Pós-Graduação em Jornalismo Público

Solicitar informações

Análise do educedu

Igor Moreira

Pós-Graduação em Jornalismo Público

  • Modalidade Formação presencial.
  • Duração Consultar.
  • Certificado oficial O aluno receberá um diploma de Pós-Graduação em Jornalismo Público.
  • Considerações A Pós-Graduação em Jornalismo Público promovida pela Faculdade 2 de Julho tem sua realização no formato presencial. A proposta do curso é realizar a qualificação de profissionais para a realização de atividades como: crítica, comentários, produzir e editar textos voltados a assuntos políticos, além de maiores conhecimentos para atuação no ensino superior. Ao longo desta formação, o participante receberá conhecimentos voltados a discurso político, processamento da informação, docência para curso superior, jornalismo brasileiro, leituras direcionadas, métodos de trabalho acadêmico, sistemas em política, recursos de reportagem e edição de jornalismo voltado a política.
  • Dirigido a Dirigido a profissionais da área de comunicação.
  • Área de atuação As vagas se concentram em meios de comunicação e em docência superior.

Pós-Graduação em Jornalismo Público

  • Objectivos Qualificar os profissionais para o exercício da crítica, do comentário especializado, da análise, da produção de textos e edição, nas mais variadas mídias, em relação aos temas políticos, e, também, propiciar o conhecimento na área da docência na educação superior.
  • Dirigido a Profissionais de Comunicação, especialmente jornalistas, interessados em aprofundar os conhecimentos na área de jornalismo político; outros profissionais de áreas afins, principalmente ligados a esta área do conhecimento, interessados em conhecer o fazer jornalístico.
  • Titulação Pós-Graduação em Jornalismo Público
  • Conteúdo

    Uma das páginas mais polêmica e controversa do jornalismo é a do noticiário político. Diariamente, a mídia divulga notícias de fatos e eventos que ocorrem dentro dos Poderes constituídos e afetam o cotidiano do cidadão. Neste campo do conhecimento há uma exigência de o jornalista possuir conhecimentos específicos, que o tornem capaz de informar com precisão e melhor qualidade o público leitor. A cobertura dos fatos exige, além de um olhar maduro por parte do jornalista, um saber que vai permitir a produção de um noticiário com conteúdo. Este profissional precisa conhecer a história do Brasil, ter um bom domínio sobre a análise do discurso, visitar bons autores, ter amplitude de leituras nas áreas da antropologia, sociologia, psicologia social, filosofia, entre outras áreas do saber humano, para produzir análises coerentes, críticas sérias e embasadas, interpretações objetivas dos fatos, eventos e acontecimentos da área política.

    Diante da constatação de haver uma lacuna no perfil dos profissionais que pretendem atuar nesta área é que o Colegiado de Comunicação Social da Faculdade 2 de Julho resolveu oferecer o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Jornalismo Político.

    O curso contempla disciplinas que vão proporcionar uma visão abrangente sobre as práticas, os sistemas, os discursos e as teorias políticas no Brasil e no mundo; a evolução histórica e a importância da política, da Antiguidade ao mundo moderno, contemporâneo e globalizado, com o propósito de instrumentalizar o pós-graduando no gerenciamento dos conceitos que perpassam as mais variadas teorias e conceitos das atividades políticas e sua importância para a sociedade midiatizada e mundializada.

    Assim, os estudos propostos no âmbito da matriz curricular do curso de Jornalismo Político dão ênfase ao conhecimento teórico nesta área visando à utilização deste mesmo conhecimento por parte do profissional nos processos de análise, crítica, produção e disseminação das comunicações sobre os assuntos políticos de forma mais adequada à compreensão e entendimento por parte do público.

    Disciplinas

        * Análise do discurso político na mídia;
        * Cognição jornalística e processamento da informação;
        * Docência para a educação superior.
        * Formação do Estado brasileiro;
        * Jornalismo político no Brasil – os donos do poder na imprensa;
        * Leituras especializadas: o cinema e o documentário político;
        * Metodologia do Trabalho Acadêmico;
        * Mídia e política;
        * Mídia, controle social e poder local;
        * Poder e política;
        * Sistemas políticos;
        * Técnicas de reportagem e edição em jornalismo político.

Outro curso relacionado com jornalismo