaborado e eu aprendi muito com ele.
Suzeli Pereira Teixeira
Curso Técnico em Processamento de Carnes - Junio 2011