Pós-Graduação em Humanidades em Tempos Líquidos: Multiletramentos e o Pensamento Crítico
ConteúdoHumanidades em Tempos Líquidos: Multiletramentos e o Pensamento Crítico.
Educação
Duração: 19 meses (360 horas-aula aos sábados) | 12 meses (360 horas-aula durante a semana). Dias e horários: campus Tijuca - Sábados, das 8h às 17h ou Terça-Feira e Quinta-Feira, das 18h30min às 22h30min. Modalidades dos cursos: Presencial
DESCRIÇÃO.
OBJETIVO.
O curso de pós-graduação em Humanidades em tempos líquidos: pensamento decolonial, multiletramentos e gameficação, visa formar um profissional que atue ou queira atuar na Educação, no qual poderá criar um diferencial em suas práticas pedagógicas lançando mão de diversos letramentos para potencializar o processo de aprendizagem com o uso de jogos.
O Programa se norteia e diferencia-se por oferecer uma formação não somente em Humanidades, mas buscando desenvolver essa ciência à luz da Pós-Modernidade, na qual, chamamos de tempos líquidos, ao fazer uso do termo de Zygmunt Bauman, em uma perspectiva da gameficação para uso no processo de ensino, acreditando que essa formação não se sustenta apenas como uma ideia em potencial, mas numa efetiva práxis docentes no cotidiano.
A prática é direcionada ao longo de todo o curso, tanto no sentido de integrar os exercícios de todas as disciplinas, como no sentido de elevar essa escrita do estudante ao nível dos olhos do mercado de trabalho. O objetivo final, na disciplina de Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, visa dar dois caminhos para esse trabalho final, que são: o desenvolvimento de um produto ou de um artigo científico, a partir da prática pedagógica debruçada em gameficação. Em vista disto, busca-se aproximar a produção dos estudantes com a aplicabilidade entre os saberes e fazeres, diminuindo esse abismo entre a ciência e a sociedade.
Objetivo Geral.
Desenvolver no discente um olhar que combine a ciência humana, suas práticas sociais e projetos de gameficação, aplicadas ao contexto educacional, pela perspectiva de uma modernidade líquida, na qual, são necessários letramentos para se fazer essa leitura e interpretação desse mundo pós-moderno.
Objetivos Específicos.
Ao concluir o curso, o profissional estará apto a:
Perceber os diferentes modelos de modernidade líquida aplicado à educação;
Diferenciar os letramentos necessários para nossa leitura de mundo;
Desconstruir o colonialismo do saber, e privilegiando os saberes discentes;
Desenvolver práticas educacionais voltado para gameficação que coadunem com o novo cotidiano escolar.
Neste cenário, objetiva-se formar e qualificar profissionais para a docência na Educação Básica e Superior, comprometidos com o processo de transformação da sociedade e capazes de articular saber acadêmico-científico e prática educativa na construção e difusão de novos conhecimentos relativos a gameficação, o que se configura em inovações tecnológicas das práticas pedagógicas.
Diferenciais UVA.
O curso será oferecido por módulos, sendo:
Decolonismo;
Multiletramentos;
Gameficação.
Cada módulo certifica como um curso de extensão. A conclusão de todos os módulos certifica como um curso de pós-graduação.
O curso é ministrado por professores que atuam na área do módulo oferecido, desenvolvendo pesquisas e produtos afins.
Público-alvo.
O público alvo do Curso de Pós-graduação em Humanidades em tempos líquidos: pensamento decolonial, multiletramentos e gameficação, são os profissionais da área de ensino, desde a Educação Infantil até os docentes do Ensino Superior. Consiste em graduados nas diversas áreas do conhecimento interessados em potencializar o uso da gameficação com um olhar histórico-cultural para esse período pós-moderno, sobretudo, por buscar os diversos letramentos para aprofundar os conhecimentos na área de atuação profissional em docência.
Mercado de trabalho.
Ao final do curso, o egresso, dentro de uma proposta de formação continuada, terá desenvolvido fundamentação teórico-prática, no qual estarão aptos:
Compreender o conceito de muliletramentos;
Compreender o conceito de deconialismo;
Refletir o contexto educacional em tempos líquidos, da geração millenium;
Criar produtos educativos e materiais didáticos, através de jogos prontos ou criando novos.
PLANO DE ESTUDOS.
Duração estimada: 360 horas-aula
PROGRAMAÇÃO.
Discilpinas - CH
O Fim da História e as Leituras do Pós-Humano - 20
Desconstruções Geográficas para a Leitura-mundo: As Relações entre Espaço e Culturaem Tempos Líquidos - 40
Paradigma Crítico e os Discursos Pós-modernos - 40
Colonialismo e Descolonialismo na Pós -modernidade - 40
Alfabetização, Letramento e Multiletramento - 20
Cartografia Cultural e seu Multiletramento - 40
O Papel da Arte no Multiletramento na Produção do Humano - 40
Introdução à Educação na Gameficação - 20
Gameficação Aplicada a BNCC - Jogos de Tabuleiros - 40