ModalidadeA Pós-graduação em Roteiro para Cinema e TV é ministrada presencialmente na sede do curso.
DuraçãoA Pós-graduação em Roteiro para Cinema e TV tem carga horária de 360 horas/aula.
Certificado oficialA Universidade Veiga de Almeida outorga um diploma para os alunos da Pós-graduação em Roteiro para Cinema e TV.
ConsideraçõesA Pós-graduação em Roteiro para Cinema e TV, tem por objetivo formar profissionais para atuação na área audiovisual, produzindo e analisando roteiros para formatos de televisão, de cinema ficcional e documental.
A Universidade Veiga de Almeida, conta com um corpo docente capacitado e experiente na área e com um programa curricular amplo e atualizado que permite ao aluno aprimorar-se para a escrita e análise de roteiros.
Dirigido aA Pós-graduação em Roteiro para Cinema e TV poderá ser frequentada por qualquer profissional com ensino superior, interessado por essa área de formação.
Área de atuaçãoO profissional que concluir a pós-graduação com aprovação, estará capacitado para trabalhar em diferentes instituições, com produção audiovisual, ou de maneira autônoma desenvolvendo produtos nessa área.
Pós-graduação em Roteiro para Cinema e TV
ConteúdoPós-Graduação em Roteiro para Cinema e TV.
Próxima turma:
Dias e Horários:
Campus Tijuca: Início dia 31 de outubro de 2015.
Campus Tijuca: Sábados (quinzenais), das 8h às 18h
O curso de pós-graduação em Roteiro para Cinema e TV visa proporcionar conhecimentos gerais e específicos para a construção narrativa a fim de especializar o profissional para atuação na área audiovisual escrevendo e analisando roteiros para diversos formatos de televisão, cinema ficcional e documental.
Ao concluir o curso, o profissional estará apto a:
Escrever e formatar roteiros de documentários e ficção para cinema, programas de humor, seriados, séries e docudrama;
Analisar criticamente os diversos formatos de roteiros para produtos audiovisuais ficcionais e documentais em cinema e televisão;
Desenvolver projetos para inscrição de roteiros em editais de realização de filmes.
Diferenciais UVA:
Corpo docente com profissionais de formação acadêmica e experiência de mercado. Programa de curso abrangente que atende a vários formatos cinematográficos e televisivos. Equilíbrio entre a parte teórica e prática capacitando o aluno tanto para a escrita quanto para a análise de roteiros.
Público-alvo:
Graduados interessados em conhecer as técnicas de construção e análise de roteiros para cinema (ficção e documentário) e televisão (programas de humor, séries - micro e mini -, seriados e docudramas).
Inscrição e Informações:
A inscrição só será validada após a apresentação dos documentos, na secretaria do curso. No ato da matrícula em nossa secretaria será cobrado o valor do investimento da primeira cota em forma de boleto bancário.
Caso não haja abertura de turma por motivos previstos em contrato, os valores em nossa guarda, inclusive a taxa de inscrição, serão devolvidos de acordo com os processos internos previstos.
Compareça à secretaria do campus escolhido o mais rápido o possível para garantir a sua vaga e apresente os seguintes documentos:
- Cópia autenticada do diploma de graduação
- Cópia simples da Identidade
- Cópia simples do CPF
- Cópia simples do Comprovante de residência
- Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento
- 1 foto 3x4
Coordenação Geral:
Profa. Angélica Coutinho
Formação acadêmica:
Doutora e mestre em Literatura Brasileira com pesquisa sobre as relações entre a literatura, o cinema e a TV e a estrutura narrativa de roteiros. Por 20 anos, ministrou aulas em cursos de graduação de jornalismo e cinema no qual foram produzidos cerca de 500 curtas-metragens. Também ministrou aulas na Pós-Graduação em Jornalismo Cultural da UERJ como professora convidada.
Experiência profissional:
Trabalhou por 26 anos em televisão (TV Educativa/TV Brasil/ TV Manchete) e foi da equipe da comunicação da Casa da Leitura, da Fundação Biblioteca Nacional. Tem vários artigos sobre cinema, TV e literatura publicados em livros, é autora de livro de ficção e peça de teatro, além de ter produzido, roteirizado e dirigido o curta-metragem Frágeis afetos, adaptado de um conto de João Gilberto Noll. É membro da SOCINE e da ABRALIC. Atualmente, é especialista em regulação cinematográfica e audiovisual da Agência Nacional do Cinema - ANCINE.
Programa:
Disciplinas:
• Metodologia da Produção Técnico-Cientifica
• Estrutura Narrativa
Cine-Documentário
• Ficção Televisiva
• Linguagem Audiovisual
• Roteiro para Cinema – Documentário
• Roteiro para Cinema – Ficção
• Roteiro para TV – Programa de Humor e seriados
• Adaptação – A Literatura no Cinema
• Construção de Personagem
• Roteiro para TV – Série e Docudrama
• Editais e Projetos
• Seminários de Encerramento
• Produção Técnico-Científica
Investimento:
Campus Tijuca
Mensalidade:
18 parcelas de R$ 554,00*
Política de Incentivo:
- Ex-alunos formados pela UVA têm 20% de desconto.
- Professores e funcionários da UVA têm 30% de desconto.
- Empresas conveniadas com a UVA têm 20% de desconto.
* Os descontos não são cumulativos e têm validade a partir da 1ª cota.
** Serão considerados ex-alunos somente aqueles que tiverem concluído efetivamente algum curso e apresentarem o certificado (original ou cópia autenticada) da Universidade Veiga de Almeida.
*** Para pagamento à vista o acréscimo de 10% de desconto, com o total do benefício não podendo ultrapassar 30%.
Docentes:
Profa. Angélica Coutinho
Formação Acadêmica: Doutora e mestre em Literatura Brasileira com pesquisa sobre as relações entre a literatura, o cinema e a TV e a estrutura narrativa de roteiros. Por 20 anos, ministrou aulas em cursos de graduação de jornalismo e cinema no qual foram produzidos cerca de 500 curtas-metragens. Também ministrou aulas na Pós-Graduação em Jornalismo Cultural da UERJ como professora convidada.
Experiência Profissional: Trabalhou por 26 anos em televisão (TV Educativa/TV Brasil/ TV Manchete) e foi da equipe da comunicação da Casa da Leitura, da Fundação Biblioteca Nacional. Tem vários artigos sobre cinema, TV e literatura publicados em livros, é autora de livro de ficção e peça de teatro, além de ter produzido, roteirizado e dirigido o curta-metragem Frágeis afetos, adaptado de um conto de João Gilberto Noll. É membro da SOCINE e da ABRALIC. Atualmente, é especialista em regulação cinematográfica e audiovisual da Agência Nacional do Cinema - ANCINE.
Prof. Antônio Queiroga
Formação Acadêmica: Doutor em Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal - 2009), mestre em Comunicação e Tecnologias da Imagem (ECO/UFRJ - 1998); graduação em Rádio e Televisão pela Faculdade da Cidade (1992). Professor do curso de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida desde 1998; coordenador do curso entre 2001 e 2004. Foi professor nos cursos de Comunicação Social na Faculdade Carioca e Faculdade CCAA. Tem formação diversificada em cursos na área da imagem, cinema, fotografia no Rio (EAV, Ateliê da Imagem etc.) e Nova York (Film and Video Arts).
Experiência Profissional: Fotógrafo e realizador audiovisual independente, dirigiu o programa Video Vitrine na TVU (1999-2000) e Mar e Imagem na TV Búzios (1989). Ganhou o prêmio especial do júri do 8th Fotoptica International Video Festival (SP-1990) por "Cinco ou Seis partes de um todo que juntas não foram nada"; prêmio de segundo lugar no primeiro Festival do Minuto com "Plaisirs" (SP-1991). Participou ativamente do evento anual "A Organização", para o qual produziu uma série de trabalhos. Na fotografia, fez exposição individual no Centro Cultural de Furnas (2007), com um ensaio sobre o metrô de Nova York, além de outras coletivas junto ao Ateliê da Imagem.
Prof. Alexandre Muniz
Formação Acadêmica: Graduado em Relações Públicas, Cinema e Pós-graduado em Economia da Regulação do Audiovisual com ênfase em análise de projetos audiovisuais.
Experiência Profissional: Diretor de fotografia dos curtas metragens, Gaivotas -1997, Ângela, Beto e Sinclair- 1998, O Livro - 1999, O Vestido Dourado - 2000 e também roteirista premiado no Festival de Brasília do filme Verdade e Consequência - 2002. Experiência na área de edição na Rede Globo e produtoras de cinema, tais como Vídeo filmes, Matizar e Lereby. Atuou como assistente de edição nos filmes Entreatos (João Salles), Santiago (João Salles), PQD (Guilherme Coelho) e Muito Gelo e Dois Dedos D´água (Daniel Filho) e no processo de decupagem e roteirização dos documentários O Fim e o Princípio (Coutinho), Peões (Coutinho), Edifício Master (Coutinho), O Risco (Geraldo Motta), Nelson Freire (João Salles), Pro Dia Nascer Feliz (João Jardim), Vocação do Poder (José Joffily) entre outros. Servidor público federal concursado. Integrante da carreira de Especialista em Regulação das Atividades Audiovisuais da ANCINE desde 2006.
Prof. Marcelo Esteves
Formação Acadêmica: Especialista em Roteiro para Cinema (Universidade Estácio de Sá/RJ), e Mestre em Dramaturgia (UNIRIO).
Experiência Profissional: Na televisão, trabalhou como roteirista das tele-séries “O Contestado” (2000), “Os Farrapos” (2000), “Lendas e Outras Histórias Catarinenses” (2001), e “Curtas Histórias” (2002), veiculados pela RBS TV/SC. No cinema, é autor dos roteiros dos curtas-metragens “Alumbramentos” (2001), “Sr. e Sra. Martins” (2002) e “Mulher Azul”(2011), todos vencedores do Prêmio Edital Fundação Catarinense de Cultura/ Cinemateca Catarinense, e do curta “Um Tiro na Asa” (2005). É autor do roteiro do longa-metragem gaúcho “Manhã Transfigurada” (2008), indicado ao prêmio Literatura Brasileira Adaptada para Cinema, da Academia Brasileira de Letras, e dos roteiros dos longas “Olhos Cegos” e “A Menina dos Anjos”, ambos em estágio de captação para produção.
Prof. Rogério Sacchi de Frontin
Formação Acadêmica: Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica - RJ, e como mestre em Letras, área de concentração em Literatura Brasileira, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Sua dissertação intitula-se “Entre castelos, serras, beliscões e pisadelas - figurações do português no romance romântico brasileiro”.
Experiência Profissional: Trabalhou durante 12 anos para o jornalismo impresso. Em 1997, ingressou na TV Globo como autor-roteirista, permanecendo no Vídeo-Show e na Globo Marcas, como documentarista, até 2004. Atuou como professor dos cursos de Comunicação Social, Cinema e Produção Audiovisual, fora as atividades como roteirista, dramaturgo, poeta e escritor. Tem publicado 4 livros de não-ficção, com os quais contribuiu como autor: Almanaque da TV, Introdução à História da Comunicação, Imaginário: Cinema@Moda e Enciclopédia Verbos das Literaturas de Língua Portuguesa. No momento, está desenvolvendo um projeto de literários e trabalhando como jornalista na Empresa Brasil de Comunicação.
Certificado:
Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências (Resolução CNE/CES nº 1/07):
Aproveitamento de no mínimo 70% (média igual ou superior a 7 em todas as disciplinas).
Freqüência mínima de 75% da carga horária de cada disciplina.
Apresentação do trabalho de conclusão do curso.
Informações adicionais:
1. É reservado à Universidade o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos.
2. A indicação dos professores é de responsabilidade da coordenação, que poderá subsitituí-los a qualquer tempo e a critério exclusivo da mesma.
Iniciação Científica:
A Pesquisa é desenvolvida na UVA dentro de suas áreas de competência, tendo como objetivo a aplicabilidade dos seus resultados. A produção científica é estimulada na busca de investigações e soluções dentro de um espírito de contribuição e transformação de produtos que representam inovação, competitividade e novos conhecimentos científicos em benefício da sociedade.
A iniciação científica é uma forma de estimular, em todos os cursos de graduação, as potenciais carreiras acadêmicas e científicas de seus alunos.
Outro curso relacionado com rádio, televisão e cinematografia