Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares
ModalidadeA pós-graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares é realizada de forma presencial.
DuraçãoConsulte o centro para conseguir a informação.
Certificado oficialAo finalizar o curso de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares se outorga um diploma aos estudantes.
ConsideraçõesA Faculdade Federal de Pernambuco (UFPE) com a pós-graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares tem como meta proporcionar aos profissionais uma preparação no estudo dos mecanismos de degradação e estabilização nos sistemas poliméricos expostos às radiações de baixa e alta energia.
Os profissionais poderão amplificar blendas e compósitos poliméricos com o propósito de produzir novos produtos estáveis às radiações, gerar o desenvolvimento de dosímetros plásticos a base de polímeros condutores e isolantes e criar novas formulações de estabilizantes radiolíticos a base de nanotubos de polianilina.
Dirigido aA pós-graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares é indicada á graduados em Engenharia, Física, Química, Geologia e Agronomia.
Área de atuaçãoConcluída a pós-graduação em tecnologias energéticas e nucleares, o profissional poderá exercer na área de atuação realizando aplicações de radioisótopos na agricultura e meio-ambiente, aplicações de radioisótopos na indústria e medicina, dosimetria e instrumentação, engenharia de reatores, fontes renováveis de energia.
Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares
ConteúdoLinhas de pesquisa
Aplicações das Radiações em Sistemas Poliméricos
Seu objetivo é estudar os mecanismos de degradação e estabilização nos sistemas poliméricos expostos às radiações de baixa e alta energia. Desenvolver blendas e compósitos poliméricos com a finalidade de gerar novos produtos estáveis às radiações. Desenvolver dosímetros plásticos a base de polímeros condutores e isolantes. Desenvolver novas formulações de estabilizantes radiolíticos a base de nanotubos de polianilina.
Dosimetria e Instrumentação Nuclear
O Grupo de Dosimetria e Instrumentação Nuclear (DOIN) é um dos 10 grupos de pesquisa do Departamento de Energia Nuclear (DEN). As pesquisas desenvolvidas por este grupo têm resultado na transferência de tecnologia para a indústria nacional, com a produção de equipamentos para a dosimetria de feixes de raios-X de baixa e alta energia e de radiação gama do Co-60 e Cs-137 e de detectores de radiação ionizante. Além disso, as pesquisas desenvolvidas têm resultado na melhoria de qualidade da imagem radiológica e na implantação de programas de garantia de qualidade em diversos institutos de radiodiagnóstico e de medicina nuclear. O grupo vem sendo apoiado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e na área de medicina nuclear é um dos centros de referência que foi instalado pela AIEA para o apoio aos institutos de medicina nuclear do país.
Saiba mais
Grupo de Radioquímica
Seu objetivo é formar recursos humanos e realizar pesquisas nas áreas de Radioquímica e Engenharia Química com a Aplicação de Técnicas Nucleares. O Grupo tem Cooperação com o Departamento de Química da UNICAP e de Engenharia Química da UFPE.
Grupo de radiotavidade ambiental
O Grupo de Radioatividade Ambiental desenvolve pesquisas que visam a determinação dos teores de radionuclídeos naturais no meio ambiente, bem como seu emprego como traçadores. São também estudados processos industriais que acarretam a concentração de radionuclídeos naturais em rejeitos. Dentre estes processos destacam-se a produção de fertilizantes fosfatados e a extração de petróleo.