Pós-graduação em Inteligência e Contra-Inteligência

Solicitar informações

Pós-graduação em Inteligência e Contra-Inteligência

  • Objectivos OBJETIVOS GERAIS:





    Evoluir os conceitos de Segurança da Informação e de Gestão do Conhecimento, de forma a propiciar ao participante uma visão integrada das Áreas de Inteligência e Segurança, habilitando-o a proteger o patrimônio intangível de sua própria Organização com a mesma competência das empresas de atuação mundial.





    OBJETIVOS ESPECIFICOS:





    Formar gestores capacitados a organizar e comandar uma área específica em sua organização, ligada ao mais alto nível decisório, cuja finalidade exclusiva seja desenvolver uma cultura de produção, aquisição e proteção de conhecimentos sensíveis contra divulgação indevida, furto, destruição, interceptação, adulteração ou incapacidade de processamento das suas vantagens competitivas.
  • Dirigido a Os Servidores estatais em exercício na Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, os empregados da COHAB, EMATER, EPAMIG, MGS e PRODEMGE, os aposentados e pensionistas dos mesmos órgãos e entidades, bem como seus respectivos dependentes.
  • Titulação Especialista em Inteligência e Contra-Inteligência
  • Conteúdo Pós-graduação em Inteligência e Contra-Inteligência – Convênio com a SEPLAG

    Duração: 13 meses
    Horário: Sábados, das 8:00h às 12:00h e das 13:20h às 18:00h
    Carga horária: 360 horas
    Vagas: 25
    Periodicidade: Semanal

    Coordenador(es):    

    Cláudio Andrade Rêgo

    Apresentação:     

    O acesso indevido a conhecimentos sensíveis – aqueles os quais, pela importância e necessidade de proteção, exigem medidas especiais de salvaguarda – sempre foram grande fonte de atenção dos Governos, tendo sido suas técnicas de obtenção, por um lado, e neutralização, por outro, compiladas, organizadas e transformadas, respectivamente, nas Atividades de Inteligência e de Contra-Inteligência. Ambas estão presentes em todas as grandes decisões nacionais, seja proporcionando Segurança ao Estado ou fornecendo Competitividade às Empresas.

    Historicamente de uso restrito aos círculos militares, tendo sido decisivas em todos os grandes conflitos mundiais, já há algum tempo seus conceitos vem sendo empregados por diversas Organizações, preocupadas com o acirramento da concorrência, vazamento ou fuga de informações e defesa de seu patrimônio, seja esse físico, eletrônico ou composto por valores intangíveis tais como a credibilidade, por exemplo. Sua atual utilização como ferramenta-chave na gestão de negócios, assim, representa uma séria ameaça corporativa, sendo registrados continuamente casos de fraudes internas, concorrência desleal e furto de informações, e até o seu uso, com regularidade, pelo Crime Organizado.

    Ambas as disciplinas, faces diferentes de uma mesma moeda, dependem da conscientização de todos os elementos da Organização nos procedimentos definidos para proteção de áreas e instalações, documentos e materiais, pessoas, processos e tecnologias, especialmente sistemas de comunicação e informações, eletrônicos ou não. Assim, torna-se necessário definir, na Organização, uma Área específica, ligada ao seu mais alto nível decisório, cuja finalidade exclusiva seja desenvolver uma cultura de Produção, Aquisição e Proteção do Conhecimento Proprietário, visando garantir, principalmente, Controle de Ativos e Recursos de Informação, Imagem de Mercado e Conformidade Legal (“Compliance”).

    Esse Órgão visa centralizar Programas naturalmente dispersos por diversos Departamentos, tais como Segurança (CSO), Segurança da Informação (CISO), Escritório de Risco (CRO), Financeiro (CFO), Auditoria Interna, Qualidade, RH, Marketing, respeitando sempre as decisões de esses profissionais em sua atuação, pois à Área de Inteligência compete coletar, analisar e informar tempestivamente aos Gestores, sem, entretanto, possuir qualquer poder de execução.

    Dessa forma, a Inteligência proporciona decisões em negócios no tempo e na maneira adequados; já a Contra-Inteligência utiliza as medidas ativas e passivas necessárias à proteção das informações de negócios e seus próprios sistemas e processos de coleta de informações para negócios futuros, por meio de sofisticadas técnicas de falsa informação, desinformação e logro.

    Em resumo, enquanto Informação custa dinheiro e tempo, Inteligência produz dinheiro e compra tempo.

     
    DISCIPLINAS

    Módulo 01 - Conceituando Informação, Governança e Inteligência
    • Evoluindo da Segurança da Informação para a Proteção do Conhecimento Sensível;
    • Gestão da Inteligência Organizacional com Ênfase no Combate a Fraudes e Desvios Corporativos;
    • Lógica, Epistemologia e o Discurso no Processo de Inteligência.

    Módulo 02 - Produzindo, Adquirindo e Protegendo o Conhecimento Sensível
    Estudos em Inteligência;

    • Entendendo a Metodologia para Produção do Conhecimento e sua Aplicação na Estruturação de uma Doutrina de Inteligência;
    • Contra-Inteligência: Ampliando a Proteção nas Organizações;
    • Estudo de Casos em Operações de Inteligência e de Contra-Inteligência;
    • Direito Aplicado às Operações de Inteligência.

    Módulo 03 - Decidindo em Ambiente de Incerteza

    • Metodologia do Trabalho Científico;
    • Psicologia, Liderança e Controle;
    • Planejamento Integrado de Operações Psicológicas;
    • Anti-Terrorismo, Contra-Terrorismo e Técnicas de Negociação sob Ameaça;
    • Seminário do TCC.

    Consultor:
    Ricardo Friche


    CORPO DOCENTE

    Armando Profeta da Luz Filho
    Especialista em GESTÃO ESTRATÉGICA EM MARKETING pela UFMG e Bacharel em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela UNIMONTES. Possui curso na área de Segurança da Informação pela VALER e diversos cursos avançados em Investigações e Fraudes Empresariais, Inteligência e Contra-Inteligência, Técnicas de Entrevistas e Combate a Fraudes, destacando o MASTER BUSINES INVESTIGATION & FRAUD pela FECAP/SP; completa seu perfil o curso ISPS-CODE - PORT OFFICE FACILITY SECURITY - SUPERVISOR DE SEGURANÇA PORTUÁRIA, ministrado pelo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Oficial R2 do Exército Brasileiro - Turma de 1991, atuou como Diretor de Ressocialização Penitenciária e em Empresas de Segurança Privada.

    Carlos Alberto de Souza
    Mestre em CIÊNCIAS MILITARES, é Especialista em ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA, COMUNICAÇÕES E ELETRÔNICA, INTELIGÊNCIA MILITAR, SEGURANÇA EMPRESARIAL e TÉCNICA OPERACIONAL DE ENTREVISTA, tendo participado do 49º CICLO DE ESTUDOS DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA da ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA DE SÃO PAULO. Possui os Cursos de SEGURANÇA DE DIGNITÁRIOS e de INTELIGÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA. Ex-Coordenador e Instrutor do Curso de SEGURANÇA ORGÂNICA PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO, atuou como Analista de Riscos em eventos como as visitas do Papa Bento XVI e do Presidente dos EUA ao Brasil. Foi Chefe da Subseção de Contra-Inteligência do COMANDO MILITAR DO SUDESTE – SÃO PAULO/SP, e Coordenador de Segurança de Área do Presidente e Vice-Presidente da República, bem como do Ministro de Estado da Defesa, quando de suas presenças em São Paulo. Participou da revisão da DOUTRINA DE CONTRA-INTELIGÊNCIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO, e atualmente é Diretor do Comitê Nacional de Inteligência da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA (ABSEG).

    Cláudio Andrade Rêgo (COORDENADOR DO CURSO)
    Especialista em POLÍTICA E ESTRATÉGIA pela ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA, Aperfeiçoado em MOBILIZAÇÃO NACIONAL pela SECRETARIA DE LOGÍSTICA, MOBILIZAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MINISTÉRIODA DEFESA, Qualificado em PROTEÇÃO DA AVIAÇÃO CIVIL CONTRA INTERFERÊNCIA ILÍCITA pelo CENTRO DE INSTRUÇÃO E TREINAMENTO DO INSTITUTO DE AVIAÇÃO CIVIL, possui doze anos de experiência como Perito Judicial em Informática em cinco Estados da Federação e é Árbitro em Informática da CÂMARA DE ARBITRAGEM EMPRESARIAL – BRASIL. Atualmente é Diretor Nacional Adjunto para Contra-Inteligência da Diretoria de Inteligência da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA (ABSEG).

    Francis Albert Cotta
    Pós-Doutor em HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA e Doutor em HISTÓRIA, ambos pela UFMG, com estágio de doutoramento no INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. Foi pesquisador convidado na ÉCOLE DES HAUTES ÉTUDES EM SCIENCES SOCIALES, EM PARIS, e é Pesquisador no Núcleo de Estudos Comparados da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, e no Centro de Estudos da Presença Africana no Mundo Moderno da UFMG. Especialista em FILOSOFIA pela UFOP, possui formação em PEDAGOGIA e GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Professor de NEGOCIAÇÃO EM CRISES, no Curso de Pós-Graduação em MEDIAÇÃO DE CONFLITOS DA FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS, é também Professor de GESTÃO DE OPERAÇÕES POLICIAIS no CURSO SUPERIOR EM GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA, e de TEORIA DE POLÍCIA no Bacharelado em CIÊNCIAS MILITARES da ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS. Tem experiência na atividade de Inteligência como Analista de Contra-Inteligência no BATALHÃO DE MISSÕES ESPECIAIS, e Analista de Inteligência no GRUPAMENTO DE AÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS (GATE) de Minas Gerais, onde atua desde 1995. Atualmente é o responsável pelo Setor de Contra-Terrorismo e Oficial-adjunto do Time de Gerenciamento de Crises do GATE.

    George Leal Jamil
    Doutor em CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, Mestre em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO e ENGENHEIRO ELETRICISTA, todos pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, Professor de Graduação e Mestrado em ADMINISTRAÇÃO da FACE-FUMEC, Professor de Especialização em várias Instituições do País (IBMEC, FDC, UFMG, PUC/IEC, FUMEC). Consultor empresarial nas áreas de Educação, Estratégia e Tecnologia da Informação. Escritor com treze livros publicados.

    Gilmar Luciano Santos
    Especialista em DIREITO PÚBLICO pela ANAMAGIS e em NEGOCIAÇÃO COM REFÉNS pelo GRIS (ARGENTINA), é Bacharel em DIREITO pela PUC e formado em NEGOCIAÇÃO COM REFÉNS pela POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS (PMMG). Possui os Cursos de OPERAÇÕES ESPECIAIS e de PROTEÇÃO A AUTORIDADES da PMMG, sendo Professor de Direitos Humanos pela Cruz Vermelha Internacional. É atualmente Capitão da PMMG e autor do seu Curso de Negociadores, tendo servido sete anos no GRUPO DE AÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS (GATE).

    Luiz Claudio Vieira De Oliveira
    Doutor em LITERATURA COMPARADA, Mestre em LITERATURA BRASILEIRA e Graduado em LETRAS PORTUGUÊS, todos pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Sua experiência profissional inclui atividades de docência na UNIVERSIDADE FUMEC, onde é Professor de Métodos e Técnicas de Pesquisa, Oficina de Textos e Metodologia do Ensino Superior para o Mestrado em Administração, e em outras universidades como a UFMG, a UNIFENAS e a FUNDAÇÃO OESTE DE MINAS (FUOM). Coordenou o NÚCLEO DE ESTUDOS SEMIÓTICOS da FACULDADE DE LETRAS DA UFMG. Tem livros publicados na área de literatura e de metodologia, e artigos publicados em revistas nacionais.

    Marcos Augusto Paes Barreto Borges
    Mestre em OPERAÇÕES MILITARES, Especialista em POLÍTICA E ESTRATÉGIA pela ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA, e em COMUNICAÇÕES NAS OPERAÇÕES MILITARES. Tem experiência nas Atividades de Inteligência, e atua, há mais de quatro anos, na Coordenação de Segurança de Área do Presidente e Vice-Presidente da República, quando presentes em Minas Gerais. É Instrutor de Tiro certificado pela Polícia Federal e pelo Exército Brasileiro, sendo também Instrutor de Proteção VIP.

    Ricardo Dolabella Marques
    Especialista em DIREITO DO TRABALHO pelo INSTITUTO PROCESSUS DE BRASÍLIA-DF, em PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS, pelo CENTRO DE INSTRUÇÃO DE AVIAÇÃO DO EXÉRCITO em Taubaté-SP, e pelo CENTRO DE INSTRUÇÃO E ADAPTAÇÃO AERONAVAL DA MARINHA DO BRASIL em São Pedro da Aldeia-RJ; Especialista do Exército em CRIMINALÍSTICA, pela ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS em Belo Horizonte-MG. Bacharel em DIREITO, pela UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ-SP, atuou nas ASSESSORIAS JURÍDICAS DA DIRETORIA DE CONTROLE DE EFETIVOS E MOVIMENTAÇÕES, do COMANDO DE OPERAÇÕES TERRESTRES DO EXÉRCITO, em Brasília-DF, e do BATALHÃO BRASILEIRO DE FORÇA DE PAZ, em Porto Príncipe-Haiti.

    Rodrigo Paulo de Ulhôa Dolabella
    Especializado em POLÍTICA E ESTRATÉGIA pela ASSOCIAÇÃO DOS DIPLOMADOS DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA, é Advogado, Graduado em DIREITO pela UFMG, com Extensão em SOCIOLOGIA E CIÊNCIAS POLÍTICAS pela UnB. Possui os Cursos de OPERAÇÕES ESPECIAIS DE INFORMAÇÕES do CENTRO DE ESTUDOS DO PESSOAL DO EXÉRCITO – CEPE, Cursos “B.1” e “A” da ESCOLA NACIONAL DE INFORMAÇÕES - EsNI, além de Estágios, no Brasil e exterior, com especialização nas áreas de OPERAÇÕES ESPECIAIS, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, CONTRA -INFORMAÇÃO, CONTRA-ESPIONAGEM, PROPAGANDA ADVERSA E GUERRA PSICOLÓGICA. Foi Analista de Informações, Especialista Qualificado e Chefe da Seção de Operações Especiais do SNI, Instrutor na EsNI, Professor na Acadepol/MG e Instrutor de Negociação em Cursos Anti-Sequestro, tendo proferido inúmeras palestras sobre os temas mencionados, inclusive para integrantes da PMMG, SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DE MINAS GERAIS e 4a.RM/DE/AD/4. É autor de livros e artigos diversos sobre a Atividade de Inteligência.

    Roseli Coimbra
    Mestre em Competência Comunicativa pelo INSTITUTO SUPERIOR PEDAGÓGICO ENRIQUE JOSÉ VARONA / PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DORIO GRANDE DO SUL, Especializada em Psicopedagoga pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO PLÍNIO LEITE, Graduada e Licenciada em Psicologia pelo UNICENTRO NEWTON PAIVA. Tem significativa experiência em desenvolvimento de treinamentos, seminários e palestras, possuindo diversos cursos feitos no Exterior, entre eles “MANEJO DE SITUACIONES DE CAMBIO”, “PAUTAS PARA EL DESARROLLO DE HABILIDADES DE COMUNICACIÓN EM LOS DIRECTIVOS” e “COMO ORIENTAR LA ENTREVISTA EM LOS PROCESSOS DE DESARROLLO HUMANO”. Participou do Primeiro Encontro de Resultados Científicos na Área da Educação com o Trabalho “DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO.” É professora de Cursos de Graduação e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação “GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE”, da FACULDADE PITÁGORAS.

Outro curso relacionado com psicologia - todas