ModalidadeO curso de Técnico em Órteses e Próteses é presencial.
DuraçãoConsultar informação.
Certificado oficialO título será entregue ao aluno após o fim do curso.
ConsideraçõesEste curso tem como objetivo fazer com que o profissional se aprofunde nos estudos de fisiologia para detectar anomalias de músculos e de ligamentos e executar a produção de aparelhos ortopédicos desde os procedimentos iniciais até a entrega e o teste do aparelho no paciente.
Dirigido aA todos aqueles que gostam de medicina, biologia, etc.
Área de atuaçãoO profissional deste curso irá trabalhar em clínicas especializadas.
Dirigido aÉ o profissional que, de acordo com as especificidades de cada caso e com as prescrições médicas, avalia e executa a produção de aparelhos ortopédicos - órteses e próteses - desde os procedimentos de tomada de medidas e moldagem em gesso até as etapas de confecção definitiva em oficina e adaptação do paciente a estes equipamentos, bem como sua manutenção e ajustes periódicos. Gerencia atividades técnico-administrativas da oficina ortopédica, como a comercialização de produtos, o controle de estoques, de procedimentos e de qualidade final, de acordo com a legislação normalizadora da área técnica.
TitulaçãoTécnico em Órteses e Próteses
ConteúdoSÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Módulos I e II
1. Analisar metodologias de assepsia, de anti-sepsia, de desinfecção, de descontaminação e de esterilização, identificando suas principais características.
2. Identificar a fisiologia e detectar anomalias de músculos, de tendões, de ligamentos, de nervos, de ossatura e de articulação.
3. Interpretar prescrições médicas de equipamentos ortopédicos - órteses e/ ou próteses - e fisioterapêuticas.
4. Analisar os diversos tipos e aplicações de órteses e de próteses ortopédicas.
5. Analisar e avaliar relações custo-benefício em aspectos produtivos e de comercialização de órteses e de próteses.
6. Identificar características e propriedades de materiais, de insumos, de máquinas e de equipamentos utilizados na produção de órteses e de próteses.
7. Avaliar recursos de informática e suas aplicações no planejamento e na execução da produção de órteses e de próteses.
8. Avaliar em cada paciente, sob supervisão médica, características físicas (irregularidades anatômicas, contusões, calosidades, ferimentos, protuberâncias etc) relevantes para os processos de confecção e de implantação de próteses e órteses.
9. Confeccionar moldes gessados de próteses e de órteses, com base na avaliação prévia de cada caso e nas respectivas prescrições médicas.
10. Produzir, sob supervisão médica especializada e de acordo com modelagem e avaliação prévias, próteses (de membro inferior e de membro superior) e órteses (para membro inferior, para membro superior e para o tronco).
11. Analisar e identificar tecnologias de Biomecânica aplicadas à produção de órteses e de próteses ortopédicas.
Módulo III
12. Identificar princípios de administração fnanceira, visando ao estabelecimento de preços dos serviços e dos produtos finais - órteses e próteses e de custos operacionais.
13. Identificar princípios de administração de serviços, objetivando a organização dos trabalhos produtivos, dos de comercialização e a auto-gestão da oficina ortopédica.
14. Analisar provas e demais procedimentos de adaptação de próteses e/ ou de órteses aos pacientes.
15. Assessorar médicos e pacientes quanto a informações sobre os componentes referentes a órteses e a próteses mais adequados para cada caso.
16. Analisar técnicas e realizar procedimentos de manutenção corretiva e preventiva em órteses e em próteses.
17. Analisar materiais, os insumos, as máquinas e os equipamentos a serem utilizados na produção da órteses e/ ou da prótese.
18. Analisar métodos e técnicas de confecção de órteses e de próteses, utilizando os recursos necessários e os disponíveis, como os de informática, de representações gráficas etc.
19. Controlar a qualidade dos processos, dos insumos e dos produtos, em todas as fases da confeção da órtese e/ ou da prótese.
20. Analisar o funcionamento e o rendimento da órtese e/ ou da prótese, nas fases de adaptação ao paciente e de manutenção.
Mercado de trabalho
Oficinas ortopédicas e centros de reabilitação física que contem com área de Ortopedia Técnica.
Certificações
Módulos I e II: Assistente de Confecção de Órteses e Próteses (Qualificação profissional técnica de nível médio)
Módulos I, II e III: Técnico em Órteses e Próteses (Habilitação profissional técnica de nível médio)