ModalidadeA Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software se desenvolve por meio de aulas presenciais semanais.
DuraçãoO curso tem uma duração aproximada de 440 horas
Certificado oficialDiploma de conclusão do curso de Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software
ConsideraçõesAo longo da Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software o aluno estuda a engenharia e arquitetura de software, aprendendo inclusiva a utilizar as tecnologias Java e .NET.
Ao fim do programa, o aluno deverá apresentar uma monografia, onde apresentará um estudo aprofundado sobre alguma das questões abordadas durante o curso.
O Instituto Infnet conta com uma infraestrutura totalmente informatizada, oferecendo a seus alunos laboratórios, salas de conferência e biblioteca. Além disso, o centro oferece gratuitamente uma série de palestras sobre os mais diversos assuntos de interesse dos alunos.
Dirigido aO curso de Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software é direcionado a profissionais experientes, que queiram expandir seus conhecimentos na área.
Área de atuaçãoO profissional que concluir o curso de Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software estará mais apto para trabalhar na área de desenvolvimento de softwares.
Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software
Dirigido aDesenvolvedores e gerentes de desenvolvimento que desejam aprofundar seus conhecimentos em Arquitetura de Software, incluindo padrões, modelos arquiteturais e gerência de projetos.
ConteúdoAULAS PRESENCIAIS SOMENTE NO RIO DE JANEIRO - CAPITAL.
Proposta
A Pós-Graduação MIT em Arquitetura de Software capacita os alunos para resolver problemas estratégicos na área de desenvolvimento de software através das principais tecnologias e soluções de mercado sob a perspectiva de um arquiteto de software.
A Pós-Graduação MIT em Arquitetura de Software é voltada para a formação de profissionais que atendam à crescente demanda do mercado por:
Compreensão da Engenharia de Software de Domínio Específico e os aspectos fundamentais dos projetos de desenvolvimento de software;
Conhecimento em profundidade da tecnologia de Orientação a Objetos;
Conhecimento dos design patterns e frameworks correlacionados às principais tecnologias de mercado;
Conhecimento profundo de arquiteturas de software utilizando tecnologia Java e .NET;
Compreensão dos principais conceitos em Arquitetura de Software e Estilos Arquiteturais;
Escola Superior da Tecnologia da Informação
A Pós-Graduação MIT em Arquitetura de Software é oferecida pela Escola Superior da Tecnologia da Informação do Instituto Infnet, formada por um corpo docente altamente especializado e alinhado com os mais recentes avanços na área de TI. A Escola oferece uma linha de cursos de Pós-Graduação denominada Master in Information Technology - MIT, voltada para profissionais sênior e gerentes de TI.
Perfil do Egresso
O profissional formado estará preparado para dominar a concepção de arquiteturas de softwares e aplicações corporativas complexas e adquire conhecimentos aprofundados em padrões de projeto, especialmente para aplicações web e componentes.
Competências adquiridas:
* Capacidade para modelar aplicações orientadas a objetos usando UML;
* Compreensão da Engenharia de Software de Domínio Específico e os aspectos fundamentais dos projetos de desenvolvimento de software;
* Conhecimento em profundidade da tecnologia de Orientação a Objetos;
* Domínio em modelar aplicações orientadas a objetos usando UML;
* Conhecimento dos design patterns e Frameworks correlacionados às principais tecnologias de mercado;
* Conhecer os SGBD e os Frameworks de persitência mais atuais e sua forma de utilização em uma arquitetura de um sistema de software;
* Domínio profundo de arquiteturas de software utilizando tecnologia Java .e NET;
* Compreensão dos principais conceitos de Arquitetura de Software;
* Compreensão dos principais conceitos de modelagem e projetos de Arquitetura de Software;
* Compreensão da representação de um ou mais aspectos estruturais da arquitetura e seu relacionamento com os requisitos dos acionistas ou interessados;
* Capacidade de expressar essa arquitetura segundo distintas visões: tecnológica, stakeholders e alinhamento ao negócio.
Programa
A Pós-Graduação MIT em Arquitetura de Software é composta por blocos, que totalizam 440 horas/aula. Esses blocos permitem que o aluno aprenda a usar as informações tecnológicas disponíveis no mercado para a tomada de decisões de arquiteturas de software corporativas. Ao término, o aluno consolida seu aprendizado em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aplicando os conhecimentos desenvolvidos no decorrer do curso.
Blocos e Ementas
Engenharia de Software
120 horas/aula
Engenharia de Software
Princípios de Análise de Requisitos e de Projeto de Arquitetura; Métodos de Desenvolvimento; Validação e Verificação; Engenharia de Software de Domínio Específico.
Orientação a Objetos e Modelagem Visual
Modelagem de Sistemas; Orientação a Objetos; UML; Classes e Objetos; Herança e Polimorfismo; Interfaces.
Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados; Integração de Dados (Data Integration); Mapeamento de Objeto/Relacional; Frameworks de Persistência; Arquitetura de Frameworks de Persistência.
Projeto de Bloco:
Elaborar um estudo de caso contendo um projeto genérico de uma arquitetura de software com a visão da Engenharia de Software. No projeto, deverão ser mostrados, em detalhe, os padrões utilizados na construção, incluindo os utilizados nos frameworks.
Arquitetura Java
90 horas/aula
Arquitetura Java
Padrões de Projeto; Padrões de Projeto; Infrastructure: Framework Java; Java Virtual Machine(JVM). Data Access: Padrão DAO; Hibernate; JPA (Java Persistence Adapter). Services: WebService; RMI (Remote Method Invocation); EJB (Enterprise Java Bean). Web: Servlet; JSP (Java Server Pages). Presentation: Struts; JSF (Java Server Faces).
Projeto de Aplicações
Projeto de Infraestrutura; Projeto Data Access; Projeto Web Services; Projeto JSF.
Arquitetura .NET
90 horas/aula
Arquitetura .NET
Padrões de Projeto; Infraestructure: .NET Framework; Common Language Runtime (CLR); Data Access: ADO .NET Entity Framework; Hibernate; ADO. NET Core; Services: ASP .NET Web Services (ASMX); Windows Comunication Foundation (WCF); Web: ASP .NET; Presentation: Windows Forms; ASP .NET Web Forms; Windows Presentation Foundation (WPF); Siverligth.
Projetos de Aplicações
Projeto de Infraestrutura; Projeto Data Access; Projeto Web Services; Projeto Windows Forms; Projeto Web Forms.
Projeto de Bloco:
Elaborar um projeto de software utlizando a tecnologia .NET. Descrever, também, a forma de implementação de persistência e os frameworks utilizados, bem como os padrões apresentados no bloco.
Arquitetura em Software
130 horas/aula
Arquitetura em Software
Conceitos; O Papel do Arquiteto de Software; Desenho de Arquitetura; Conectores.
Projeto de Arquiteturas
Modelagem; Visualização; Análise e Implementação; Estilos Arquiteturais; Propriedades não-funcionais.
Arquitetura Corporativa
Alinhamento da TI ao negócio; Os Frameworks de Arquitetura; As Dimensões da Arquitetura; Arquitetura de Aplicações; Arquitetura de Informações, Arquitetura Tecnológica.
Projeto de Bloco:
Elaborar ou trazer um estudo de caso contendo um projeto de arquitetura de software apresentando os principais elementos funcionais e sua interação interna e com o mundo exterior. Mostrar como a informação será gerenciada, armazenada e apresentada.
Fechamento
10 horas/aula
Construção da Arquitetura de um sistema complexo, comprovadamente de aplicação comercial, utilizando os conhecimentos adquidos durante o curso.
Observação
Em virtude de o projeto pedagógico ser constantemente aperfeiçoado, eventualmente os nomes dos blocos, suas cargas-horárias e ementas sofrerão mudanças sem aviso prévio. Por favor, verifique as características detalhadas do curso no momento da sua matrícula.
Corpo Docente
O corpo docente do MIT em Arquitetura de Software é formado por professores de mercado, com experiência prática comprovada na criação de Arquiteturas de Software no desenvolvimento de sistemas de software, emprego dos frameworks Java e .NET e na Engenharia de Software. São profissionais reconhecidos pelo mercado por sua capacidade e aprovados pelo Instituto por sua experiência acadêmica.
Marcelo Mellem
É Arquiteto de Sistemas de Informação da Infraero atuando com gestão de TI no Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Atua no mercado de TI e Telecomunicações há 18 anos. Já trabalhou com desenvolvimento e integração de sistemas em grandes empresas de tecnologia como Elebra, Embratel, Compaq, HP e Claro. Marcelo é mestre em Engenharia de Sistemas, pós-graduado em redes de Computadores e graduado em Engenharia Eletrônica e de Sistemas, todas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Erico Torres
É Arquiteto de Sistemas atuando no mercado financeiro há mais de 15 anos, criando sistemas de comunicação entre os sistemas de backoffice de instituições financeiras com o controle do Governo (Banco Central), reduzindo os custos e modernizando o parque computacional, tendo prestado consultoria a diversas empresas, como CETIP, IBGE, UFRJ, IPHAN, IME, Corretoras de Valores, Perdigão, Casa e Video, Embratel, Star One, no decorrer dos anos.
Vinicius Morgado
É Arquiteto de Sistemas da CETIP com mais de 10 anos de experiência em TI. Além de Arquiteto ja esteve nos papéis de Líder e Gerente de projetos. Suas principais áreas de interesse: Design OO, Domain Driven Design, Patterns e Arquiteturas empresariais. É um entusiasta e praticante de metodologias ágeis como Scrum e XP. Atualmente trabalha na CETIP com arquitetura de sistemas Java para o mercado financeiro.
Luiz Paixão
É Arquiteto Corporativo e atua como consultor no mercado de óleo e gás. Tem 25 anos de experiência em Tecnologia da Informação, atuando principalmente na especificação, desenvolvimento e gerenciamento de projetos de sistemas de informação. É Mestre em Informática pela UFRJ, possui MBA em Finanças Corporativas e Especialização em Gerência de Sistemas e Certificação em Gerenciamento de Projetos pelo PMI.
Aquino Botelho
Tem 20 anos de experência na área de Tecnologia da Informação atuando com analista desenvolvedor, gerente e líder de projetos em instituições públicas e privadas. Engenheiro de Computação e Mestre em Sistemas em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia, Mestre e Doutor pela Escola de Guerra Naval, com MBA em Gestão Internacional pela COPPEAD.
João Paulo
É Arquiteto de Sistemas do Banco do Brasil focado na definição dos componentes de software e interação das soluções da Gestora de Recursos do Banco do Brasil. Possui mais de 10 anos de experiência em TI atuando nas áreas de especificação e desenvolvimento de sistemas orientado a objetos para o mercado financeiro e de serviços fiduciários. Possui experiência na criação de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis para atender os requisitos da Lei Sarbanes-Oxley (SOX) e com customização e implantação de processo de software (Scrum + XP). Coordenou equipe de manutenção dos sistemas legados. João Paulo é Mestre em Sistemas de Informação pela UNIRIO na linha de pesquisa de Sistemas de Apoio à Negócios.
O corpo docente da Pós-Graduação MIT em Arquitetura de Software do Instituto Infnet é formado pelos professores acima e por outros professores igualmente qualificados. Os professores sempre têm sólida formação acadêmica e experiência profissional relevante nos assuntos dos módulos que ministram. Além disso, a experiência didática também é uma característica marcante do corpo docente.
Informações Gerais:
Duração:
20 meses
Carga Horária:
440 horas/aula de 50 minutos
Frequência:
Segundas-Feiras, de 18h30 às 22h4
Outro curso relacionado com engenharia de software