Solicitar informações
Análise do educedu
Alisson Soria
Curso Técnico em Dança
-
Modalidade O curso de Técnico em Dança é presencial.
-
Duração Consultar informação.
-
Certificado oficial O aluno poderá contar com um certificado de Técnico em Dança ao finalizar o curso.
-
Considerações As atividades do Centro deram início em 1969.
Desde então, a instituição pensava em criar um modelo que atendesse às necessidades do presente e do futuro profissional.
Este curso Técnico em Dança qualifica o profissional para a criação de coreografias e também para dar aulas de dança. Parte do conteúdo envolver dança clássica, moderna e contemporânea.
-
Dirigido a O curso de Técnico em Dança está preparado para pessoas que são amantes da arte de dançar e que desejam criar, desenvolver e coordenar ações e projetos de dança.
-
Área de atuação Um dançarino pode atuar no corpo de balé de companhias nacionais ou estrangeiras, academias de dança, emissoras de televisão, teatro e magistério.
Curso Técnico em Dança
-
Dirigido a
É o profissional que atua como intérprete e coreógrafo em espetáculos, performances e eventos de artes do espetáculo nas atividades de dança, bem como atua na área de gestão de atividades de dança, criando, desenvolvendo e coordenando ações, projetos e programas culturais em instituições públicas e privadas, fundações e organizações não-governamentais. Procede à preparação física e ao ensaio de coreografias. Planeja, avalia e desenvolve, em conjunto com o professor de dança de nível superior, ações pedagógico-artísticas nos ensinos fundamental, médio e técnico, bem como na modalidade informal (em estúdios, em centros de cultura, em empresas, entre outros). Atua como pesquisador e instrutor educacional de dança clássica, moderna e contemporânea.
-
Titulação
Técnico em Dança
-
Conteúdo
SÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Módulos I e II
1. Pesquisar e distinguir aspectos de diversos estilos e produtos de Arte: artes plásticas, música, etc. e sua relação com atividades de dança.
2. Pesquisar e interpretar aspectos referentes a períodos históricos canônicos estabelecidos pela história da dança, em relação às culturas que os produziram.
3. Analisar a relação entre som e movimento nos diferentes estilos de dança.
4. Apontar intersecções da dança com a fisiologia e com a cinesiologia.
5. Monitorar e avaliar o desenvolvimento de aula tradicional de balé clássico - treinamento em barra, centro, diagonal etc.
6. Interpretar e desenvolver técnicas e exercícios para treinamento da resistência física e da percepção espaço temporal.
7. Analisar os princípios e as características técnicas das principais escolas de dança moderna e contemporânea, colaborando no ensino dessas modalidades.
8. Monitorar o desenvolvimento de aulas-treinamento.
9. Avaliar a execução dos movimentos de dança clássica, moderna e contemporânea.
10. Correlacionar as técnicas de dança moderna, contemporânea e outras como a clássica, popular etc.
11. Interpretar terminologias do balé clássico, moderno e contemporâneo: nomenclatura dos passos.
12. Avaliar expressão corporal em dança clássica, moderna e contemporânea, em conjunto com o professor de nível superior.
13. Analisar e implementar propostas coreográficas de dança clássica, moderna e contemporânea.
14. Transmitir propostas coreográficas de dança clássica, moderna e contemporânea a elencos de bailarinos.
15. Monitorar ensaios de coreografias, individuais e coletivos.
16. Adequar repertórios tradicionais de dança clássica a novas propostas.
Módulo III
17. Analisar fundamentos, terminologias e características técnicas de danças populares, de tradição, de rua, de salão, urbanas e/ ou étnicas.
18. Participar do ensino e avaliar a aprendizagem e o desempenho de alunos de danças populares, de tradição, de ria, de salão, urbanas e/ ou étnicas, em conjunto com o professor de nível superior.
19. Transmitir a metalinguagem do ensino da dança.
20. Transmitir a terminologia da dança e suas formas de aplicação na atividade: nomenclatura dos passos, das coreografias e o jargão dos profissionais da área.
21. Transmitir aspectos e conceitos, das práticas e da linguagem musical intrínsecos ao estudo e à prática da dança: ritmo, pulso, andamento, compasso, fase musical, período musical etc.
22. Transmitir subsídios para análises críticas da produção em dança, em nível nacional e em nível internacional.
23. Analisar dados de pesquisas, de sondagens, de indicadores socioeconômicos e de outras informações pertinentes à atividade de produção de espetáculos de dança.
24. Participar do planejamento de utilização de recursos institucionais, financeiros, materiais, de suprimento e de serviços auxiliares de apoio em atividades de dança: produção de espetáculos, ensino de dança etc.
25. Planejar e supervisionar a construção de cenários e de demais elementos constituintes de espetáculos de dança, providenciando a aquisição de recursos humanos e de recursos materiais necessários às atividades de decoração, de confecção de cenários e de figurinos, de iluminação e de sonoplastia.
26. Analisar dados de pesquisas de público-alvo, de opinião, de tendências culturais etc., com vistas à produção de espetáculos de dança.
Mercado de trabalho
Escolas e outras instituições públicas e/ ou privadas relacionadas a dança, fundações e projetos culturais.
Certificações
Módulos I e II: Monitor de Dança Clássica, Moderna e Contemporânea (Qualificação profissional técnica de nível médio)
Módulos I, II e III: Técnico em Dança (Habilitação profissional técnica de nível médio)
Solicitar informações
Outro curso relacionado com dança