O Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Letras propicia reflexão e estudos sistemáticos acerca do ensino/aprendizagem da língua materna, com vistas à melhor qualificação do profissional da área. Sua importância é inquestionável para a qualificação desses profissionais numa região que ainda carece de uma política de incentivo à formação em nível de Pós-Graduação.
Este curso surgiu a partir da necessidade premente em oferecer aos seus alunos egressos e professores das redes municipal, estadual e particular de ensino de Belém e região metropolitana subsídios teórico-práticos nas áreas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa para que possam dar continuidade ao seu processo de formação.
Muito além da proposta de fornecer conhecimento teórico-prático acerca dos estudos lingüísticos e literários, esse curso visa proporcionar aos alunos uma compreensão crítica do mundo por meio dos processos de transmissão, construção e reconstrução do conhecimento (Escarião, 1998). Ou seja, possibilitar a esses alunos condições para que mudem a sua prática pedagógica, até então, voltada para reprodução do conhecimento, transformando–a numa práxis em que a produção de saberes norteie o ensino de língua e de literatura no ensino fundamental e médio .
Um dos maiores entraves para a melhoria qualitativa da educação brasileira, em todos os níveis, neste final de século, além da falta de recursos financeiros, infra-estrutura mínima nas escolas, falta de material didático-pedagógico, entre outros, é a falta de cursos de qualificação para os professores, ou se constituem numa mera formalidade de aquisição de diplomas, cuja preocupação com a qualidade inexiste, ou são excessivamente caros se comparados aos salários dos professores.
Vale também lembrar que a realização do referido curso possui grande relevância também do ponto de vista acadêmico, pois possibilitará aos alunos condições para que eles tenham acesso àquilo que há de mais recente em termos de estudos lingüísticos e literários, uma vez que o corpo docente que ministrará o curso é constituído por pesquisadores nessas áreas. Estudos esses que contribuem bastante para um repensar da práxis-pedagógica do ensino de língua e literatura.
Outro aspecto interessante a ser destacado é que o curso de especialização permitirá ao aluno aperfeiçoar-se ou iniciar-se na prática da pesquisa, pois no final do curso o aluno deverá elaborar um trabalho de conclusão inserido em uma das áreas do curso. Com isso, vislumbra-se além de um repensar da prática pedagógica, avançar teoricamente no tocante aos estudos lingüísticos e literários.
Em se tratando de um curso de especialização em Letras: Língua e Literatura muitas poderiam ser as abordagens adotadas para a sua sustentação. Contudo, acreditamos que o viés que estuda a relação da linguagem com o sócio-histórico seja o mais adequado para esse tipo de curso, considerando que esse tipo de abordagem possibilita compreender o funcionamento discursivo da linguagem nas mais diversas práticas sociais. Ou seja, sob essa perspectiva teórica é possível compreender que toda manifestação de linguagem é sustentada por outros discursos e que tanto essa manifestação de linguagem quanto os discursos que a sustentam são condicionados sócio-hiistoricamente. Dito de outro modo, o sujeito ao produzir sentidos já o faz condicionado por coerções sócio-históricas. Caberia então ao professor de língua e literatura, embasado nesse viés discursivo, mostrar aos seus alunos as condições de produção de discursos: quem fala, os lugares institucionais de onde se fala, as diversas posições que o sujeito ocupa ao enunciar e os efeitos de sentido aí produzidos.
Matriz Curricular
Metodologia da Pesquisa em Estudos da Linguagem
Língua e Discurso
Literatura e Linguagem
Linguística Textual
Seminário de Estudos Poéticos
Análise do Discurso
Seminário de Estudos Narrativos
Sociolingüística
O Texto nas Literaturas Brasileira e Portuguesa
Linguística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem do Português
Literatura de Expressão Amazônica
Linguagem e Prática Social
Atividades finais