Curso de Redoc - Técnicas para Redação de Documentos Jurídicos
ModalidadeA forma de fazer o curso REDOC: Técnicas para redação de documentos jurídicos é presencial.
DuraçãoA carga horária deste curso é de 24 horas.
Certificado oficialNo final do curso a Esad dá um certificado para todos os alunos.
ConsideraçõesA Escola de Administração (Esad) é conhecida pelo seu trabalho de aperfeiçoamento na formação de profissionais de diferentes áreas.
No caso do curso REDOC: Técnicas para redação de documentos jurídicos, o aluno descobre como melhorar as variadas formas de escrever documentos jurídicos.
Devido ao aumento das vagas na esfera pública, é interessante que os aprovados em concurso público saibam quais termos devem ser utilizados, revisem seus conhecimentos de língua portuguesa e melhorem a oratória.
Dirigido aEste curso tem um público-alvo formado por trabalhadores do serviço público e jurídico.
Área de atuaçãoO profissional que estude as técnicas para redigir documentos jurídicos terá um diferencial em relação a seus colegas e, assim, mais oportunidades surgirão.
Curso de Redoc - Técnicas para Redação de Documentos Jurídicos
ObjectivosPropiciar ao profissional aprofundamento em sua formação argumentativa com o escopo de auxiliá-lo no emprego escorreito da língua portuguesa, com vistas a um desempenho de excelência na formatação de suas peças bem como no exercício de sua oratória.
Dirigido aPÚBLICO ALVO
Profissionais da área do Direito: advogados, defensores, procuradores, todos que usam a língua como abertura e continuidade do canal jurídico, jamais seu fecho, seu fim.
TitulaçãoREDOC - TECNICAS PARA REDAÇÃO DE DOCUMENTOS JURÍDICOS
Conteúdo PROGRAMA DO CURSO
1- Verbo: Concordância – estudo das relações entre os componentes frasais: termo prioritário, termos secundários, casos facultativos; Estilo – estudo das relações entre as frases e os períodos quanto à questão semântica dos modos e tempos verbais.
2- Semântica e Linguagem Jurídica: Homonímia e Paronímia – termos similares: os equívocos; Polissemia – termos que se repetem, e se mantêm únicos. Produção
3- Regência e Crase: Estilística da Preposição – estudo dos valores nocionais empregados pela mesma preposição;
4- Impessoalidade: o discurso impessoal; formas de elaborar textos sem emoção; Paralelismo: a manutenção do ideário textual, sem as falhas que inutilizam a argumentação;
5- Raciocínio Lógico: silogismo e sofisma; tese e antítese; Argumentação: as Falácias da argumentação e a contra-argumentação;
6- Coerência e Coesão – a dêixis (relações anafóricas, catafóricas e exofóricas) como elemento de não-repetição; a omissão;
7- Processos de Referência – dedução, indução e abdução; os processos de recorrência e inferência; Oratória;
8- Pontuação: casos gerais e especiais; a estilística (relações semânticas).
9- Produção de duas peças jurídicas: Habeas corpus e Parecer.