ModalidadeA pós-graduação em Desenvolvimento Urbano é dada de forma presencial.
DuraçãoEsse curso tem o total de 390 horas com duração de 3 semestres.
Certificado oficialO aluno obtém um diploma da pós-graduação em Desenvolvimento Urbano quando finaliza com êxito o curso.
ConsideraçõesO curso de pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) tem por objeto capacitar arquitetos para o estudo morfológico da cidade e das edificações, levando a cabo as estruturas físicas e sociais. Inclui estudos referentes aos aspectos que formam o espaço urbano, se foca no interesse nos estudos morfológicos, na sintaxe espacial, na avaliação do espaço e do desenho urbano e na avaliação sobre as conseqüências que vai ter o entorno dos usuários e indivíduos.
Dirigido aA pós-graduação em Desenvolvimento Urbano é direcionada a candidatos com formação superior em Arquitetura e Urbanismo.
Área de atuaçãoFinalizada a pós-graduação em desenvolvimento urbano o profissional poderá trabalhar em empresas de arquitetura, construtoras ou em seu próprio estúdio de arquitetura.
ObjectivosA linha de pesquisa tem como objeto de estudo a morfologia da cidade e das edificações, abordando as estruturas físicas e sociais. Incorpora estudos relativos aos aspectos formadores do espaço urbano, centrando o interesse nos estudos morfológicos, na sintaxe espacial, na avaliação do espaço e do desenho urbano e em estudos sobre sua influência no grupo dos usuários e indivíduos.
Conteúdo
PROJETOS DE PESQUISA DESENVOLVIDOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS:
1) Espaço e crime: perfis espaciais (CNPq) 2) Hábitos de morar no morro (Facepe e CEF) 3) Valores da arquitetura pernambucana, 1970-2000 (Facepe, CNPq) 4) Produção do espaço público e expressão da subjetividade (CNPq) 5) Da casa à cidade: expressão da subjetividade e configuração espacial (CNPq) 6) O Espaço da arquitetura como objeto de interesse patrimonial (CNPq) 7) Reciclagem de estruturas urbanas: programas, tipos e estratégias deocupação habitacional em centros urbanos (CNPq) 8) Design e inovação na construção com gesso (Sinduscon) 9) Complexo Franciscano de Olinda (World Monuments Fund) 10) Obituário arquitetônico: Pernambuco moderno (Fundarpe) 11) Ainda Moderno? Arquitetura Contemporânea no Brasil (MinC)