ModalidadeA Pós-Graduação Lato Sensu em História Contemporânea conta com modalidade presencial.
DuraçãoO total de horas a serem cursados é de 360 que se cursam aos sábados.
Certificado oficialEspecialista em História Contemporânea pela Universidade Cândido Mendes.
ConsideraçõesA História Contemporânea compreende o espaço de tempo que vai da revolução francesa aos dias atuais, está marcada de maneira geral, pelo desenvolvimento e consolidação do regime capitalista no ocidente e, pelas disputas das grandes potências europeias por territórios, matérias-primas e mercados consumidores.
A Pós-Graduação Lato Sensu em História Contemporânea da Universidade Cândido Mendes possui um corpo docente renomado formado por excelentes professores e pesquisadores que são em sua grande maioria Doutores e Doutorandos.
Dirigido aEsta pós-Graduação está orientada a pessoas formadas em um curso superior que tenham interesse sobre este assunto.
Área de atuaçãoO profissional poderá atuar na área de Educação, principalmente da docência.
Pós-Graduação em História Contemporânea
ObjectivosAperfeiçoar a formação dos professores do ensino médio e fundamental, de profissionais liberais, funcionários civis e militares, profissionais de comunicação, em temas de História Contemporânea e, especialmente, em temas de História do Tempo Presente. Contribuir para a formação de olhares brasileiros sobre estes assuntos. Suscitar vocações de pesquisa em História Contemporânea.
Dirigido aPortadores de diploma de curso superior, especialmente graduados nas áreas das Ciências Humanas, Sociais, professores das redes pública e privada, profissionais liberais, funcionários civis e militares, profissionais de comunicação.
ConteúdoESTRUTURA CURRICULAR
O curso está dividido em 3 disciplinas autônomas, cada uma subdividida em três módulos de 32 h/a, um módulo de metodologia científica de 32 h/a e um módulo de atividades programadas.
Modernidades Liberais, Revoluções e Guerras:
As revoluções atlânticas (americana e francesa), as matrizes da modernidade liberal e as modernidades alternativas: o caso russo. Os casos alemão e japonês. O triunfo da modernidade capitalista - resistência e alternativas revolucionárias e conservadoras - séculos XIX e XX: As grandes revoluções industriais e a expansão capitalista no mundo: Ásia, mundo muçulmano e África subsaariana. As revoluções plebéias (1830-1848-1871): utopias socialistas e propostas anarquistas. As revoluções conservadoras I: corporativismo e fascismo. As revoluções conservadoras II: nazismo. Problemas da guerra e da paz: História das Relações Internacionais e a questão da guerra. Os problemas da guerra e da paz. A Iª Grande Guerra. A IIª Guerra Mundial.
As Modernidades Alternativas e a Revolução Científico-Tecnológica:
As tradições socialistas e as revoluções socialistas - sécs. XIX e XX: A AIT e a Internacional Socialista. As revoluções russas e o socialismo soviético. A revolução chinesa. A revolução cubana. As alternativas terceiro-mundistas: O nacionalestatismo nas Américas ao sul do Rio Grande: México, Brasil e Argentina. As guerras revolucionárias e o nacionalismo na Ásia: Bandung. O nacionalismo árabe: Egito, Líbia e Iraque. Lutas de libertação e Estados nacionais na África Subsaariana. A revolução científico-tecnológica e o século XXI: A União Européia e a nova Ordem Mundial - política, economia e sociedade. A RCT e a mudança dos paradigmas: o caso africano. A China e a nova Ordem Internacional. A implosão do sistema soviético.
Cinema, Literatura & História:
O século XX: o século da revolução feminina: I. O feminismo no século XIX. As precursoras; II. O feminismo no século XX até os anos 60; III. A explosão do movimento feminista nos anos 60; IV. O feminismo nas Américas ao sul do Rio Grande, África e Ásia. Cinema & História: I. Cinema e história contemporânea - questões metodológicas; II. Usos do passado no cinema; III. Cinema, guerras e revoluções no mundo contemporâneo; IV. Cinema e política na América Latina. Literatura & História. Séculos XIX e XX: Literatura e modernidade burguesa; Literatura e rejeição da modernida de burguesa; Literatura e revoluções; Literatura e o mundo pós-utopias.
Metodologia Científica
Atividades Programadas:
A elaboração de trabalhados acadêmicos e da monografia de fim de curso. A questão do objeto: relevância e recorte. Métodos e referências teóricas: a história econômica, a história política, a história cultural. A formulação de roteiros e o debate de capítulos esboçados. A promoção de intercâmbios acadêmicos.