ModalidadeO curso Técnico em Farmácia poderá ser realizado no CENTRO CEETEPS de modo presencial.
DuraçãoConsultar informação.
Certificado oficialO estudante receberá um certificado ao finalizar suas atividades acadêmicas.
ConsideraçõesEnsinar ao aluno sobre a produção de conhecimento científico sempre foi um dos principais objetivos das Escolas Técnicas de CEETEPS.
O Técnico em Farmácia trabalha sendo supervisionado pelo farmacêutico. O aluno aprenderá a dar a correta orientação para os clientes e a conferir as receitas.
Dirigido aO curso está direcionado às pessoas que desejam aprender sobre o preparo de soluções químicas e no controle de qualidade de matérias-primas farmacêuticas.
Área de atuaçãoO campo de trabalho é promissor, pois atinge o setor privado, em especial para o profissional que atua no setor industrial ou de cosméticos.
Dirigido aÉ o profissional que, sob supervisão direta do farmacêutico, atua no recebimento, triagem, armazenamento e dispensação de produtos farmacêuticos. Realiza conferência e aviamento de receitas, orientando pacientes quanto à utilização dos medicamentos. Auxilia no preparo de soluções químicas e no controle de qualidade de matérias-primas e de equipamentos. Opera sistemas de cadastramento de clientes e de fornecedores e documenta procedimentos farmacêuticos. Zela pela manutenção e pela limpeza de instrumentos e de ambientes de trabalho.
TitulaçãoTécnico em Farmácia
ConteúdoSÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Módulos I e II
1. Identificar fundamentos de higiene, saneamento e profilaxia, visando promover ações de saúde junto ao cliente/comunidade.
2. Atuar como cidadão e profissional de saúde na prestação de primeiros socorros a vítimas de acidentes ou mal súbito visando a manutenção da vida e a prevenção de complicações até a chegada de atendimento especializado.
3. Prevenir, controlar e avaliar a contaminação por meio da utilização de técnicas adequadas de transporte, armazenamento, descarte de fluídos e de resíduos, assim como de limpeza e ou desinfecção de ambientes e equipamentos, no intuito de se proteger e proteger o cliente/usuário contra os riscos biológicos.
4. Identificar as técnicas de pesagem, de transferência de materiais, de filtração, de destilação e de preparo de soluções.
5. Identificar e classificar os diversos tipos de produtos farmacêuticos, as diferentes formas farmacêuticas, sua composição e respectivas técnicas de preparação.
6. Identificar a importância da correta técnica de conservação dos medicamentos, fatores intrínsecos e extrínsecos que alteram a conservação dos mesmos e os métodos de esterilização e desinfecção de medicamentos.
7. Executar e manter a organização dos produtos recebidos, respeitando as peculiaridades inerentes aos medicamentos e demais produtos farmacêuticos.
8. Diferenciar nomes genéricos, comerciais e químicos de medicamentos e de princípios ativos.
9. Identificar as diferentes concentrações dos medicamentos.
10. Interpretar as legislações e normas de segurança e os elementos básicos de prevenção de acidentes no trabalho, avaliando as condições de trabalho e as situações de risco.
11. Avaliar e utilizar recursos de informática específicos na área, mantendo-se atualizado com relação às novas linguagens e aos novos programas.
12. Planejar sistema de cadastramento de fornecedores por materiais.
13. Analisar e ser capaz de prever situações que representem riscos ou desrespeito à integridade física, mental, moral e social dos cidadãos e selecionar procedimentos que possam evitá-las.
Módulo III
14. Caracterizar e utilizar técnicas de análise de matérias-primas e de processos produtivos.
15. Identificar os principais sistemas de dispensação de medicamentos, interpretando a legislação que regula as atividades do comércio farmacêutico e as determinações da vigilância sanitária e dos direitos do consumidor/usuário.
16. Caracterizar o processo organizacional na farmácia, relacionando pessoas, produtos, departamentos e setores.
17. Interpretar prescrições médicas, efetuando conversões de medidas e dosagens, aplicando as determinações legais quanto ao atendimento de prescrição, inclusive com relação a medicamentos sujeitos a controle especial, dentro dos princípios técnicos e éticos.
18. Identificar as principais classes de princípios ativos vegetais e respectivas ações farmacológicas.
19. Ler e interpretar os dados constantes de bulas de medicamentos a fim de orientar os clientes.
20. Interpretar o significado e os objetivos da lista de insumos que integram os produtos a serem produzidos.
21. Dimensionar e organizar espaços físicos, instalações e equipamentos destinados ao recebimento de recursos materiais.
22. Interpretar e aplicar normas do exercício profissional e princípios éticos que regem a conduta do profissional de saúde.
23. Analisar perda de materiais decorrentes de problemas de estocagem, de manejo e de vencimento do prazo de validade.
24. Interpretar e avaliar ações dos produtos farmacêuticos e correlatos e aplicar técnicas de atendimento e orientações a clientes.
25. Interpretar e aplicar as normas das "Boas Praticas de Produção e Dispensação em Farmácias e Drogarias".
26. Responsabilizar-se pela elaboração e execução de projetos compatíveis com sua formação profissional.
Mercado de trabalho
Farmácias de manipulação, clínicas médicas, hospitais e indústrias farmacêuticas.
Certificações
Módulos I e II: Auxiliar de Farmácia (Qualificação profissional técnica de nível médio)
Módulos I, II e III: Técnico em Farmácia (Habilitação profissional técnica de nível médio)