Pós-graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais - Abordagens Teóricas e Práticas Clínicas
ModalidadeA Pós-graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais - Abordagens Teóricas e Práticas Clínicas se realizará de maneira presencial, no Rio de Janeiro.
DuraçãoO curso se desenvolve ao longo de 534 horas.
Certificado oficialUma vez finalizado o programa, o aluno obterá um diploma de pós-graduação, outorgado pela Universidade Veiga de Almeida.
ConsideraçõesAs psicoterapias cognitivas têm se destacado cada vez mais no cenário mundial por sua eficácia. Por serem replicáveis e baseadas em evidências, conseguem diminuir o sofrimento de uma variada gama de pacientes. Possuem diversas modalidades e maneiras de aplicação e, hoje, são consideradas primeira escolha de tratamento para inúmeros transtornos. O curso de Pós-Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais - Abordagens Teóricas e Práticas Clínicas prepara o profissional para exercer um papel fundamental na sociedade com um corpo docente altamente qualificado e excelência em ensino.
Dirigido aO curso está pensado para profissionais graduados em psicologia e áreas afins.
Área de atuaçãoEsta Pós-graduação forma profissionais aptos a aplicarem os recursos técnicos da Terapia Cognitivo-Comportamental às diversas situações clínicas.
Pós-graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais - Abordagens Teóricas e Práticas Clínicas
ConteúdoPós-graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais - Abordagens Teóricas e Práticas Clínicas.
Saúde - Ciências da Vida
Duração: 18 meses (534 horas-aula) Dias e horários: campi Tijuca e Barra - sexta-feira, das 14h30 às 18h30 e sábados quinzenais, das 8h às 17h30
Modalidades dos cursos: Presencial
Descrição:
Curso:
As psicoterapias cognitivas têm se destacado cada vez mais no cenário científico mundial pela capacidade que possuem de responder a critérios empíricos. São modalidades de psicoterapias replicáveis, baseadas em evidências conforme demonstram os estudos randomizados proliferados, sobretudo, ao longo da última década. Desse modo, as práticas das psicoterapias cognitivas têm conseguido diminuir o sofrimento de uma quantidade enorme de pacientes nos mais diversos centros mundiais que as utilizam como modelo psicoterápico referencial. Possuem a vantagem da brevidade e de elevados índices de sucesso em seus modelos de tratamento. Hoje seu espectro de abrangência se estende de consultórios particulares à instituições de saúde, envolvendo postos de saúde e hospitais, através de práticas individuais e grupais, sendo recomendada como psicoterapia de primeira escolha para o tratamento de inúmeros transtornos.
Objetivo:
Preparar o terapeuta para a indicação e aplicação dos recursos técnicos da Terapia Cognitivo-Comportamental às diversas situações clínicas.
Formato:
Curso de caráter formativo, em 18 meses, inclui 120 horas de atendimento clínico supervisionado no Ambulatório do InTCC. Compõe-se de uma parte teórica, onde são ensinados os fundamentos da Terapia Cognitivo-Comportamental, seus principais autores e técnicas de abordagem, e uma parte prática, composta de ilustrações clínicas em vídeos, dramatizações, entrevistas ao vivo em sala de espelho e prática supervisionada, em grande grupo e em pequenos grupos.
Plano de estudos:
Duração estimada: 534 horas-aula
DISCIPLINAS CH
Princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental 10
Conceitualização de casos 10
Conceitos gerais em psicopatologa 10
Conceitos gerais em psicofarmacologia 10
Evoluções das neurociências e TCC 10
Transtornos de ansiedade - Pânico, TAG e fobias 10