Pós-Graduação em Pedagogia Empresarial: Gestão de Talentos Humanos
Instituição do Diploma: Faculdade Ávila
Introdução
A educação, no atual contexto de nossa sociedade tem assumido papel de relevância para a melhoria do patamar econômico e social do país. No entanto, a situação de competitividade presente no interior das organizações, exige de seus gestores a aplicação de novos conceitos, novas competências, novas estratégias, bem como a adoção de comportamento empreendedores/ousados que aliados aos processos de qualificação/especialização evidenciam o saber humano potencializando o aprender como condição fundamental para o crescimento e sobrevivência das organizações.
O mundo globalizado interfere em todos os â ngulos da vida , revolucionando a forma como a sociedade produz a própria vida e organiza o trabalho . Disto decorrem a ressignificação dos conceitos de emprego , ocupações , postos de trabalho , pois o modelo de acumulação flexível altera alguns princípios de organização do trabalho . É a era do conhecimento visto como gerador de riquezas , alinhado pela automação e pela informática objetivando o desempenho , a produtividade e a qualidade que possam garantir maior eficiência na produção de serviços e produtos .
Nesse processo de mudança ocorre uma nova aprendizagem na qual estão incluídos novos valores, novas habilidades, novos conhecimentos e novas atitudes, decorrendo disso, um novo conteúdo de aprendizagem que implica uma oportunidade pedagógica que se configura como o espaço de integração de um novo profissional no interior da empresa. Estamos falando do pedagogo, de seu trabalho organizacional nesse contexto, agora ampliado e com novas oportunidades que se manifestam na necessidade cada vez maior de programação de eventos educativos pedagógicos voltados para a atualização de conhecimentos dos integrantes da empresa, bem como da necessidade de avaliar em uma seleção a capacidade de aprendizagem de novos funcionários.
Trata-se da oportunidade pedagógica centrada no homem por inteiro, pois, enquanto força de trabalho, deve estar capacitado a atuar em níveis mais elevados de produtividade e qualidade o que exige capacitá-lo levando em consideração sua racionalidade, sentimentos, seu corpo e não só o fragmento que o capacita a trabalhar, para assim desenvolver novas formas de relação capital-trabalho e novos processos de gestão da produção que se dará pelo desenvolvimento do ser humano.
Nesse sentido, para atender às inovações sociais, culturais, econômicas, políticas e tecnológicas, é preciso investir nas pessoas por meio da educação e do desenvolvimento profissional, pois uma nova estrutura se firma na sociedade a qual exige profissionais cada vez mais qualificados e preparados para atuarem neste cenário competitivo.
Torna-se necessário investir nos aspectos gerencial e comportamental, assegurando efetivamente o processo de mudança integral. O caráter educativo do ato pedagógico na empresa contribuirá para romper com a separação entre o saber e o fazer, concepção e a execução. A educação em espaços não escolares vem confirmar esta discussão que vivenciamos: o Pedagogo saindo do espaço escolar,que até bem pouco tempo era seu espaço restrito de trabalho, para se inserir em um contexto de atuação com uma visão redefinida de seu papel profissional: Empresas, Hospitais, ONGS, Associações, Igrejas, Rede de TV e Rádio e outros, formam hoje seu campo de atuação, pois onde houver uma prática educativa,existe aí uma ação pedagógica para a qual o Pedagogo está apto a exercê-la.
Assim, estamos propondo este curso de Especialização voltado não só para o pedagogo, mas para todos os profissionais que estejam envolvidos com o trabalho e o desenvolvimento humano nas variadas organizações.
Para que a Formação e o Desenvolvimento dos Talentos Humanos ocorram como processo humanizador e de qualificação para o trabalho, propomos um curso no qual a interdisciplinaridade dos conhecimentos de Educação, Administração, Psicologia, Serviço Social e Direito conduza a implementação de um processo de Educação Continuada no interior das Empresas e outros espaços, assim seja possível a formação de um ambiente no qual Treinamento e Desenvolvimento atinjam os níveis estratégico, tático e operacional vistos agora como subsistemas que mantêm uma estreita relação na condução do trabalho empresarial.
Sendo assim, este projeto visa implementar uma forma que possibilite capacitar profissionais voltados à manutenção e o crescimento de vários setores, dentre eles os empresariais, sociais, comunitários, criando em seu interior uma competência educacional pedagógica que fará o diferencial entre as demais empresas apresentando uma vantagem competitiva com base nas relações humanas, no desenvolvimento, na criatividade, na organização do trabalho. Ou seja, visa o preparo de um profissional que possa garantir a manutenção e o crescimento das instituições, tendo como alicerce a necessidade do desenvolvimento, como um fator crítico ao sucesso da organização, pautando-se pelo processo de capacitação diferenciada de Talentos Humanos que evidencie o nível de conhecimento necessário à melhoria de qualidade e da produtividade que conduzam ao aprimoramento e a competitividade das organizações.
Cabe destacar, que não se pode apenas pensar em vantagem competitiva, é preciso prover no interior da empresa conhecimentos que garantem o cumprimento da missão estabelecida no Planejamento Estratégico, abrindo novos horizontes e adequando em todos os níveis da organização os novos processos de melhoria de qualidade e produtividade tendo como principal foco o desenvolvimento da pessoa considerada como um ser que age pelo pensamento aliado às emoções num processo de decisão contínua.
Aqui, está a oportunidade pedagógica para desenvolver novas formas da relação capital-trabalho e novos processos de gestão que na empresa ocorrerá pelo treinamento e desenvolvimento do ser humano total.
É um espaço que precisa ser preenchido no interior da empresa por profissionais que, aliando em sua formação conhecimentos específicos e também de áreas afins, possam desenvolver atividades que garantam o equilíbrio entre uma visão especializada e as inter-relações com o ambiente interno e externo da própria empresa.
Dessa maneira, este curso pretende ampliar os conhecimentos dos educadores pedagogos e de outros profissionais que tenham interesse nessa área, de modo a contribuir para a compreensão dos fenômenos educacionais e de suas interfaces com o ambiente empresarial, bem como da aplicação dos conhecimentos político-pedagógicos na composição do diagnóstico e de intervenção educativa voltados para a transformação do ambiente das organizações. A perspectiva é a formação de especialistas capazes de compreender a complexidade das organizações nas dimensões técnica, social e humana.
Duração do Curso
360 horas / aula , 18 módulos (01 final de semana por mês ).
Coordenação
Msc . ANA LÚCIA MARTINS KAMIMURA
• Graduação em Serviço Social,
• Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberl â ndia
• Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Estadual paulista – Campus Franca-SP
Corpo Docente
Dr. Guilherme Saramago
Dr. Robson Luiz França
Ms. Sandra Domingues
Ms. Ana Lúcia Martins Kamimura
Ms. Lidia Maria Meirelles
Ms. Francisco Dutra
Ms. Adriana Bernardes
Esp. Alemar Quintino da Silva
Esp. Antonio Leite de Oliveira Neto
Programa do Curso
01 - Pressupostos Teórico / Metodológicos da Educação Empresarial (20 h/ aula ).
02 - Desenvolvimento de Talentos Humanos (20 h/ aula ).
03 - Gestão de Pessoas (20 h/ aula ).
04 - Relacionamento Interpessoal (20 h/ aula ).
05 - Métodos e Técnicas da Pesquisa (20 h/ aula ).
06 - Teoria Geral da Administração (20 h/aula).
07 - Gestão Organizacional (20 h/aula).
08 - Novos Paradigmas nas Relações Educação e Trabalho: Cientificidade e Transdisciplinaridade (20 h/aula).
09 - Políticas Públicas e Relações Trabalhistas nas Organizações Empresariais (20 h/aula).
10 - Novas Concepções do Direito do Trabalho (20 h/aula).
11 - Gestão do Conhecimento (20 h/aula).
12 - Novas Tecnologias e Comunicação (20 h/aula).
13 - Tendências Atuais para o Desenvolvimento de Talentos Humanos nas Organizações (20 h/aula).
14 - Planejamento nas Organizações Educacionais e Empresarias (20 h/aula).
15 - Avaliação nas Organizações Empresariais e Educacionais (20 h/aula).
16 - Metodologia do Ensino Superior (20 h/aula).
17 - Projetos Institucionais e Responsabilidade Social no Contexto Empresarial e Educacional (20 h/aula).
18 - Orientação de TCC (20 h/aula)
Sistema de Avaliação e Frequência
Para obter o certificado final do programa , o participante deverá ser aprovado nos trabalhos e/ ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso e no trabalho de conclusão de curso . Assim sendo , será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências :
• Aproveitamento mínimo de 70% do curso , isto é , nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas ;
• Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
• Entrega do trabalho de conclusão do curso.
Documentos para Inscrição
• 1 Cópia Autenticada do Diploma de Graduação ( certidão )
• 1 Cópia Autenticada do Histórico da Graduação
• 1 Cópia Autenticada da Identidade
• 1 Cópia Autenticada do CPF