ModalidadeO curso de Técnico em Nutrição e Dietética é presencial.
DuraçãoConsultar informação.
Certificado oficialO título oferecido será entregue ao aluno após a conclusão do curso.
ConsideraçõesEste curso tem como objetivo formar o profissional capaz de analisar as necessidades nutricionais básicas do ser humano, identificar as doenças ou distúrbios do sistema digestivo e elaborar dietas especiais para pacientes com restrições alimentares.
Dirigido aA todos os interessados em estudar Nutrição.
Área de atuaçãoO aluno poderá conseguir um emprego em hospitais, ambulatórios, clínicas de estética, escolas, empresas etc.
Dirigido aÉ o profissional que atua em atividades relacionadas à alimentação e nutrição com vistas à promoção, à prevenção, à manutenção e à recuperação da saúde de indivíduos e/ou coletividades. Desenvolve também atividades de supervisão e controle técnico-administrativo da área de alimentação e nutrição.
TitulaçãoTécnico em Nutrição e Dietética
ConteúdoSÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Módulo I
1. Identificar as etapas do processo de produção de refeições assim como as características organolépticas dos alimentos.
2. Utilizar métodos de controle higiênico-sanitários para evitar alterações nos alimentos e identificar medidas de saneamento da UAN (abastecimento de água, limpeza da caixa d´água, água servida, lixo, insetos e roedores.
3. Identificar princípios éticos de forma a adotar uma postura adequada ao trato com o cliente ou comunidade e com outros profissionais da equipe de trabalho.
4. Classificar as empresas de alimentação e nutrição e avaliar o padrão de qualidade do seu trabalho e do trabalho de toda a UAN.
5. Analisar e monitorar métodos de esterilização e desinfecção de utensílios, de ambientes e de equipamentos.
Módulo II
6. Relacionar a alimentação equilibrada com a manutenção da saúde, o bem estar e a disposição para o trabalho.
7. Identificar e avaliar as conseqüências e perigos dos riscos que caracterizam o trabalho nesta área, com vistas a sua própria saúde e à segurança no ambiente profissional.
8. Orientar e aplicar os princípios do método HACCP para identificação e controle de pontos críticos.
9. Relacionar os distúrbios nutricionais aos efeitos que os mesmos provocam no organismo humano, analisando os mecanismos da fisiologia da nutrição e identificar os vários tipos de dietas especiais e suas características, adequando-as aos tratamentos dietoterápicos (dietas de rotina e dietas modificadas).
10. Identificar as necessidades nutricionais nos diferentes estados fisiológicos e fases do ciclo vital.
11. Identificar ou criar condições favoráveis à obtenção e ao consumo de alimentos regionais, associando dados socioeconômicos e de saúde com a disponibilidade de alimentos na família e na comunidade.
12. Identificar doenças relacionadas ao ambiente e aos processos de trabalho, assim como as respectivas ações preventivas.
13. Correlacionar o porcionamento de alimentos de cardápios com o estabelecido per capita.
14. Identificar as medidas de adequação de espaço físico, de equipamentos e de condições ergonômicas, bem como de racionalização do trabalho na UAN.
15. Identificar as técnicas de comunicação para o desenvolvimento dos trabalhos de orientação e educação alimentar destinados a indivíduos ou grupos.
16. Analisar as estratégias empregadas pela população local para viabilizar o atendimento as suas necessidades de saúde, propiciando alternativas contextualizadas de alimentação.
17. Analisar rotinas e protocolos de trabalho, com a finalidade de propor a atualização e a contextualização desses procedimentos.
18. Identificar necessidades de treinamento e/ou atualização do pessoal operacional da UAN, propondo medidas de capacitação de recursos humanos.
Módulo III
19. Identificar os paradigmas que norteiam o planejamento e a ação dos profissionais da área de Saúde: o ser humano integral, os condicionantes e determinantes dos processos saúde e doença, os princípios éticos, as normas do exercício profissional, a qualidade no atendimento, a preservação do ambiente e o compromisso social com a população.
20. Identificar e analisar os fundamentos da Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), técnicas de gerenciamento e de desenvolvimento de recursos humanos e Manual de Boas Práticas da UAN.
21. Analisar as necessidades nutricionais básicas do ser humano, bem como as normas de nutrição e dietética nas ações de combate aos distúrbios nutricionais individuais e/ ou da população.
22. Identificar novas tecnologias a serem empregadas no trabalho da área de alimentação e nutrição.
23. Identificar práticas alimentares em situações especiais (problemas com aleitamento, desmame, alterações digestivas e outras).
24. Decodificar a linguagem de sinais utilizados em saúde e segurança do trabalho, a fim de identificar os equipamentos de proteção individual (EPI) e os equipamentos de proteção coletiva (EPC).
25. Identificar os indicadores socioeconômicos e de saúde ligados aos distúrbios nutricionais e os programas ou projetos especiais relacionados à recuperação do estado nutricional de indivíduos ou de grupos.
26. Identificar as alterações fisiopatológicas do sistema digestório.
27. Interpretar manuais de funcionamento dos equipamentos industriais utilizados na área de alimentação e nutrição.
Mercado de trabalho
Hospitais, creches, asilos, ambulatórios, unidades básicas de saúde, indústrias, unidades de alimentação, cozinhas experimentais, indústrias de alimentos, restaurantes comerciais, supermercados, instituições de educação alimentar, empresas que fornecem cestas básicas.
Certificações
Módulo I: Agente Sanitário de Alimentos (Qualificação profissional técnica de nível médio)
Módulos I e II: Assistente em Preparação e Distribuição de Alimentos(Qualificação profissional técnica de nível médio)
Módulos I, II e III: Técnico em Nutrição e Dietética (Habilitação profissional técnica de nível médio)
O curso Técnico em Nutrição e Dietética do Centro de Paula Souza possui bons professores.
Josiane Santona
Curso Técnico em Nutrição e Dietética - Marzo 2012
Me recomendaram o curso e realmente foi muito bom!
Sandra Paulo
Curso Técnico em Nutrição e Dietética - Agosto 2011
Método de ensino muito bom, professores qualificado, infraestrutura compatível.
Karina Leite
Curso Técnico em Nutrição e Dietética - Agosto 2011
Curso excelente
Divânia Aparecida Nogueira
Curso Técnico em Nutrição e Dietética - Junio 2011
um ótimo curso, com ótimos professores. me ajudou muito no mercado de trabalho.
Anônimo
Curso Técnico em Nutrição e Dietética - Junio 2011