Pós-graduação em Semiótica Aplicada ao Design de Moda
ConteúdoSemiótica Aplicada ao Design de Moda
Pós-Graduação
Formação: lato sensu Modalidade: EAD Próxima turma: Abril 2018
O Curso:
Os estudos sobre os símbolos, sua significação e a forma como o ser humano representa o mundo, atribuindo-lhe significado, começa na Grécia antiga. Platão e Aristóteles exploraram as relações entre o mundo e os símbolos, que aqui chamaremos signos, e Santo Agostinho já discorria sobre a importância dos signos em sistemas convencionados de sentido. Tais teorias tiveram grande repercussão em toda a filosofia Ocidental.
O grande autor e teorista italiano Umberto Eco afirma, em seu livro Semiologia e Filosofia da Linguagem que as teorias semióticas estão presentes nos trabalhos da maioria, senão da totalidade, dos maiores pensadores. Como ciência formalmente estabelecida, a Semiótica tem suas origens nos trabalhos de Charles W. Morris e Bertrand Russell, e nos dias atuais constitui um campo vasto e profundo de conhecimentos capazes de analisar não apenas discursos textuais ou verbais, mas toda e qualquer forma de expressão cultural por meio de um robusto sistema de categorias e classificações estruturais.
O curso se propõe a trazer para o aluno um conjunto de sistemas teóricos capaz de auxiliá-lo tanto no processo de concepção de projetos de design como também no intrínseco processo de análise de peças culturais que poderão servir como substrato para novas criações.
Mercado de Trabalho:
Para o profissional do design, a construção de um significado inerente à forma e apresentação do produto é parte fundamental do processo criativo. Essa construção, porém, não se apresenta simples e descomplicada – muito pelo contrário.
Embrenhar-se nos caminhos do processo gerativo do sentido é trabalhar em um labirinto de condições e relações culturais que remonta a praticamente todo o processo civilizatório humano, uma vez que todo esse processo participa e é permeado pela semiotização que inevitavelmente fazemos do mundo. Ainda que grande parte dos cursos de design apresente uma introdução aos estudos da Semiótica e suas aplicações práticas no trabalho cotidiano, as próprias dimensões da ciência do design e do curso de Design de Moda tornam inviável um aprofundamento maior na área, lacuna que o presente curso vem preencher.
O conteúdo, de aspecto alternadamente teórico e prático, apresentará um panorama geral dos estudos da teoria da comunicação para, em seguida, adentrar a teoria semiótica e suas categorias. O profissional da área de design poderá, ao longo do curso, partir dos conceitos mais fundamentais e avançar pelos textos dos principais especialistas da área, obtendo, ao término dos quatro módulos, um conhecimento especializado sobre análise e construção simbólica de significados.
O curso se destina a profissionais de áreas do Design, como Design de Moda, Design Digital, e a todo graduado que trabalhe com criação de produtos, de maneira geral.