ModalidadeO curso Técnico em Gestão Ambiental é presencial na CEETEPS.
DuraçãoConsultar informação.
Certificado oficialA CEETEPS disponibiliza um certificado ao aluno que conclui o curso.
ConsideraçõesA CEETEPS realiza várias atividades anuais, como workshops voltados às atividades de troca de experiências entre pesquisadores e profissionais, permitindo, dessa maneira, a discussão sobre temas relacionados à inovações tecnológicas.
O profissional que conclui o Curso Técnico em Gestão Ambiental tem conhecimento necessário para fazer os laudos e as fiscalizações ambientais. ALém disso, ele sabe como atuar na prevenção e promoção da preservação ambiental.
Dirigido aO curso está direcionado ao aluno que deseja aprender novas ferramentas de assessoria técnica e elaboração de laudos e licenciamentos relativos à profissão.
Área de atuaçãoAtualmente o mercado para o profissional é amplo, dado a crescente conscientização sobre as necessidades de preservação ambiental.
Os profissionais dessa área são muito requisitados, tanto no setor privado quanto no setor público.
Dirigido aÉ o profissional que identifica intervenções ambientais, analisando suas conseqüências e propondo ações para prevenção, otimização, minimização e/ou remediação de seus efeitos, utilizando, para isso, tecnologias disponíveis associadas às diversas áreas do conhecimento. Atua de forma proativa e ética no gerenciamento ambiental, na avaliação de riscos ambientais e na prevenção da poluição. Presta assessoria técnica na elaboração de laudos e licenciamentos relativos à área. Implementa programas relativos à qualidade e à educação ambiental, seguindo os princípios da legislação.
TitulaçãoTécnico em Gestão Ambiental
ConteúdoSÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Módulos I e II
1. Identificar e avaliar as conseqüências e perigos dos riscos que caracterizam o trabalho na área ambiental, com vistas à própria saúde e a segurança e de outrem.
2. Relacionar as características geomorfológicas e hídricas dos ambientes com suas paisagens, por meio de imagens cartográficas, fotográficas e de levantamentos in locco.
3. Avaliar os grandes impactos ambientais globais e suas conseqüências socioeconômicas.
4. Identificar as etapas para a elaboração de projetos de intervenção ambiental, de acordo com normas e padrões da metodologia científica.
5. Classificar os recursos hídricos de acordo com suas características físico-químicas e microbiológicas, relacionando-os ao uso e à ocupação do solo, à conservação e à preservação desses recursos superficiais e subterrâneos.
6. Avaliar as políticas de matriz energética, nas esferas nacional e internacional.
7. Identificar os parâmetros e os padrões de qualidade dos indicadores de poluição líquida, sólida e gasosa, aplicando tecnologias de redução e/ou minimização na fonte das emissões de resíduos líquidos, sólidos e gasosos.
8. Analisar a prática de educação ambiental como modelo de gestão na utilização e na exploração dos recursos naturais e nos processos produtivos.
Módulo III
9. Interpretar políticas de valorização do meio ambiente como fonte de recursos econômicos.
10. Planejar a gestão dos espaços das unidades de conservação ambiental, públicas e privadas, reconhecendo-as como instrumento de pesquisa, conservação e proteção dos mananciais, da biodiversidade regional e como instrumento de educação ambiental e de lazer, com vistas à auto-sustentabilidade.
11. Analisar e selecionar informações e dados para elaboração e para o acompanhamento de projetos, estabelecendo indicadores de monitoramento e resultado.
12. Analisar e gerenciar projetos de parcelamento e uso do solo urbano.
13. Analisar as etapas dos processos de licenciamento, acompanhando e avaliando seus resultados.
14. Identificar níveis de competências em tomada de decisões na área ambiental, tendo em vista os órgãos públicos existentes.
Mercado de trabalho
Estabelecimentos industriais e agroindustriais, empresas agropecuárias, mineradoras, empresas públicas de controle de poluição, empresas de consultoria, órgãos públicos, prefeituras municipais, parques e reservas ambientais e centros de pesquisa.
Certificações
Módulos I e II: Agente de Prática Ambiental (Qualificação profissional técnica de nível médio) Módulos I, II e III: Técnico em Gestão Ambiental (Habilitação profissional técnica de nível médio)
Muito bom esse curso, muito válido para o mundo atual.
Eduardo Costa Viveiros
Curso Técnico em Gestão Ambiental - Agosto 2011